Depois de “milhares de anos” em desenvolvimento e uma Demo com transformações ao estilo Freezer, Final Fantasy 15 está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade.
Sim, eu sei que parece mentira, ou até mesmo milagre, mas é suposto que Março até apresente uma data de lançamento, que se prevê ser para este mês.
Curiosamente e ao contrário de outros Final Fantasy, a Square-Enix tem feito uma campanha que mistura o “mostra tudo” da Ubisoft e o feedback da comunidade ao estilo de uma campanha crowdfunded.
Com esta ideia em mente, cada vez que se fala de Final Fantsy 15, são revelados novos detalhes, personagens. locais e até acontecimentos. Com o mais recente vídeo, foi mostrado um segmento, personagens e afins, com elementos que fazem lembrar um bom jogo.
Mas será que a Square-Enix já não está a mostrar demais? Será que já não sabemos demais sobre o mundo de jogo, as personagens e afins? A verdade, é que ao contrário de certas companhias ocidentais, até posso dizer que a coisa está a correr bem.
Apesar de ter sido mostrado já por diversas vezes, nunca senti que a história do jogo estava a ser demasiado mostrada, aliás, por maior parte das vezes, parece que o centro das atenções foi sempre elementos do jogo, jogabilidade e características no global.
Tem sido quase sempre o “olha o andar no chocobo”, ou pesca, ou combate, ou inimigos ou passear por localizações. Mesmo quando foram mostradas personagens ou eventos, parece que estão envoltos em mais mistério. Quem não se lembra daquele trailer com o Noctis ao colo do pai? Ninguém falava e quase nada acontecia, mas estava lá conteúdo na mesma.
Quando penso na indústria o que vejo? Vejo trailers de jogabilidade onde existe uma cinemática, existe explicação da história, existe contexto e existe um príncipio e um fim, por isso é quase como se o assunto estivesse falado e arrumado, até agora, o Final Fantasy 15 tem andado na corda bamba, prestes a cair para um dos lados, mas ainda equilibrado o suficiente para pensar que ainda quase nada foi dito, mas já vi bastante do jogo.
Curiosamente, esta estratégia está a ser feita pela Square-Enix, que parece ter formas de gestão internas completamente diferentes para cada franquia. Lembram-se do flop que foi a apresentação de aniversário do Dragon Quest? E como o Star Ocean está a ser tão bem tratado? No entanto temos o Final Fantsy 7 a ser transformado num jogo de acção.
Parece que de futuro temos de olhar para Final Fantasy e outros jogos da Square-Enix com algumas reservas, pois tudo depende de quem lhe coloca as mãos em cima. Quanto ao Final Fantasy 15, a coisa parece estar num bom caminho, vamos ver que novidades surgem em Março.
Acham que já mostraram muito? Deixem a vossa opinião.
- Review – Oh My Pigeons! - Abril 23, 2025
- Review – Trio - Abril 22, 2025
- Mario Kart World Direct apresentou novos modos e detalhes - Abril 17, 2025