Qual é o melhor…Anime ou Manga?

anime-ou-manga-pn-destaque-1

Se forem da mesma opinião que eu, a escolha é difícil.

Desde muito nova que acompanhava as séries na televisão, fosse Dragonball, Sailor Moon, Kochikame, Saint Seiya, Doraemon, Naruto, entre outros.

anime-ou-manga-6-pn

No entanto, à medida que fui crescendo, descobri de onde vinham: da Manga.

Ao início, preferi continuar a seguir apenas os Animes e desligar-me das Manga, mas à medida que o tempo foi passando, e sabendo que a história ia mais avançada na Manga do que no Anime, não aguentei e comecei a lê-las – e tive uma surpresa agradável.

anime-ou-manga-pn-3

 

Por um lado, adoro ler Manga, a história costuma estar mais avançada, é fácil de se ler e por norma, sai um capítulo por semana, não sendo difícil de acompanhar.

Também temos casos em que sai um capítulo por mês (mas com muitas mais páginas), como por exemplo Shingeki no Kyojin.anime-ou-manga-pn-1

Gostei tanto do Anime que decidi dar uma oportunidade à Manga e não me desiludi, embora o traço do artista não seja muito do meu agrado.

Por outro lado, às vezes a história consegue ser mais desenvolvida no Anime, e tenho de admitir que ver o enredo animado lhe dá uma sensação de awesomeness ( a não ser que o estúdio de animação seja “meh”).

anime-ou-manga-pn-7

Algo que me consegue irritar profundamente num Anime (depende do Anime, há uns que safam bem) são os fillers.

Se forem relevantes para a história e não aparecerem ao lote, são fixes; no entanto temos o caso de Naruto (como já referi num artigo anterior) e que me dá uma grande dor de cabeça.

anime-ou-manga-pn-8

Outra coisa que me preocupa num Anime é se a história é fiel à Manga, coisa que nem sempre acontece.

Por isso, torna-se um pouco difícil (pelo menos, para mim) de decidir qual dos dois é melhor. Mas se me dessem a escolher e fosse uma questão de vida ou morte, talvez optasse pela Manga.

anime-ou-manga-pn-9

E vocês, preferem Manga, Anime, ou os dois?

Porquê?

Deixem a vossa opinião nos comentários.

 

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lfo

Vejo mais anime do que leio manga, mas compro mais manga que anime. Prefiro ambos e complementam-se perfeitamente.

Mas acho que a manga acaba por ser a melhor entre os 2. Há muitas adaptações anime que me deixam algo descontente. Mas depois há tb outras que me deixam bastante contente e digamos que sou fã de muitos VA japoneses.

Silver4000

Resposta: Light Novel.

Anyway, depende, adaptações shounen nunca vão ser 100% iguais. Mas existem muitas adaptações boas (por exemplo Haikyuu desta temporada), 4Koma na sua maior parte acaba por ser sempre uma adaptação melhor que o anime. Depois depende da arte e banda sonora.

Existem sempre algumas mangas que funcionam melhor em formato manga que anime. Ou seja, em alguns prefiro anime e em outros manga. Mas nada é melhor que uma light novel.

Marco Correia

Por acaso prefiro Manga, mas só curto o da Lipton, aqueles rascas do Dia nem por isso

Milchgeist

YES!

BrunoPantySerrano
Nirvanes

O que tu queres sei eu.

Ghost

Prefiro anime e por um motivo muito simples, nunca li manga. I know, i know, shame on me. Simplesmente nunca surgiu a oportunidade de comprar mangas. Não é porque não gost de ler mas sim porque é (era) difícil arranjar na minha zona.

Lfo

Bookdeposit

Ghost

Agora que é mais fácil arranjar é a falta de tempo que não me deixa ler

Guilhathorn

Como já disse por aqui prefiro sempre ver o anime e depois sim o manga se quiser ter acesso a mais informações sobre a história ou até alternativas.

SlamGouveia

Sempre gostei de anime porque é muito mais percetivel, é animado e a cores, é mais bonito, dá para assistir com a mao nos bolsos ou na comida ou até a fazer outra coisa no computador, muito melhor em cenas épicas e em batalhas, tem soundtrack, tem aberturas e encerramentos, porém pode ter imensos fillers, nao seguir a historia original e demorar muito mais para acompanhar a série,
Por outro lado, o mangá é a historia original, está mais avançada, sem fillers, ajuda diretamente o autor, no geral demora menos de 20 mins para ler 2 capitulos, no entanto, pode ser confuso por causa do traço e das falas, é a preto e branco, é mudo, tens de estar mais atento aos pormenores, tens de ler e ir mudando de página,
Eu sempre me habituei a ver anime, mas o facto de o mangá estar mais à frente e demorar menos tempo para me por a par da história, faz-me ficar mais atento ao manga. No geral eu vejo o anime todo (caso tenha tempo) e se gostar, continuo a ler a história na parte onde o anime ficou. Excepto em casos em que a história é um pouco divergente, como é o caso de Tokyo Ghoul e Akame ga Kill. Nessa altura ou leio do inicio, ou da parte em que a história estará mais similar

ednice

Bem se a manga chegar ate ao fim da historia mas a anime for cortada a meio, prefiro a manga.
Caso contrario ya anime

marceloo447

Hmm eu acho que escolho os dois, cada um tem os seus pontos fortes e fracos mas a manga acaba por levar a melhor. É, na grande maioria das vezes, o produto original que é alvo de adaptação, adaptação essa que quando mal executada acaba por “manchar” um anime que leva com o hate (merecido) dos fãs. Os acontecimentos da manga estão mais avançados que os adaptados no anime, conseguimos cobrir os arcs em menor tempo na manga e não tem fillers!! Por outro lado, a ação no anime é mais épica, tem banda sonora, openings e endings. Por estas razões, escolho os dois xD

Katie18

Se for fiel ao material original e tiver uma animação no mínimo decente, pra mim é o anime.

golden guy

Depende,se for um shounen longo(como por exemplo one piece) prefiro ler a manga mas se o anime for baseado num visual novel ou ser criado originalmente para ser mostrado entao prefiro ver animes

Nirvanes

Para mim é mangá. Tolero muito melhor o discurso japonês assim. E por norma, fora a espectacularidade que um anime consegue dar (um bem feito, claro está – nada de Dragon Ball Z Super x) —), mangá conseguem contar histórias de melhor forma.
Por exemplo, acho que a mangá de Death Note é muito melhor que o anime, e acho que é um exemplo de uma história que deve MESMO ser lida, porque os jogos psicológicos têm muito mais impacto nesse medium.

Shingeki é o único mangá que sigo regularmente, um por mês (de resto, o costume nas BDs americanas que eu sigo, lançamentos mensais) e acho que a arte é melhor no mangá (muito singular e única, um pouco fora dos clichés da arte japonesa) mas a acção é sem dúvida nenhuma top notch no anime.

FMA, devo ser a única pessoa no mundo que adora adora a primeira série/anime que teve que se separar da história original, e não gosta nada da série Brotherhood que segue o conteúdo do mangá depois de terminado.
O primeiro anime era mais adulto, mais pausado… era diferente de quase tudo o que tinha visto, era um anime que eu sentia que podia recomendar a outras pessoas que não gostassem muito do género porque deixava as piadolas em casa e era mais dramático. O Brotherhood é o oposto, um shonen típico.

Ulisses Domingues

Não és o único, porém fica só por metade 😛

Eu adorei o FMA original também, mas não desgosto do Brotherhood, gostei de ambos. 🙂

Ulisses Domingues

Hard to say ..

.. Manga tem os traços originais do autor, enquanto que o anime diverge sempre um bocadinho..

.. Porém anime traz consigo (por vezes) boa animação, boa soundtrack, openings épicas, etc.

Mas a Manga não sofre de fillers, algo que muitos long-running shounen e seinen sofrem de..

É uma escolha difícil, mas teria de ir com anime. Uma boa banda sonora e animação são muito importantes para mim. Se for uma adaptação de cáca, leio e tá feito.

André O Maior

Claramente anime. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, milhares de imagens (frames de um episodio) com som…..

Marcupial

Eu sempre gostei mais de anime do que manga, mas tambem é certo que “quem tem olhos vai a fillerville” manga nao sofre com os fillers mas na minha opiniao é demasiado “parado” é claro que se é desenho é parado eu sei… mas o anime da me mais vontade de ver, e ouvir aquelas intros bem porreiras ou as proprias musicas que vao aparecendo ao decorrer do anime algo que o manga nao tem.

Kanudo

Parece que muita gente começa a seguir manga porque não tem paciência para esperar pelo próximo episódio de um anime (ou um episódio que não seja filler) e quer conhecer logo a história toda sem esperar muito x)

Antigamente fazia-me comichão descobrir que um anime não era fiel 100% à conteúdo original da manga, como era o caso do Fullmetal Alchemist. Mas deixei de pensar dessa maneira, tendo em conta que nem sequer leio mangas portanto qualquer possível discrepância entre os dois não devia afectar-me de todo.

No entanto, estaria inclinado a começar a ler manga devido a Berserk. Teve uma adaptação para anime em 1997 do primeiro arco da história e aquilo acaba da forma mais deprimente possível. Não teve nenhuma continuação e só teve direito a 3 filmes que contam a mesma história, enquanto que a manga continua a ser feita desde 1989.

alvexx

Dragon Ball Super. Estou a adorar, apesar de achar que está um patamar abaixo do Z.
😉

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
22
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x