Vários participantes da E3 tiveram a sua informação exposta através da ESA

A E3 deste ano teve lugar em Junho tal como é habitual, e vários convidados da imprensa e criadores de conteúdo acabaram por ter a sua informação exposta através da ESA.

A ESA recolhe a informação como contacto, nome, moradas e mais para assim poder criar os passes de participação e partilhar essa informação com as companhias que estão presentes no evento a fim de estas organizarem encontros com os convidados. Acontece que esta informação não estava segura, expondo mais de 2000 dados privados de várias pessoas para todo o mundo através de um link no seu website que oferecia um pdf com a informação de todos através de um simples clique.

Este problema foi encontrado por Sophia Narwitz, uma jornalista que publicou a sua descoberta no YouTube. No vídeo Narwitz afirma que foi contactada por um estranho a afirmar que havia acedido à sua informação e a de outros, após descobrir o leak Narwitz contactou a ESA e até algumas das pessoas presentes na lista para as informar do sucedido, sendo que assim que a ESA tratou do problema, Narwitz criou o vídeo para informar o público.

Entretanto a história não fica por aqui.

Acontece que apesar de a ESA eliminar o link que continha o pdf a informação continuou retida no cache do website, algo que podia ser acedido através de outros meios, mas que agora também foi eliminado. Não é explicito durante quanto tempo a informação esteve disponível antes de Narwitz ter feito o vídeo a informar as pessoas, nem quantas pessoas fizeram download dessa informação antes e após do vídeo até ao momento em que todos os links haviam sido eliminados. Mas foi o suficiente para outros jornalistas começarem a atacar Narwitz pelo sucedido (de fazer notar que alguns destes jornalistas são amigos de outras pessoas as quais Narwitz publicou artigo sobre anteriormente).

Latest posts by Mathias Marques (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram