PróximoNível ao Domingo – 11

Sejam bem-vindos a mais uma edição do PróximoNível ao Domingo, ou PND para tornar a coisa mais fácil. Neste momento já vamos com 11 edições o que é bom sinal, sinal de que existe sempre temas para falar.

Por isso mesmo, vamos dar uma volta ao passado para começar este PND que volta a não ter um tema central.

Porém, se não gostam de RPG, então esta não é a vossa semana, mas não mudem já de página, afinal vamos falar aqui de clássicos.

Para recordar:

Hoje em dia, os RPG ocidentais são dos mais requisitados, mas se recuarmos alguns anos e voltarmos ao passado, havia uma boa divisão entre os WRPG e os JRPG.

Se alguns jogavam Neverwinter Nights ou Ultima, outros jogavam Final Fantasy ou The Legend of Zelda. Infelizmente, a Europa sempre ficou um pouco atrás no que tocava aos RPGs lançados no ocidente e a selecção não era tão grande quanto isso.

Porém, apesar de Final Fantasy ter dominado ao longo dos anos, é curioso como outras séries com valor e peso no resto do mundo, não tiveram tanto sucesso. Todos conhecem Dragon Quest, Phantasy Star, Chrono Trigger, Star Ocean, Shin Megami Tensei e Tales, mas por alguma razão, durante muitos anos, RPG sempre foi sinónimo de Final Fantasy.

Hoje em dia, numa altura em que muitos defendem que Final Fantasy é o maior exemplo de um género à beira da morte, vale a pena olhar para os rivais para perceber que o ocidente precisa de pensar em outras referências.

Dragon Quest continua igual a si próprio e mantem a sua qualidade, seja numa consola caseira ou portátil, Shin Megami Tensei continua a oferecer bons jogos da série principal e Persona e a Namco Bandai continua a apostar em novos IP, como é o caso de Ni No Kuni.

No início, FIFA dominava os jogos de futebol, tendo sido ultrapassado mais tarde por PES que perdeu o seu domínio entre 09 e 10 e agora a coisa volta a estar equilibrada. Não foi por FIFA ou PES terem estado em baixo que o género de futebol deixou de ficar bem visto, os fãs souberam ver qual era o melhor em cada época e escolher entre ambos. Porque terão os JRPG de sofrer pelo estigma de Final Fantasy quando muitos ainda continuam a dar cartas e ser bons exemplos? Será o estigma de Pokémon? Será que os antigos fãs acham que estão a ficar demasiado velhos para o género e coisas mais negras é que é a moda?

Na semana que se avizinha, vou colocar online a análise a Tales of Xillia e recomendo que a vejam quando esta sair. Vão ficar certamente supreendidos.

Para jogar:

Tenho de reconhecer que não sou grande fã de Saints Row, não morro de amores por Sacred 2 e não gostei muito de Risen 2 Dark Waters, mas há que admitir que o Humble Bundle da Deep Silver que ainda pode ser adquirido, é uma boa proposta para encher a vossa colecção.

Além do mais podem pagar uma ninharia por todos este jogos, mas o real valor esta nos 5 dólares, o que resulta na oferta de Dead Island e Saints Row 3 em versões GOTY.

5 jogos por menos de 5 euros? Pode não ser o melhor Pack de sempre, mas é bastante bem-vindo, barato e ajudam a caridade. Podem comprar aqui!

Para ver:

Esta semana tenho vídeos divertidos e amargos para vocês. Vamos começar pelo mau e deixamos os motivos para sorrir para o fim.

Esta semana, a senhora Anita Sarkeesian lançou o terceiro e último vídeo da sua campanha feminista Damsel in Disstress: Tropes Vs Women in Videogames. O que podemos esperar deste vídeo? O costume.

Em quase 20 minutos de vídeo, a feminista responsável pelo canal Feminist Frequency procura esmiuçar os pontos negativos da presença e objectificação das mulheres nos videojogos. Fechando os olhos em parte a muitos exemplos positivos e reais onde as mulheres são as heroínas e personagens carismáticas.

Ok, agora que já passámos pelo vídeo da Anita. Deixo-vos com duas sugestões. Recomendo os novos vídeos do TheRemedyChannel. Quais? Os que incluem o Mega. Quem é o Mega? Digamos que é o co-apresentador do canal que tem muito mais jeito, presença e carisma que o Remedy que pouco percebe da coisa. Sem mais demoras aqui ficam os vídeos do Mega:

E por esta semana é tudo. Para a semana há mais PróximoNível ao Domingo!

Até looooogo!

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Verdade, quando era mais novo para mim RPG era Final Fantasy.
Hoje em dia tenho a sorte de conhecer mais RPGs, que também são bons, Dark Souls (jà o passei ^^), Dragon’s Dogma (cerca de 2 semanas para o poder jogar ^^), Ni No Kuni (tenho de o comprar), até RPGs “menos RPG”, tal como o Inazuma Eleven e o Mario and Luigi. Mas infelizmente, Final Fantasy anda a cair um pouco,o XV pode ser o que farà o Reboot à série, e, espero eu, que seja um reboot estrondoso que faça as pessoas dizerem novamente que RPG é Final Fantasy.

Agora essa Humble Bundle nem por 1€… 😛

Daniel Silvestre

Final Fantasy pode andar a cair, mas é apenas nos numerais e sequelas (que até admito serem bons jogos). Mas continuam a sair spin-offs bastante bons como o caso do 4 Warriors of Light os Dissidia, etc. São bons jogos com o nome Final Fantasy.

Silver4000

Sim, mas esses fojem à palavra RPG 😛
Eu gostava de um Dissidia na PStrês, talvez agora fosse melhor na 4, acho que seria um ‘fighting game’ jogado por muito tempo.

LFO

Gostei do artigo dos RPGs.
“mas por alguma razão, durante muitos anos, RPG sempre foi sinónimo de Final Fantasy” Hoje em dia tb 😉
Relativamente aos outros que mencionas-te, gosto muito de DQ, tenho aqui o NNK para jogar, Chrono Trigger e o Cross é sonho antigo, tenho de os arranjar um dia.
Para mim Tales sabe a Zelda..muita gente come, mas eu não consigo :/ Star Ocean é comida do mesmo prato, tb não me puxa.
Daniel o que achas dos Valkyrie Profile??? Gostas do modo de exploração e de combate??? A experiência que tive no 2 deixou-me algo desapontado, hei-de lhe dar uma segunda opurtunidade.
Outra vez essa pussylover?!?? Bahhhh…
Estava para comprar esse bundle, mas vi que era melhor não, não iria jogar a maioria, prefiro poupar os €5 e juntá-los para comprar outra coisa.

Daniel Silvestre

Admito que para mim já foi mais. A série Shin Megami Tensei continua a conquistar quase todo o espaço disponível 😀

Já joguei os Valkyrie Profile mas não fiquei muto satisfeito, talvez por não ter jogado durante muitas horas. Para Valkyria prefiro o Chronicles da PS3 🙂

Majinalex

Aquele Remedy tem mesmo sorte: Uma namorada bonita que gosta de pokemons

marceloo447

Final Fantasy nunca me chamou a atenção não sei porquê mas se há jogo que não vou morrer sem o experimentar é o Chrono Trigger

Chrono_98

Final Fantasy é bastante bom, do que já experimentei da série, mas a verdade é que Chrono Trigger é um dos melhores jogos de sempre, e na minha opinião o melhor RPG de todos. Nem é uma questão de “experimentar”, porque quando começares a jogar a questão vai ser quantas vezes o jogas.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
8
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x