Portugal ainda faz jogos para o Gameboy em 2021

2021 é um ano que ainda tem muito a provar. Ainda estamos a uns dias de acabar Janeiro, mas já muita coisa aconteceu desde então. Seja por cá, seja do outro lado do oceano, ou no outro lado do planeta.

Depois, temos os videojogos e as pequenas e grandes novidades que vão aparecendo dentro desta indústria que ainda nos deixam bastante curiosos. Afinal, os videojogos são das indústrias mais recentes, mas não deixa de já ter idade suficiente para criar nostalgia.

Estava eu a patrulhar o meu email para ver as novidades quando me deparei com um press release de um estúdio português fundado no Instituto Politécnico de Leiria, que falava de um novo jogo que estava a ser criado para PC e para o Gameboy. Gameboy?

Pois bem, o Rio Studios resolveu meter mãos à obra e em 2021 estão a criar um jogo para Gameboy que também corre no PC, onde são um aventureiro que vai explorar uma mansão abandonada. Um conceito que não é exactamente novo e que poderia ser o mote para um qualquer jogo de terror/suspense, mas que aqui surge com uma diferença que lhe vale destaque.

Misteryium parece mesmo um jogo que está a correr num Gameboy, a ponto de emular até o clássico ecrã preto e verde da consola, com uma jogabilidade em vista aérea ao estilo Pokémon ou Zelda, com base em exploração e resolução de puzzles.

Ao longo dos anos, vi muitos projectos do género a surgir e desaparecer sem deixar rasto, mas ao que parece a Rio Studios está empenhada em desenvolver Misteryium, havendo até uma demo disponível para que possam testar o jogo e ver como a coisa está a correr, pelo menos por agora, no vosso PC.

Como é óbvio, eu sei bem que este não é um caso singular. Os últimos anos viram um regresso à produção de jogos para plataformas mais antigas, sendo que a Dreamcast, Mega Drive, entre outras, continuam a receber jogos feitos por estúdios interessados nessa geração e tecnologia.

Como alguém que teve um Gameboy quando ainda era bastante petiz e sendo uma das minhas primeiras consolas, ver que em Portugal existe gente interessada em criar jogos para o Gameboy é sempre giro de ver.

Caso tenham também ficado interessados em Misteryium, podem sempre ver o trailer em baixo e experimentar o jogo através da página itchi.io do estúdio.

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo Frazão

Em nome de toda a equipa, muito obrigado pela partilha!!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x