Top PróximoNível – 10 Curiosidades sobre os videojogos

top-curiosidades-header-pn

Tal como muitos meios de hoje em dia, o mundo dos videojogos tem vários anos e mesmo entre si já sofreu várias mutações e estados que continuam a surpreender até nos momentos de hoje. Dentro de si também já teve várias situações que terão pouco ou muito impacto na indústria no seu todo.

Sendo assim, vamos pegar nestes pequenos momentos que poderão ter passado despercebido a alguns ou simplesmente enterrados no tempo.

Fiquem então com o nosso Top 10 curiosidades interessantes sobre os videojogos.

top-curiosidades-gt2-pn

Os discos de Gran Turismo 2 cheiram a borracha

Esta curiosidade poderá ser conhecida por grande parte dos jogadores que tiveram uma PS One. Sabiam que ao esfregar o topo dos CDs de Gran Turismo 2, é possível sentir o cheiro a borracha? Para além de Gran Turismo 2, houve um outro jogo que também trouxe esta técnica, Earthbound para a Super Nintendo e que trazia cartões com cheiro.

Tal como aparecia no folheto acima menciona, a Polyphony Digital pretendia oferecer uma experiência em nossa casa do que poderia ser uma paragem nas boxes.

top-curiosidades-polybius-pn

Polybius, a Arcade maldita

Esta é mais uma história de terror do que propriamente curiosidade. Reza a lenda de que em 1981 existiu uma arcade chamada Polybius e que apareceu em Portland no estado de Oregon. Este jogo que fazia lembrar o clássico Tempest tinha uma exibição de luzes tão intensa e psicadélica que criava sintomas como pesadelos, stress intenso e supostamente suicídio.

A história afirma que este jogo estaria a ser usado pelo governo para tentar controlar a mente dos jovens. Apesar disto tudo, nada confirma que o jogo existiu, não havendo um único rom ou imagem do jogo em funcionamento. Tudo o que existe sobre a consola baseia-se em recriações do que poderia ter sido o jogo ou arcade.

 

top-curiosidades-starcraft-pn

StarCraft foi o primeiro jogo a ser enviado para o espaço

Starcraft é uma das maiores obras primas da Blizzard bem como um dos expoentes máximos dos videojogos. Em 1999 Starcraft tornou-se no primeiro a jogo a ser transportado para fora do planeta terra. O jogo foi levado para a nave STS-96 por Daniel Barry e fez história em levar um jogo sobre guerra com um tema espacial…para o espaço.

 

top-curiosidades-erdrick-pn

Protagonista de Dragon Quest mencionado em Final Fantasy e Zelda 2

Hoje em dia existem jogos que fazem referências a outro grandes títulos, tanto recentes como do passado, mas essa prática não é inédita e aliás, já foi feita nos primeiros anos da indústria. Erdrick é o protagonista do primeiro Dragon Quest e esta personagem é referenciada em Final Fantasy e em Zelda 2: Adventure of Link estando em ambos o jogos sepultada.

Esta menção foi mais tarde alterada em novas versões do primeiro Final Fantasy e o mais curioso foi o facto de passar a mencionar o herói de The Legend of Zelda, Link.

top-curiosidades-adventure-easter-egg-pn

Adventure foi o primeiro jogo com Easter Egg

Descobrir easter eggs em videojogos pode ser uma tarefa muito desafiante como uma dor de cabeça para outros. O primeiro easter egg da história remonta até 1979, com o lançamento de Adventure para a Atari 2600. Warren Robinett escondeu o seu nome dentro do jogo tal como se faz hoje em dia com os créditos finais, algo que era impensável na altura.

Este segredo foi descoberto por uma criança de quinze anos mas quando a Atari tentou investigar a situação, Robinett já havia deixado a companhia.

 

SONY DSC

Xbox esteve para se chamar DirectXbox

Hoje em dia a rivalidade entre as marcas PlayStation e Xbox é sinónimo de combate fervoroso e por vezes alguns ódios menos saudáveis. Antes de ingressar nas consolas em 2001, a Microsoft queria testar o seu Direct X em consolas e para isso criou um projecto de nome DirectXbox, a ideia ganhou asas e gerou a marca que conhecemos hoje em dia.

Tema de Famicom Disc System reciclado no menu da GameCube

Esta é capaz de ser uma reciclagem bastante curiosa e interessante para os fãs de Nintendo. Em 1986 a Nintendo inaugurou no Japão um periférico para a Famicom – conhecida por cá como NES – o Famicom Disc System e que basicamente permitia a leitura de jogos através de disquetes. A música que toca antes de inserirmos uma disquete na Famicom foi usada também no menu da Gamecube, só que a uma velocidade bem menor. Confiram no vídeo

top-curiosidades-mortal-kombat-esrb-pn

Mortal Kombat levou à criação do ESRB

Durante os anos 80 e no início dos anos 90, a violência não era propriamente um assunto muito debatido, mas tudo isso mudou com o lançamento de Mortal Kombat em 1992. A violência do jogo era de tal modo extrema, que levou à criação do ESRB e dos famosos avisos na capas dos videojogos. Se por acaso tivessem ficado indecisos, um outro lançamento do ano seguinte traria certezas na criação deste sistema de classificação etário, com a estreia de Doom.

top-curiosidades-assassins-cred-prince-of-persia-pn

Assassin’s Creed era para ser um novo Prince of Persia

Assassin’s Creed era para ser um novo capítulo da série Prince of Persia, mas o tema e a iminente estreia de uma nova personagem fez com que a Ubisoft estreasse uma nova série. O jogo iria ser um Prince of Persia com enfoque em assassínios, mas as alterações trágicas que este novo capítulo iria sofrer levaram à criação de Assassin’s Creed.

 top-curiosidades-final-fantasy-pn

Final Fantasy era para ser o último jogo da Squaresoft

Já alguma vez se perguntaram sobre o nome desta série altamente conhecida? Final Fantasy estreou-se em 1987 e é o resultado de um trabalho árduo por parte do produtor da anteriormente conhecida Squaresoft, Hironobu Sakaguchi. A companhia estava em vias de falir e este novo jogo de Sakaguchi era a única esperança de salvá-la. Ironicamente o jogo foi chamado Final Fantasy, mas mais irónico ainda é o facto desta série ter durado mais de 25 anos.

Chegámos ao fim do nosso top. Como devem imaginar, estas curiosidades são apenas algumas das inúmeras que existirão ao longo de todo este tempo.

Podem deixar as vossas sugestões na secção de comentários e também deixar a vossa opinião sobre este TOP.

Até ao próximo TOP!

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram