Análise – Weapon Shop de Omasse

weapon-shop-de-omasse-trailer-lancamento-pn-n

Eu sou um apoiante acérrimo do formato físico, mas também sou o primeiro a admitir que muitos jogos não teriam sequer hipótese de ver a luz do dia se o digital não tivesse ficado na moda.

Mas não é só de Indies e afins que vive o Digital, pois muitos jogos tipicamente japoneses que pareciam demasiado arriscados, acabam por chegar à Europa. Esse é o caso de Weapon Shop de Omasse, um jogo da série Guild da Level-5 com criadores e estilos diferentes.

weapon-shop-de-omasse-ana-pn_00002

Weapon Shop de Omasse é um pequeno jogo mas com um grande espírito. Idealizado pelo comediante japonês Yoshiyuki Hirai, este descreve o dia-a-dia de uma loja de uma loja que cria e aluga armas aos heróis dos RPG.

Algo muito positivo deste jogo é a forma como satiriza o universo dos RPG, com várias personagens típicas do género, inúmeras piadas sobre o dia-a-dia de um NPC, que passa o tempo todo a deambular sem destino pela aldeia, ou o herói que oferece uma missão sem mais nenhum propósito na vida. A narrativa é divertida e inteligente, com vários momentos de humor especialmente dedicados aos fãs do género.

weapon-shop-de-omasse-ana-pn_00001

A jogabilidade de Weapon Shop de Omasse está dividida em duas vertentes. Quando criam uma arma, vão ter de a moldar através de um jogo de ritmo, batendo no ecrã na altura certa e no local ideal para criar a arma. Cada marretada correcta e próxima do melhor local, melhora as estatísticas e durabilidade da arma em questão.

A qualidade da arma é essencial, pois a loja funciona num sistema de aluguer e convém que a qualidade e o estilo sejam os adequados para cada herói. É preciso escolher com cuidado o que alugar consoante os estilos de cada um, de modo a que estes voltem com vida para devolver a arma e pagar o aluguer. Caso corra mal, perdem a arma e ainda não são pagos, é um elemento de estratégia e gestão divertido.

weapon-shop-de-omasse-ana-pn_00004

Quando os heroís partem à aventura, o progresso é acompanhado pelo Grindcast, uma ferramenta estilo Twitter (com direito a #hashtags e tudo) onde os heróis dizem o que está a acontecer e recebemos resultados do combate. É mais uma forma de comédia e informação que chega enquanto trabalham numa nova arma ou estão a polir alguma que precise de melhores estatísticas.

Um dos grandes problemas de Weapon Shop de Omasse, passa pelo facto de ser bastante limitado e repetitivo a curto prazo. O sistema de criação de armas é sempre o mesmo, mudando apenas na velocidade, tamanho do material e a escolha da arma certa é bastante fácil de fazer. Mesmo após várias tentativas, só perdi armas ligadas a eventos da história.

weapon-shop-de-omasse-ana-pn_00003

O visual do jogo não é certamente do melhor que a Nintendo 3DS pode oferecer, mas os modelos das personagens e armas são bastante bons e no geral, é francamente apelativo. A música também é bastante simples e cumpre o seu propósito de dar uma sonoridade divertida.

Pelo seu preço e temática, Weapon Shop de Omasse não é uma má proposta, mas é um jogo ideal para ser jogado em curtos espaços de tempo. Se gostam de jogos de ritmo, com piada e alguma gestão, então venham ajudar estes heróis a salvar o mundo.

weapon-shop-de-omasse-ana-pn_00005

Positivo:

  • Humor
  • Sátira ao género dos RPG
  • Grindcast
  • Sistema de criação divertido

Negativo:

  • Repetitivo
  • Bastante limitado

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nirvanes

Comprarei quando baixar de preço!

Kanudo

Eu também. Inicialmente não estava muito interessado quando foi anunciado na última Nintendo Direct, mas agora estou com curiosidade em experimentar.

tylarth

É mesmo muito bom, eu não costumo jogar mais do que 45 min seguidos já para não enjoar porque o jogo é mesmo para passar aos poucos, e volta não volta aparece com cada personagem.

Daniel Silvestre

Muitas delas usam bem o termo “personagem” xD

vitus

realmente o jogo parece ser interessante, e bom para descansar dos outros jogos xD

Silver4000

Fiquei logo interessado quando foi mostrado na ND.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
6
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x