Análise – Super Mario World

Super Mario World marcou o início de uma nova era para a Nintendo e para a série Super Mario. Com o lançamento da NES em 1983, a Nintendo gozou de um sucesso explosivo e iniciou uma revolução enorme no panorama dos videojogos. Super Mario era o líder desta enorme batalha, tendo recebido vários jogos para a consola. As 16-bits aparecem anos depois, e para o lançamento da Super Nintendo é escolhido um novo jogo Mario para acompanhar o seu lançamento.

Super Mario World foi então lançado em Novembro de 1990 no Japão e mais tarde nos restantes territórios, e a recepção não podia ter sido mais estrondosa, sendo um dos jogos com maior sucesso de sempre e vendendo mais de 20 milhões de unidades. Depois de receber novos lançamentos no GameBoy Advance e Wii, eis que chega agora ao Virtual Console da Wii U.

Em Super Mario World vamos controlar Mario pelo Dinossaur Land por forma a tentar salvar a princesa Peach das garras de Bowser. Esta ilha está dividida em várias secções que oferecem um tema bastante diferente conforme a nossa progressão. Isso também estará presente na construção dos níveis e nos vários perigos que iremos encontrar e evitar. A nossa progressão será feita através de um mapa de escolha de níveis, no qual iremos desbloqueá-los progressivamente. Para além dos vários níveis que iremos atravessar obrigatoriamente, existe um grande número de níveis secretos à espera para serem desbloqueados.

Como podem imaginar, Super Mario World é um jogo de plataformas. Para além de correr e saltar, Mario possui também novas habilidades que lhe irão ser úteis, como é o caso de fazer um salto em saca-rolhas e a possibilidade de planar no ar com a ajuda de um dos novos power-ups. Por falar em power-ups, para além dos conhecidos cogumelo e flor, agora temos uma pena que faz com que Mario ganhe uma capa e consiga planar no ar, bem como um balão que fará inchar Mario para chegar a zonas inalcançáveis.

Esta versão Wii U traz algumas funcionalidades que estarão presentes nos vários jogos do Virtual Console, como é a possibilidade de podermos gravar o jogo em qualquer altura e poder recuar até esse ponto sempre que apetecermos, e agora com o Pro Controller da Wii U podemos alterar a posição das acções nos botões. É sem dúvida um regalo olhar para Super Mario World da Wii U numa televisão HD, isto porque dado à alta resolução destas televisões conseguimos usufruir do jogo com uma nitidez extrema. O jogo corre simultâneamente no GamePad da Wii U, e tanto em nitidez como em ergonomia, Super Mario World está um espectáculo.

Super Mario World para a Virtual Console da Wii U é a melhor segunda opção para os mais puristas e a melhor opção para os que preferem manter-se actualizados com as tecnologias. O jogo continua espectacular tal como o deixámos, e esta versão é uma chance espectacular para voltar a experimentá-lo. Pena o preço não ser o mais amigável.

Positivo:

  • Continua a ser um jogo altamente divertido
  • Conversão para a Wii U com uma nitidez de imagem espectacular
  • Provavelmente a melhor versão do jogo
  • Qualidade de imagem no GamePad

Negativo:

  • Preço

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
golden guy

mais vale usar um emulador para jogar XD

Silver4000

I have it on my GBA!
Tem a abertura mais estupida de sempre. XD

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x