Cartaz Cinema – Estreias de Julho (9 a 15)

A Caminho do Oeste

Realizador/a: John Maclean

Elenco: Kodi Smit-McPhee, Michael Fassbender, Ben Mendelsohn

Séc. XIX. Jay Cavendish é um jovem escocês de 16 anos que chega ao Colorado (EUA) determinado a encontrar Rose, a rapariga por quem está apaixonado. Ela foi obrigada a abandonar a Escócia quando o pai se viu injustamente acusado de um crime. Quando o rapaz se apercebe que a lei que impera no Oeste é a do mais forte e que sozinho não sobreviverá muito tempo, decide associar-se a Silas, um misterioso viajante que, em troca de uma determinada quantia de dólares, concorda em protegê-lo.

Mas a demanda de Jay pela sua amada será marcada por traições, levando-o a perceber que, ao contrário do que sempre imaginou, o “país das oportunidades” é, acima de tudo, um país onde não existem escrúpulos ou piedade.

 

Barely Lethal: Missão Adolescência

Realizador/a: Kyle Newman

Elenco: Jaime King, Samuel L. Jackson, Madeleine Stack

Megan Walsh nunca conheceu os pais. Órfã desde muito pequena, cresceu em Prescott, uma escola especial para crianças desamparadas. As raparigas da academia são treinadas, praticamente desde o seu nascimento para serem assassinas. Lá, para além do ensino tradicional, Megan recebeu também um treino intensivo em artes marciais e técnicas de autodefesa. Hoje, já com 16 anos, está prestes a ser membro de um grupo restrito de jovens agentes do governo dos EUA. Mas quando é enviada para o “terreno”, ela dá-se conta do que perdeu na sua vida de reclusão. Tudo o que agora deseja é ser uma rapariga igual às outras.

Assim, determinada a encontrar o seu lugar no mundo, encena a sua própria morte e desaparece sem deixar rasto. Depois, com uma nova identidade, inscreve-se como aluna de intercâmbio numa escola pública. Tudo parece correr melhor do que o previsto e Megan começa a sentir-se quase feliz ao deparar-se com os problemas normais da adolescência. Mas tudo muda de figura quando um vídeo seu vai parar ao canal Youtube e é descoberto por Hardman, o seu antigo mentor em Prescott.

 

Max: Atlantos

Realizador/a: Lee Croudy

Elenco: Diana Chaves, Erika Mota, Romeu Vala, Rui de Sá, Rui Luís Brás

Uma gananciosa empresa de minérios quer dedicar-se à extração de materiais preciosos do fundo do mar, apenas para seu próprio benefício, causando a fúria de Kain, um General do Conselho dos Tubarões.Com o temível poder da Pérola da Destruição em sua posse, Kain reúne um exército de tubarões para atacar a terra.

Com os dois mundos, a Terra e o Mar, à beira da guerra, Max e os seus amigos têm de lutar para recuperar a paz e o equilíbrio entre todos. Para isso, terão de encontrar o único poder que pode travar a guerra – a lendária Pérola da Criação.

 

O Astrágalo

Realizador/a: Brigitte Sy

Elenco: Leïla Bekhti, Reda Kateb, Esther Garrel

França, 1957. Albertine Amiens, uma jovem de 19 anos, salta o muro da prisão onde cumpria uma pena de sete anos e foge. Ao cair, faz uma fractura no astrágalo, um dos ossos do pé. Ferida e perdida no meio do nada, é encontrada por Julien, um pequeno criminoso, que a leva para casa e a ajuda a recuperar. Entre os dois nasce assim um amor inesperado.

Enquanto ele faz alguns biscates para sobreviver, ela tenta manter-se longe dos olhares alheios. Sozinha e procurada pela polícia, Albertine vai vivendo de esconderijo em esconderijo, num esforço de se manter a salvo. Para suportar a dolorosa ausência do seu amante, que vê cada vez menos, dedica-se à escrita.

 

O Primeiro Verão

Realizador/a: Adriano Mendes

Elenco: Anabela Caetano, Adriano Mendes

Isabel e Miguel são jovens e têm a vida pela frente. Um dia conhecem-se numa aula de condução e tornam-se amigos. O que a princípio não passava de uma amizade como qualquer outra, depressa se transforma num amor profundo. Inseparáveis durante todo aquele Verão, eles vivem cada momento como se fosse o único. Cada dia se sentem mais próximos e parece que nada os poderá separar. Porém, com a chegada do Outono, tudo se altera.

 

Táxi de Jafar Panahi

Realizador/a: Jafar Panahi

Elenco: Jafar Panahi

Preso pela primeira vez em Julho de 2009, Jafar Panahi teve o passaporte apreendido e foi proibido de sair do Irão. Preso novamente em Março de 2010, ficou encarcerado em Evin, Teerão, até finais de Maio, saindo sob uma fiança de 145 mil euros; em Dezembro desse mesmo ano, foi condenado a seis anos de prisão e vinte anos de proibição de filmar ou de sair do país por, alegadamente, fazer “filmes críticos do regime”.

Agora, neste falso documentário que decide fazer apesar das restrições legais que lhe foram impostas, Jafar Panahi instala uma câmara dentro de um táxi e segue pelas ruas de Teerão. À medida que vai encontrando clientes e os conduz ao destino, vai encetando conversa. Os assuntos abordados vão criando uma espécie de mosaico da sociedade iraniana e abrangem vários temas, desde a política nacional, os costumes locais ou mesmo a liberdade de expressão no Cinema.

 

Testemunho de Juventude

Realizador/a: James Kent

Elenco: Alicia Vikander, Kit Harington, Taron Egerton

Inglaterra, 1914. Vera Brittain é uma jovem inteligente e de espírito livre que anseia ingressar na Universidade de Oxford. Contra os preconceitos de uma sociedade profundamente conservadora, ela está determinada a tornar-se escritora e dar livre curso à sua imaginação. Apesar de incompreendida pelos progenitores, Vera é encorajada pelo irmão e pelo melhor amigo dele, o brilhante Roland Leighton, que está apaixonado por ela e que partilha o sonho de um dia se tornar escritor.

Mas os sonhos de Vera de ir para a universidade com Roland terminam com o declarar da primeira Grande Guerra, que reclama a participação de todos. Assim, enquanto ele se alista no exército, ela voluntaria-se como enfermeira. Mas à medida que a rapariga se vai aproximando da frente de combate e deparando com as maiores atrocidades, vai-se dando conta do quanto a dor e o sofrimento são inúteis

 

Volta à Terra

Realizador/a: João Pedro Plácido

Uz é uma pequena aldeia minhota de casas em pedra e onde ainda se podem ver construções cobertas com telhados de colmo. Depois de quase toda a população ter emigrado, restaram apenas 49 habitantes, que ainda hoje subsistem da agricultura e da pastorícia. Entre a recordação do passado e a esperança no futuro, este filme-documento mostra como seguem as vidas destas pessoas durante as quatro estações de um ano. Entre os habitantes de Uz encontramos António, um emigrante que realizou o sonho de voltar às origens e que se dedica a preparar a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, um pastor que anseia encontrar o amor da sua vida.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram