A E3 deste ano teve lugar em Junho tal como é habitual, e vários convidados da imprensa e criadores de conteúdo acabaram por ter a sua informação exposta através da ESA.
A ESA recolhe a informação como contacto, nome, moradas e mais para assim poder criar os passes de participação e partilhar essa informação com as companhias que estão presentes no evento a fim de estas organizarem encontros com os convidados. Acontece que esta informação não estava segura, expondo mais de 2000 dados privados de várias pessoas para todo o mundo através de um link no seu website que oferecia um pdf com a informação de todos através de um simples clique.
Este problema foi encontrado por Sophia Narwitz, uma jornalista que publicou a sua descoberta no YouTube. No vídeo Narwitz afirma que foi contactada por um estranho a afirmar que havia acedido à sua informação e a de outros, após descobrir o leak Narwitz contactou a ESA e até algumas das pessoas presentes na lista para as informar do sucedido, sendo que assim que a ESA tratou do problema, Narwitz criou o vídeo para informar o público.
Entretanto a história não fica por aqui.
Acontece que apesar de a ESA eliminar o link que continha o pdf a informação continuou retida no cache do website, algo que podia ser acedido através de outros meios, mas que agora também foi eliminado. Não é explicito durante quanto tempo a informação esteve disponível antes de Narwitz ter feito o vídeo a informar as pessoas, nem quantas pessoas fizeram download dessa informação antes e após do vídeo até ao momento em que todos os links haviam sido eliminados. Mas foi o suficiente para outros jornalistas começarem a atacar Narwitz pelo sucedido (de fazer notar que alguns destes jornalistas são amigos de outras pessoas as quais Narwitz publicou artigo sobre anteriormente).
- Trails in the Sky é apenas o prólogo de uma grande aventura - Junho 24, 2024
- Sayonara - Abril 1, 2021
- Próximo jogo de David Cage irá contar com Tommy Wiseau, Hideo Kojima e mais - Abril 1, 2021