“Estão a ser enganados” afirma Bleszinski acerca da Sony

Cliff Bleszinski não se conforma com os ataques que a Microsoft tem recebido, defendendo-a via Twitter durante os últimos dias com acusações de que a Sony tem um “truque na manga”  no que toca à sua política de jogos usados anunciada na E3.

Bleszinski defende que os jogos usados e mercado de jogos AAA não conseguem co-existir devido aos enormes orçamentos que envolvem a criação dos jogos, e por isso mesmo a Sony tem aproveitado esta onda negativa como uma manobra de PR, para depois revelar o que realmente tem em mente.

O produtor da série Gears of War diz que a Sony tem de ter uma técnica preparada devido às razões acima descritas.

 

E vocês? Acham que há razão para alarme ou esta reacção não passa de negação?

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mart88

vamos ver, ele sempre esteve filiado mais a microsoft devido ao Unreal e principalmente o Gears, mas nunca se sabe se é verdade embora ache que ficava muito mal por parte da sony se for verdade, tambem não é muito dificil de aplicar um dmr a qualquer altura uma vez que é só actualizar a firmware para fazer isso. Se eles quisessem ate nesta geração dava bastava porem os jogos a trazer essa actualização e as ligadas a net é só actualizar.

ShadowDust

A melhor resposta que tenho para estas afirmações: http://www.destructoid.com/used-games-and-aaa-games-are-incompatible-good–256227.phtml

Solução é simples: Lower the Budget.

mart88

Se fizerem isso depois não admires que tenhas jogos de menor dimensão e detalhes. As pessoas falam dos indies como se fossem grande coisa mas aquilo é como as empresas start ups. Só meia duzia de cada fornada é que tem sucesso. E numa industria é sempre preciso teres companhias como Ubisoft, EA, Activision que trazem produtos caros para as massas.
Vê no caso do cinema não ter blockbusters como Avengers e afins que custam milhões a produzir

r2

custam centenas milhões porque só o senhor Robert Downey JR recebe dezenas de milhões, fora os outros actores, uma boa parte vai para markting, “fazer ” um filme não é algo para custar 300M€.

mart88

Quando gera 1 biliao na bilheteira sim, alem de vir apoiado por os filmes anteriores. Mas caso não tivesse resultado não ias ver mais filmes da marvel e a expansão para outros super-herois. Olha o caso do GTA3 (Vicecity e San Andres) gerou tanto dinheiro que permitiu a Rockstar abraçar outros projectos como bully e manhunt, e nesta geração RedDeadR

Puff the Magic Dragon

Red Dead Redemption já vem da PS2.

ShadowDust

Não estou a dizer para eliminarem os Blockbusters( neste caso os AAA Games), estou a apenas a dizer que se o problema dos AAA for os enormes orçamentos, então a solução mais logica é fazer mais com pouco (Metro Last Light por exemplo). E não é preciso ser-se indie para fazer bons jogos com pouco dinheiro. Além disso jogos com menor dimensão já nós temos. Quantos jogos não vês tu por ai a full price e que não passam de 6/8 horas de jogabilidade? Entre isso e um indie bem feito vou pelo indie que não costumam custar mais do que 1/3 desses mesmos jogos. Quando tens produtoras como a Capcom que dizem que um jogo que vende mais de 5M de cópias e ficou “entre 60 a 75% das espectativas de venda” é porque os orçamentos são altos demais para a demanda de mercado.
Além disso quantas pessoas a nível mundial não têm de vender os jogos usados para poderem comprar jogos novos? Imagina que Saem dois jogos que quero comprar na mesma semana. São à vontade 90 euros que tenho de gastar na loja ( e atenção que nem são ao preço do mercado nacional) e para muitas pessoas elas usam jogos usados como moeda de troca para poderem baixar esse valor. Se eliminam essa opção então só se compra um jogo e a companhia que vender menos fica “butthurt” e manda um public lashout (Vem-me à memória por exemplo a THQ com o UFC),

Resumindo, não é necessário que acabem os AAA games, nem que se dependa inteiramente dos indie. É preciso é saber ver onde é que é preciso investir MAIS e onde não investir com as normas do mercado atual (que, diga-se de passagem, não está na melhor situação mundial para grandes compras)

mart88

Tambem é preciso ser esperto e não irrealista como foi com hitman e tomb raider e ainda mais com RE6 onde o nº de unidades pretendidas era surreal. O problema é os modelos de gestão das companhias e está mais na pirataria que até nos jogos usados, mas é mais facil atacar estes e quando falo estes é as lojas. O mais giro é que em paises como Russia brasil argentina a pirataria estao tao entranhada que eles tem lojas a vender copias piratas mas isso eles não ligam.
THQ faliu porque só fez muitos erros de gestao e na produçao de jogos que tinham grandes tempos de produção e resultados fracos.
Olha os produtos da SEGA, jogos como Alien, e os ultimos sonics só fazem que as pessoas percam o interesse nesses IP’s e a companhia vem por ai abaixo

Vasco Neves

LOL, óbvio que a Sony tem uma estratégia, que é não fazer tudo o que a Microsoft faz de mal, o que faz com que vendam muito mais que eles, e assim, conseguem cobrir as “despesas” de criação de jogos.
Alguém vai ter de comprar pomadinha :S

Chrono_98

Not f@cking up is still the best strategy. Too bad MS forgot that…

Silver4000

Este tipo também às vezes vem com cada uma contra certas companhias…

Majinalex

Oh…é um tipo ligado a Microsoft que esta a falar. Se fosse o Kojima ficaria mais preocupado.
Têm uma estratégia sim Sr:
1-Vender uma massificação de consolas com margem do lucro minima que mesmo assim alcança lucro total superior a XBOX One
2-Mostras as companhias qual a probabilidade de vender mais jogos através do ponto acima
3-Os orientais são “F…..s”

_GM_

Eu não sei.. pode ser verdade como pode não ser. Cá espero eu pelo lançamento das consolas e ver como ambas se desenvolvem. Mas acredito que só o facto da Xbox One necessitar de conexão online enquanto a PS4 não necessita disso já é um forte motivo para a malta preferir a PS4…

Da minha parte, a WiiU está decidia que vem cá para casa. Pode demorar uns 2 anos a vir cá a casa mas está decidido ehehe

r2

pá…só o preço já pesa e não é pouco, então nos dias que correm.

flyergd

LOL a xbox esteve pirateada durante um monte de tempo e de repente os jogos usados é que são o problema. Concordo que sejam prejudiciais, mas nunca vi o cliff a queixar-se das cópias do gears que foram pirateadas. just saying…

r2

Este gajo é mais que suspeito, M$ lapdog…

Nirvanes

Ai ai… normalmente dizes coisas de jeito Cliff, mas desta vez…

Kaiser

Até agora tem resultado bem sem o dmr e se agora já é chato termos de pagar por um código novo para jogar online um jogo usado, imaginem quando tivermos de pagar também para o jogar completo. A Sony com certeza não deve voltar atrás com o que disseram na E3 pois sabem que ao evitar esse tipo de políticas estarão a desenvolver um sistema que agrada mais ao consumidor que o da Microsoft.

tylarth

… não faz sentido por duas razões, jogos exclusivos têm por norma o apoio da sony, jogos third party vendem em várias consolas e alguns PC, logo os custos dos grandes jogos estão cobertos; é certo que provavelmente não rendem tanto mas já inventaram um “cancro” ou uma “cura”, dependendo da perspectiva, para isso. Chamam-se dlc e pass online por isso vão-se queixar para outro lado.

netcup

Este tipo é como um cão de guarda da microsoft, alguém aponta o dedo à MS e ele vem sempre a correr proteger.
As decisões da MS parecem-me puramente focadas em factores monetários e não nos jogadores em si. Mas claramente a ele interessa-lhe mais o dinheiro que vai fazer em jogos do que os jogadores que vão sair satisfeitos do negócio. Eu percebo a necessidade de fazer dinheiro e pagar os custos dos jogos, mas por alguma razão os jogos AAA existem e sempre existiram mesmo com a venda de jogos usados, a procura é sempre imensa, não compreendo o desespero deste tipo em querer tanto bloquear os jogos usados.
Por outro lado acho divertido como face à ignorância que tem relativamente à situação da sony tenta logo passar a ideia de que a companhia está a enganar o público todo.

Marco Fernandes

O “truque na manga” da Sony, na minha opinião, é o Plus. Quase toda a gente que comprar a PS4 investirá no PLus e como sabemos depois investirá nas sequelas e prequelas dos jogos “dados” por este sistema, ainda investirá em DLC’s, etc. Aqui está o truque da Sony. Na minha opinião, claro.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
21
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x