Análise – Tomodachi Life

tomodachi-life-analise-pn_00009

Se há coisa que os seres humanos gostam de fazer, é observar o que os outros fazem. O Big Brother e coisas similares são um perfeito exemplo de como as pessoas adoram bisbilhotar a vida dos outros, especialmente se não houver qualquer tipo de repercussões.

Tomodachi Life é um pouco isso, um jogo onde podem reunir várias pessoas e ver como estas se comportam em comunidade. De quem elas vão gostar, com quem vão falar, com quem vão discutir e o que vão fazer no dia-a-dia.

tomodachi-life-analise-pn_00010

Tomodachi Life é um jogo totalmente voyeur, ou seja, podem escolher o vosso Mii ou um qualquer aleatório e enviá-lo para uma ilha. A esta comunidade podem adicionar qualquer tipo de Mii que queiram, seja os vossos amigos, conhecidos, vedetas, etc, e ser um observador com alguma interacção.

Para o meu teste, destaquei o meu Mii e uma série de familiares e amigos que já tinha na consola. Deixei-os a viver na ilha e todos os dias voltei para verificar as novidades e os grandes acontecimentos.

tomodachi-life-analise-pn_00011

Em Tomodachi Life não jogam com qualquer uma das personagens, quem chega à ilha passa a ter a sua vida consoante uma série de estatísticas que escolhem para a sua personalidade. Desde esse momento, as coisas avançam em piloto automático, sendo o jogador uma espécie de entidade divina que pode influênciar algumas decisões, escolhas e saciar as necessidades alimentares ou de estilo dos Mii.

A início, a ilha parece bastante vazia e com pouca actividade, além do prédio onde vivem os Mii, existe a praia, o supermercado e uma loja de roupa. Quantos mais Mii forem surgindo, mais actividades são iniciadas e mais zonas ou lojas são desbloqueadas. Isto faz com que o investimento no jogo seja cada vez maior. A espaços, Tomodachi Life até faz lembrar Animal Crossing, embora sem a parte da jogabilidade típica.

tomodachi-life-analise-pn_00006

Observar o dia-a-dia dos Mii é uma actividade divertida por ser totalmente aleatório, eles vão fazer visitas uns aos outros, participam em eventos, conversam animadamente e discutem, algo que leva a situações hilariantes, onde até os ciúmes começam a apertar caso algum Mii fique apaixonado e encontre competição aguerrida. Caso estejam a jogar com Mii de pessoas conhecidas, é bastante mais divertido, pois vão acontecer coisas que nunca vão ver no mundo real, especialmente brigas entre Mii por coisas tão parvas que chega a ser cómico.

Claro que nem tudo são rosas. As paixonetas entre Mii também chegam a ser embaraçosas, criando casalitos bizarros que nunca vos tinham passado sequer pela cabeça. É verdade que é giro ver os casais a formar e a história a desenvolver, mas mesmo que seja algo fictício, até cheguei a sentir-me culpado por ter de influenciar acontecimento X ou Y para que os Mii não andassem sempre em chatices uns com os outros.

tomodachi-life-analise-pn_00007

Como já devem ter percebido, Tomodachi Life tem muito de The Sims e Animal Crossing. É um jogo que vos absorve caso gostem de jogos de gestão e deste género. O facto da jogabilidade ser simples é um grande atractivo, mas também mostra muitas fraquezas, pois muitas vezes a nossa presença é demasiado passiva e limitada.

O visual de Tomodachi Life não vai muito além do estilo usado no Mii Plaza, por isso este não é um jogo que puxe certamente pelas capacidades da consola. Existem muitos fatos e elementos decorativos, mas nada que fique para a história. A música segue o mesmo caminho, mesmo que seja até bastante agradável de ouvir. As vozes distorcidas e aceleradas das personagens são algo irritantes, mas depende também das que escolherem para cada Mii.

Nintendo 'Tomodachi Life' Game

Com toda a ilha para desbloquear, e evolução de alguns relacionamentos que dão em casamento e filhos, Tomodachi Life consegue ocupar as vossas vidas durante meses a fio, mas também vai estar sempre a exigir a vossa atenção regular, pois os Mii precisam de ser alimentados e as suas necessidades satisfeitas. Para alguns pode ser aborrecido, mas para outros vai ser das melhores coisas a chegar à Nintendo 3DS desde Animal Crossing New Leaf.

Se não se sentem culpados ou de consciência pesada por andar a controlar a vida de outras pessoas e adoram jogos deste género, então Tomodachi Life é uma boa aposta para este Verão.

tomodachi-life-analise-pn_00005

Positivo:

  • Histórias que podem envolver os vossos amigos e familiares
  • Evolução constante das personagens
  • Situações inesperadas e caricatas
  • Muito humor
  • Centenas de horas de conteúdo
  • Filhos podem migrar para outros jogos pelo Street Pass

 

Negativo:

  • Síndrome de Big Brother
  • O jogador acaba por ser demasiado passivo
  • Exige que voltem ao jogo regularmente
  • É fácil ficar de consciência pesada

pn-muitobom-ana

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram