Os temas que definem Trails of Cold Steel

Por mais curioso que seja, e por muito que queira falar, este apenas é o segundo artigo meu que é dedicado à série The Legend of Heroes. Desta vez quero falar dos primeiros três jogos de Trails of Cold Steel de forma a preparar para o lançamento do quarto jogo que irá concluir mas não encerrar a história de Rean e companhia.

O que quero destacar são os temas dos jogos, não os temas de história mas sim os temas musicais, mais precisamente três temas em específico da banda sonora, um tema por jogo e o primeiro tema que todos ouvem quando iniciam o mesmo.

Refiro-me aos temas que tocam nos menus principais dos três jogos, que por mais estranho que vos possa parecer, são os meus temas favoritos de cada jogo (com Blue Destination a ter um lugar especial também, não fosse este tema ter umas quatro variações incluindo a música dos créditos do segundo jogo).

Estes temas são excelentes ao ponto de contarem muito sobre cada jogo e também de terem um significado diferente antes e após completarem os jogos. Devido a isso queria falar um pouco sobre cada um, live de spoilers.

 

Trails of Cold Steel – Class VII

Caso vocês decidam fazer skip à abertura do jogo (que irá voltar a repetir quando carregarem em “New Game“) então Class VII é o primeiro tema da tetralogia de Trails of Cold Steel que irão ouvir, e também o tema com o nome mais importante da série Cold Steel. Foi uma surpresa quando ouvi um tema tão bom no menu inicial, e voltei a ficar surpreendido quando o voltei a ouvir em algumas situações durante o jogo, mas nada me espantou tanto quanto saber que o seu nome era “Class VII“.

Quem não jogou Trails of Cold Steel deve estar a perguntar-se qual o significado deste nome, e a respota é bastante simples. Class VII é o nome da turma a qual o protagonista e as outras personagens principais fazem parte. Este é o nome dedicado não só a eles, mas a todas as outras personagens com as quais estas fizeram uma ligação durante a sua aventura, e também a sua convicção e resolução para com os eventos que estão a ter lugar no país de Erebonia.

A início o menu principal mostra apenas o protagonista, Rean, juntamente com Alisa num comboio com o tema a tocar, mas ao longo do jogo os restantes membros da Class VII acabam por juntar-se a Rean neste menu inicial, cada um no seu lugar enquanto esperam chegar ao seu destino.

A razão pela qual estão num comboio é o simples facto de no jogo as personagens a cada mês terem uma visita de estudo, onde acabam por ir ver um novo lugar do país, e a maneira que utilizam para viajar é um comboio. Isto acaba por ter ainda mais significado porque a Class VII é a única a ter estas visitas especiais e é o que os define em comparação com as outras turmas da academia militar de Thors. Daí este tema, Class VII, ter um significado ainda maior quando tocado no menu principal.

Este é um tema que reflecta bem a união que o grupo vai construindo ao longo do jogo.

 

Trails of Cold Steel II – Forward, Relentlessly

Continuando com o prémio de nomes que determinam bem o jogo, “Forward, Relentlessly” é outro. O tema em si é quase uma versão mais lenta de “Class VII” mas ao mesmo tempo bem diferente.

A maneira em como o tema começa reflecte bem o sentimento de isolamento e tristeza que Rean está a sentir no início do jogo, juntamente com a imagem inicial do menu principal que mostra um Rean inconsciente, algo que combina bem com o início do jogo quando este acorda.

Enquanto que o tema começa desta forma, rapidamente a música -se adapta um tom determinado, pois Rean toma a decisão rápida de voltar a juntar-se com os seus amigos, e tal como no primeiro jogo, a pouco e pouco mais personagens são adicionadas ao menu principal. O menu também acaba por mudar de localização ao longo do jogo até chegar ao destino das personagens (existem até uns quantos menus que os jogadores irão falhar devido ao timing).

Esta é uma das razões pela qual este tema é semelhante ao de Class VII, pois é sobre o reencontro da turma e também do seu regresso a Thors, deixando de lado o sentimento que as personagens possam ter para com o resto do país, pois apesar de alguns eventos, esta continua a ser a história da Class VII.

Tal como no primeiro jogo, quando terminarem Trails of Cold Steel II o menu inicial faz um zoom in em cada personagem antes de as mostrar por completo novamente, desta vez com um pequeno extra, e mais uma vez o significado deste tema acaba por mudar. Acredito que este extra e a maneira em como o tema termina ao tocar as primeiras notas do seu início enquanto a música desaparece gradualmente não é uma coincidência.

Curiosamente o tema “Awakening” é basicamente uma versão mais acelerada deste tema.

 

Trails of Cold Steel III – Start Line

Como podem ter adivinhado, o nome deste tema também reflecte as personagens. Mas começando pelo início, este tema é bem diferente do de Trails of Cold Steel I e II, é mais alegre e “quente”, sendo convidativo, e existe uma razão para isso.

Em Trails of Cold Steel III um novo ano escolar tem início com novas personagens, e desta vez Rean não é um estudante mas sim um professor. Não só é o início para estes novos estudantes mas também para o nosso protagonista, daí o nome “Start Line“. É um nome fácil de se lembrar.

Tal como o primeiro e segundo jogo, este é um tema que cativou-me logo a início e que fico sempre a ouvir durante um bom bocado. E tal como aconteceu com os outros dois jogos, considero este tema do menu inicial como o melhor do jogo.

Ao contrário dos outros jogos, o menu inicial de Trails of Cold Steel III não mostra as personagens em modelos 3D, desta vez focando-se em arte dos mesmos em várias situações. Vemos algumas personagens a partirem para a academia, outras no seu dia-a-dia, temos também arte com todos juntos, mas cada uma reflecte bem as suas personagens e ligações.

A música faz um belo acompanhamento destas ilustrações porque apesar de qualquer problema que estas personagens possam ter, existe um local acolhedor para elas e algo que as une. No entanto após concluir o jogo o sentimento que este tema ofereceu-me foi outro; Fiquei com uma sensação de nostalgia, e a ilustração final acaba por reflectir o desejo não só das personagens mas também do jogador, e aquilo a qual foi o início desta nova aventura. Resumidamente, a meta final.

Start Line” é o tema perfeito para o terceiro jogo e que possivelmente pode ter destronado “Class VII” como o meu favorito de toda a série (Blue Destination também oferece uma boa luta e quase ia falando dele). Estou curioso em saber qual será o tema de Trails of Cold Steel IV e tenho as minhas expectativas elevadas. Sei que uma simples busca no YouTube iria dar-me a resposta que quero, mas quero guardar esse sentimento para quando iniciar o jogo pela primeira vez.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram