Cartaz Cinema – Estreias de Maio (28 a 3)

Big Game – Instinto Caçador

Realizador: Jalmari Helander

Elenco: Samuel L. Jackson, Onni Tommila, Ray Stevenson

Na sequência da intercepção por terroristas do “Air Force One” (avião presidencial norte-americano), enquanto sobrevoava a Finlândia, o Presidente dos Estados Unidos é evacuado de emergência. Ferido e abandonado à sua sorte no meio de uma floresta gelada, não sabe que rumo tomar. É então que conhece Oskari , um rapaz de 13 anos que, a meio de um exercício de iniciação à idade adulta, foi deixado na floresta durante 24 horas com apenas um arco e flecha. Agora, com homens armados no seu encalço, o Presidente sabe que a sua vida depende de Oskari e das suas capacidades de sobrevivência àquele lugar hostil.

 

Crime

Realizador: Rui Filipe Torres

Elenco: Ruben Garcia, João D’Ávila, Marina Albuquerque

O trágico e mediático assassinato do cronista Carlos Castro, ocorrido em janeiro de 2011 num quarto de hotel em Nova Iorque, foi o ponto de partida para a escrita de um texto da teatro, «Crime em Nova Iorque», por João D’Ávila, do qual este filme é uma adaptação. Uma história passada inteiramente num quarto de hotel, que não procura ser uma recriação do trágico acontecimento, mas um drama que explora as tensões de uma relação amorosa entre um homem idoso e com poder e um jovem que quer ter acesso a esse poder.

 

Deus Branco

Realizador: Kornél Mundroczó

Elenco: Zsófia Psotta, Sándor Zsótér, Lili Horváth

Para inverter a miscigenação entre raças caninas, é criado um imposto para quem possua um cão que não esteja registado como puro-sangue. Por essa razão, muitos donos abandonam os seus animais, levando à sobrelotação dos canis e ao consequente abate de milhares de animais. Lili, de 13 anos, faz o que pode para que Hagen, o seu adorado rafeiro, seja poupado a essa sorte. Quando o pai o deixa no meio da rua, Lili entra em desespero, passando dias e noites à sua procura. Lutando para sobreviver, Hagen junta-se a um grupo de cães desamparados que, tal como ele, sentem a raiva a aumentar a cada dia. Até que, após uma fuga ao canil, milhares de vadios se agrupam, decididos a dar início a uma rebelião contra os que os abandonaram.

 

Há Sempre Uma Primeira Vez

Realizador: Maxime Govare, Noémie Saglio

Elenco: Pio Marmaï, Franck Gastambide, Adrianna Gradziel

Jérémie é um homem jovem, realizado e feliz. Depois de alguns anos a namorar com Antoine, o grande amor da sua vida, ele acha que é chegado o momento de dar o nó. Porém, a vida troca-lhe as voltas quando, certa manhã, acorda ao lado de uma belíssima mulher. Percebendo o alcance do que lhe acabou de acontecer, Jerémie entra em pânico pois, além de ter traído a pessoa que julgava amar, não sabe como reagir ao facto de, afinal, sentir uma forte atracção pelo sexo oposto.

 

O Indispensável Treino da Vagueza + Fora da Vida

Realizador: João Miller Guerra, Filipa Reis

Um documentário realizado por João Miller Guerra e Filipa Reis que parte de um convite de Manuel Castro Caldas, director da Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, para celebrar os 40 anos da instituição. Recorrendo ao arquivo audiovisual da escola e a aulas gravadas, o filme reflecte sobre a experiência do ensino artístico, assim como as dificuldades do processo criativo. Nas palavras dos realizadores, a obra “deve-se a um encontro cruzado de caminhos de intuição que foram sendo partilhados, uma enorme vontade de espelhar e repensar o que ao longo de 40 anos tem sido, esse sim, um indispensável trabalho da vagueza”. Assim, “procurou-se, através da colagem, acentuar o carácter mais lunático do trabalho artístico (…). Interessava trazer para este filme sobretudo momentos de criação livre e não momentos de puro registo ou de enquadramento da instituição”.

Em complemento, é exibido o filme “Fora da Vida”, também da autoria de Reis e Miller Guerra, sobre o salário mínimo e a vida dos trabalhadores em Portugal em contexto de crise.

 

Poltergeist

Realizador: Gil Kenan

Elenco: Sam Rockwell, Rosemarie DeWitt, Jared Harris

Uma família muda-se para uma nova casa, mas aos poucos começa a ser atormentada por espíritos assustadores. As aparições maléficas tornam-se cada vez mais frequentes até que a filha mais nova é capturada. A família tem agora de manter-se unida, encher-se de coragem e fazer de tudo para resgatar a menina e evitar que o pior aconteça.

 

Timbuktu

Realizador: Abderrahmane Sissako

Elenco: Pino Desperado, Abel Jafri, Toulou Kiki

Não muito longe de Timbuktu, agora governada por fundamentalistas religiosos, Kidane vive no deserto com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, o pastor de doze anos. Na cidade, as pessoas sofrem com o regime de terror imposto pelos fundamentalistas. A música, o riso, os cigarros e o futebol foram banidos. As mulheres tornam-se sombras mas resistem com dignidade. Todos os dias, os tribunais improvisados decretam leis e sentenças absurdas e trágicas. Kidane e a família têm sido poupados ao caos que reina em Timbuktu. Mas o seu destino muda quando Kidane mata acidentalmente Amadou, o pescador que matou GPS, a vaca preferida da sua manada. Kidane terá então de enfrentar as leis dos ocupantes fundamentalistas.

 

Tomorrowland: Terra do Amanhã

Realizador: Brad Bird

Elenco: George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie

Frank Walker já foi um inventor prodigioso e cheio de esperança no futuro. Agora, decepcionado com o mundo, tudo o lhe sobra desse passado são ilusões. Casey Newton, por seu lado, é uma adolescente brilhante e sempre receptiva a novidades. Quando ela descobre um objecto que a leva para uma realidade paralela, vê o seu destino cruzar-se com o de Frank. Os dois embarcam assim numa aventura que os transportará a Tomorrowland, um enigmático local existente num tempo e lugar indefinidos. Esta viagem mudará não apenas as suas vidas, mas também o futuro da Humanidade.

Análise – Tomorrowland

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x