Análise – Toukiden Kiwami

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00012

Embora Monster Hunter venha a ser a eterna referência no que toca ao estilo Hunter Game, a verdade é que têm vindo a surgir bons jogos que emulam o seu estilo.

Curiosamente, com a ausência da série na PS Vita, acabaram por surgir várias opções para colmatar a sua ausência. Jogos como Freedom Wars ou Soul Sacrifice são bons exemplos, mas Toukiden é bem capaz de ser o mais próximo da essência original.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00009

O primeiro Toukiden teve bastante sucesso, por isso não é de estranhar que a Tecmo Koei tenha revisitado o jogo para criar uma versão melhorada e alargada. Assim nasceu Toukiden Kiwami, tanto para a PS Vita, como para a PS4.

O mote de Toukiden é a luta eterna entre humanos e demónios, neste caso, a decorrer numa espécie de Japão feudal. Depois de uma catástrofe, as portas do outro mundo são abertas e os humanos precisam de defender os seus últimos bastiões contra os demónios cada vez mais poderosos.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00006

Se jogaram Monster Hunter, vão sentir-se imediatamente à vontade em Toukiden Kiwami. Existe uma aldeia que serve como a vossa base de operações, onde compram armas e equipamentos, falam com NPC e usam a vossa casa para gravar ou tratar do vosso equipamento. Depois existe o hall de aventura onde aceitam missões que podem ser feitas individualmente, com NPC ou com amigos.

Os mapas também são o típico do género, com áreas recortadas e divididas por portais que levam a um loading cada vez que mudam de zona. Cada zona tem inimigos próprios, variações de cenário e tipos de terreno.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00008

Se há algo onde Toukiden Kiwami começa a ser diferente de Monster Hunter, é no seu combate bem mais rápido. Existem vários tipos e combinações de ataque que criam combos rápidos e eficazes. Aqui, o sitema de lock-on pode ser usado em qualquer inimigo e é possível realizar combinações com certas armas.

Falando em armas, gostei bastante da variedade de armas que é possível escolher, desde espadas, a foices, havendo até pistolas e arcos. A diferença entre ambos é sentida, mas não tanto como noutros jogos do género.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00001

Algo que muda completamente a abordagem ao combate são os Mitama, representações divinas de determinados deuses que podem apanhar ao matar certos monstros. Estes são equipados nas armas e vão evoluindo ao longo do tempo e após alguns combates. É com eles que as personagens ganham habilidades específicas, como a capacidade de curar, usar magias, ou dar poderes às armas. Este é um sistema que gostei bastante e que oferece ainda mais versatilidade.

Claro que existem combates contra monstros pequenos e monstros enormes. Aqui, os Oni também são bastante rápidos e mais agressivos, mas os combates parecem bem mais renhidos e ao estilo de Hollywood.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00002

Só tenho pena que não exista um foco maior em juntar items no terreno. É um pouco chato por vezes em Monster Hunter, mas transforma Toukiden Kiwami numa aventura menos vasta e menos dada à exploração do cenário e habitat a fundo.

A versão de análise a que tivemos acesso foi a de PS4, que embora seja uma versão em 1080p mais bonita e com melhor iluminação, mostra bem as suas origens na PS Vita. De qualquer forma, não é uma versão que ofenda de forma alguma, fraquejando por vezes nos cenários, mas estando bastante boa no que toca aos modelos das personagens.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00005

Sonoramente, Toukiden Kiwami usa uma banda sonora agradável e bem escolhida, com uma série de vozes com bastante qualidade.

Tendo em conta a ausência de Monster Hunter nas consolas da Sony, Toukiden Kiwami é sem sombra de dúvida uma das melhores propostas do género, tanto na PS4 como na PS Vita, no entanto, Freedom Wars ainda continua no topo destas preferências.

toukiden-kiwami-analise-review-pn-n_00007

Positivo:

  • Velocidade do jogo
  • Sistema de missões simples
  • Utilização dos Mitama
  • Conversão positiva para a PS4
  • Podem jogar online com outras pessoas
  • Bom design de monstros

Negativo:

  • Recolecção de objectos é mínima
  • Cenários com pouca variedade
  • Não se sente uma grande diferença entre armas do mesmo estilo

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Katie18

Eu pessoalmente n gostei muito, a meio do jogo se tornou um pouco aborrecido.

Daniel Silvestre

Este tipo de jogos tem sempre uma altura em que começa a perder o impacto, é aí que se tem de juntar amigos à mistura, ou então recrutar gente online. Por acaso com Monster Hunter e Freedom Wars é menos notório.

Cumprimentos!

Katie18

Verdade, estes jogos são bons mesmo mas é com online ligado.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x