Square-Enix vende Tomb Raider, Deus Ex e muitos mais ao Embracer Group

Aquisições nunca foram raras na indústria dos videojogos e os tempos mais recentes estão cada vez mais carregados delas.

A mais recente chega de forma quase supreendente, pois os rumores de que a Square-Enix podia ser adquirida, não se materializaram da forma que seria de esperar.

O Embracer Group chegou a acordo com a Square-Enix para adquirir os estúdios Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square-Enix Montréal (que deverá certamente mudar de nome), comprando com eles licenças para jogos como Tomb Raider, Deus Ex, entre muitas outras franquias.

Não é de todo estranho que a Square-Enix liberte estes estúdios e estes jogos, afinal, nenhuma destas franquias estava em produção activa, nunca estiveram dentro das expectativas exageradas de vendas da Square-Enix e mais recentemente, estiveram ligadas aos flops (não intencionais claro), de projectos como Marvels Avengers e afins.

A venda destas divisões fragiliza a Square-Enix em termos de catálogo, mas não exactamente em dimensão, pois a Square-Enix continua a ter várias divisões e não está apenas dentro do universo dos videojogos, havendo ainda Anime, Figuras, música, entre muitos outros.

A situação adquire um tom mais caricato quando todos os rumores apontavam para que a Playstation estivesse prestes a adquirir a Square-Enix, o que levanta várias questões como:
Será que a compra era a destes estúdios e IP?
Será que a compra era do bolo total?
Será que a nova estrutura era aquela que a Sony queria comprar?

É interessante pensar em todas estas perguntas e não haver uma forma de responder a qualquer uma delas. É certo e sabido que as grandes companhias iniciaram época de caça este ano e todos acreditam que alguns estúdios japoneses terão de ser aliciados a juntar-se à Microsoft ou Sony. É estranho que nenhum dos dois tenha tentado agarrar estas franquias.

Assim surge todo um mundo de possibilidades para estas franquias adormecidas e adoradas dos videojogos. Tomb Raider é sempre bem-vindo e quero sem dúvida alguma jogar mais Deus Ex. O que vai acontecer daqui em diante, só o tempo o dirá.

De relembrar que o Embracer Group reúne estúdios como THQ Nordic, Koch Media, Saber Interactive, entre outros.

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram