Análise – Super Smash Bros para Wii U

super-smash-bros-wii-u-analise-review-pn-n

Smash BrosSmash Bros

Super Smash Bros pode ser daqueles jogos que não está cá desde a génese das consolas, mas é bem capaz de ser aquele que mais gente juntou em redor das mesmas.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00049

Desde que foi lançado para a Nintendo 64, esta série tem vindo a crescer em tamanho e qualidade, ao ponto do novo lançamento ser um dos mais aguardados deste ano para qualquer consola. Super Smash Bros já chegou à Nintendo 3DS e já corre em muitas Wii U. Fiquem então a saber a nossa opinião ao final de várias horas de teste exaustivas.

Para ser o mais exacto possível, este é capaz de ter sido mesmo um dos testes mais longos e multifacetados que fizemos. Primeiro demos uma vista de olhos modos que o jogo inclui na Nintendo Portugal, depois, pude explorar cada um a fundo quando o jogo chegou, uns dias depois pude finalmente jogar com o meu próprio amiibo e aceder à online, e, por fim, ao longo deste fim-de-semana, foram jogados bem mais de 100 jogos no Spawn Point para o evento de lançamento.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00052

Em termos de jogo em si, Super Smash Bros para a Wii U é bastante parecido ao da Nintendo 3DS. Existem vários modos como o Smash, os modos clássicos com montes de variações, e ao contrário da aventura que era possível jogar na Nintendo 3DS, esta foi substituída por um modo tabuleiro ao estilo de Mario Party, o Smash Tour, que é bastante bem-vindo, e, a meu ver, é uma opção muito melhor do que o da Nintendo 3DS, pois dura muito mais tempo, tem uma mecânica mais divertida e não parece tão solto dos adversários, o que torna a competição ainda mais aguerrida.

Modos adicionais como as ordens da Mão Mestra ou Maníaca também são bons desafios que aumentam a longevidade e são uma boa forma de desbloquear grande parte do conteúdo que o jogo tem bloqueado. Existe também o modo de Evento que inclui uma série de caminhos com acontecimentos clássicos, como Mario contra Bowser e Donkey Kong, ou Link e Zelda contra Peach e Mario. É um modo divertido e cheio de pequenas memórias e piadas.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00143

O modo clássico também sofreu alterações, e embora goste do novo formato de selecção de inimigos ao estilo tabuleiro, sinto que o anterior com caminhos parecia mais épico.

A grande estrela da companhia para mim e para quase todos os que jogaram Super Smash Bros na Wii U é a inclusão do Smash com 8 jogadores. Este modo é realmente caótico mas altamente divertido, ao ponto de ser muito difícil de o largar. Tanto nos jogos que fizemos na Nintendo, como durante o evento de lançamento, jogar este modo com os items ao máximo é totalmente imprevisível e confere muitas horas de diversão.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00129

Super Smash Bros para a Wii U também oferece várias formas de partilhar a diversão com outros jogadores. A maioria dos modos pode ser jogado de forma competitiva e os combates em si podem ser alterados para diversos formatos e equipas. No que respeita ao online, podem contar com modos para jogar casual e modos Ranking.

O melhor do online é que podem partilha-lo com um amigo na mesma consola. Durante os testes que fizemos, a ligação dependia mais dos jogadores do que dos servidores. Fiz dezenas de jogos sem lag com os mesmos jogadores, mas, por vezes, um novo jogador era capaz de estragar a ligação por completo.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00069

No que respeita aos amiibo, Super Smash Bros foi sem dúvida o melhor lugar para começar. Os amiibo podem ser treinados até nível 50 e aprendem com aquilo que enfrentam de forma constante. Quando bem treinados, são uma força devastadora, capaz até de eliminar toda a concorrência. Pessoalmente, acho piada aos amiibo e a todas as possibilidades que estes criam com o Super Smash Bros e outros jogos. No entanto, prefiro jogar com outros humanos e deixar os amiibo onde eles merecem, junto à minha colecção de figuras, e se possível, sem abrir a caixa.

O mais impressionante de tudo é o facto de Super Smash Bros correr de uma forma extremamente fluída em todos os modos, seja num jogo de um contra muitos ou num Smash a 8 cheio de explosões e ataques a decorrer ao mesmo tempo, tudo isto corre a 60fps e 1080p, o que é uma grande lição para as consolas da concorrência.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00040

Sonoramente, o jogo continua a ser fantástico, com os sons clássicos que todos conhecem, várias dezenas de músicas intemporais e as suas respectivas versões com remisturas. Tudo soa tão bem como parece, afinal, estamos a falar de várias composições icónicas que nos acompanham há anos.

Vou destacar ainda a possibilidade de jogar Super Smash Bros com tudo e mais alguma coisa. Podem ligar Wii Remotes, comandos da Gamecube (com adaptador), comandos Pro, clássicos, Gamepad e até a própria Nintendo 3DS, o que significa que vai haver sempre comandos para toda a gente se juntar.

super-smash-bros-wiiu-24-outubro-pn-n_00053

No entanto, confesso que Super Smash Bros peca em alguns pontos pequenos. É uma pena que esta versão não tenha trazido nenhuma personagem extra para compensar o tempo de espera e essencialmente, que não seja possível utilizar todos os cenários disponíveis no Smash a 8. Quando podem lutar em cenários como Onnet ou o do Duck Hunt, é difícil perceber como alguns cenários, como o de Wario Ware ou Garden of Hope não cabem nesta categoria. Outra queixa está relacionada com o criador de mapas, que surge aqui bastante limitado e com poucas ferramentas. É giro criar algo, mas nunca dá para fazer um cenário ao nível dos principais.

Não vale a pena estar a falar aqui muito mais do jogo do que o já foi dito. Super Smash Bros é para já o melhor jogo da Wii U, um feito tanto técnico como visual e um dos melhores party games que podem encontrar no mercado, sendo obrigatório para a vossa festa de Natal e passagem de ano, ou para noitadas com os amigos. Temos aqui mais um candidato a jogo do ano.


Vejam também a nossa vídeo-análise de Super Smash Bros da Wii U!

Positivo:

  • Novos modos são muito bem-vindospn-recomendado-ana
  • Smash a 8 é um vício tremendo
  • Visual a 1080p e 60fps constantes
  • Banda sonora fantástica
  • Podem usar o comando que mais gostam
  • Muito conteúdo para ganhar
  • Boa alavanca para a chegada dos amiibo

Negativo:

  • Podia ter mais uma ou duas personagens novas
  • Criador de cenários fraco
  • Limitações de cenários no Smash a 8

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram