Artigo Especial – Será que a Sony (Playstation) tem exclusividade dos direitos do Spider-Man?

A propriedade “Spider-Man” foi, sem dúvida, a mais disputada das personagens, no que diz respeito aos termos dos direitos de exclusividade, que já passaram pelas mãos da Sony e da Activision, portanto é incerto quem  é o verdadeiro dono do amigo da vizinhança mais conhecido da Marvel. Esta questão ganhou outros contornos quando o jogo Marvel’s Spider-Man foi lançado exclusivamente na PS4 em 2018. E ainda com o anúncio recente de que Spider-Man irá ser uma personagem jogável, de notar exclusiva, no jogo Marvel’s Avengers também na PS4.

De uma forma muito ao de leve, a grande maioria das pessoas assume que Spider-Man, incluindo os seus videojogos, são propriedade única da Sony. Tendo em conta que este estúdio adquiriu a Insomniac em 2019, bate certo com a teoria de que a Sony tem todos os direitos, no que diz respeito aos videojogos, da personagem. No entanto, isto não é inteiramente verdade. A Sony apenas possuí os direitos cinematográficos da personagem, mesmo que este herói dê caras no Marvel Cinematic Universe.

Inicialmente, a Activision era a única detentora dos direitos dos videojogos da propriedade de Spider-Man. Assim, entre 2000 e 2014, esta produtora lançou jogos como Spider-Man: Shattered Dimensions, Ultimate Spider-Man, entre muitos outros, no decorrer desses mesmos anos. Ainda assim, a companhia não detinha quaisquer direitos de exclusividade no que se refere às plataformas, isto é todos esses títulos poderiam sair numa consola Playstation, Xbox ou até da Nintendo. Uma vez que essa licença expirou em 2014, daí em diante ninguém em particular detinha estes direitos.

Anos mais tarde, na E3 de 2016, Marvel’s Spider-Man fora oficialmente anunciado. Durante um discurso de Jay Ong, executivo da Marvel, a relação entre a Sony, Insomniac e a Marvel incluia, apenas e unicamente, uma mera parceria. As três empresas tinham de trabalhar em conjunto para produzir um jogo completamente novo de Spider-Man. Se a Sony fosse a única dona da personagem, esta última não poderia aparecer em qualquer meio que não fosse na Playstation. Contudo, jogos como Lego Marvel Super Heroes e Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order provam exatamente o contrário..

Resumidamente, a Marvel é a única proprietária dos direitos de Spider-Man no ramo dos videojogos, apenas celebrou um contrato de parceria com a Sony, que escolheu a Insomniac no processo de desenvolvimento do título em questão. Não se sabe quantos jogos e até quando estes serão lançados, frutos desta parceira, apenas se sabe que Marvel’s Spider-Man: Miles Morales está a caminho, a passos largos, da Playstation 5.

João Luzio
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram