Análise – Sonic Lost World

sonic-world-lost-ana-pn_00067

De vez em quando, alguns jogos são lançados em plataformas bastante diferentes embora com o mesmo nome. Não é propriamente algo que seja inovador ou nunca tenha acontecido dentro do universo dos videojogos, mas seria de esperar que um projecto com o mesmo nome fosse o mesmo jogo.

Não foi isso que aconteceu com a versão Nintendo 3DS de Sonic Generations e é algo que não volta a acontecer com Sonic Lost World, o jogo mais recente do ouriço azul.

sonic-world-lost-ana-pn_00061

De qualquer forma e para não criar confusões (já que os dois chegaram até ao mesmo tempo às nossas mãos) eis que vos trago as análises dos dois jogos num só artigo.

Sonic The Lost World na Wii U e Nintendo 3DS segue exactamente a mesma história. Uma vez mais o Doutor Robotnick (Eggman) anda a aprisionar criaturas para criar um exército, mas desta vez tem a ajuda dos Deadly Six, seis criaturas que consegue controlar com a utilização de um objecto especial.

sonic-world-lost-ana-pn_00005

De volta à acção está Sonic e companhia para parar estes planos maquiavélicos. Isto leva a que Sonic e Tails se despenhem numa série de ilhas perdidas e suspensas no ar que exercem gravidade tal como um planeta.

Este sistema de gravidade faz com que Sonic Lost World traga à memória de imediato Mario Galaxy, embora o jogo do ouriço seja muito diferente do que Mario Galaxy oferece, trocando os puzzles por segmentos de plataformas mais velozes.

sonic-world-lost-ana-pn_00051

Seja na Nintendo 3DS ou na Wii U, Sonic Lost World engloba uma série de cenários que são jogados em 3D e outros em 2D ao clássico estilo de plataformas. A maior diferença no que toca aos mundos, passa apenas pela versão Wii U ter cenários totalmente cilíndricos e bem maiores dos que podem explorar na versão Nintendo 3DS.

No que toca a variedade, os jogos são bastante diversificados no que respeita a níveis e a variedade também é bastante boa ao longo do jogo. Mesmo que estejam num mapa alusivo ao deserto, podem entrar num nível carregado de doces ou explorar uma árvore suspensa no ar onde encontram muitas abelhas como inimigos. Esta variedade é bem-vinda e impede que tenham muitos cenários do mesmo estilo e tema de forma consecutiva.

sonic-world-lost-ana-pn_00013

Relativamente à jogabilidade, a minha opinião ficou algo dividida entre as duas versões. Se a Wii U consegue ser mais precisa e oferece melhor controlo sobre a personagem, a Nintendo 3DS dá uso a mais e melhores ferramentas para manter Sonic rápido e prático. Na Wii U por exemplo, podem fazer um Homing Attack sobre um inimigo e fazer com que Sonic pontapeie contra o vilão mais próximo, assim Sonic perde alguma velocidade, mas na Nintendo 3DS, o Homing Attack serve o modelo clássico de saltar entre inimigos que estejam marcados, o que a meu ver é muito mais útil.

Algo bem-vindo é a inclusão do botão para correr. Agora ao inclinar o analógico para a frente Sonic anda e carregando no botão, ele começa a correr. Esta adição permite destingir entre um posicionamento de salto mais preciso e as habilidades free-flow que deixam Sonic trepar por paredes, correr na horizontal entre outras habilidades.

sonic-world-lost-ana-pn_00058

Em alguns níveis a SEGA resolveu incluir certos Power-Ups (inspirados em Sonic Colours) que dão vários poderes a Sonic e várias vantagens para ultrapassar cada um dos cenários. Na maioria dos casos, estes poderes não são realmente necessários, mas em certas ocasiões vão ter mesmo de os usar e nem sempre são realmente práticos, especialmente os que dão uso aos sensores de movimentos. Não é nada de grave, mas podia ter sido pensado de forma melhor e ser abrangente aos botões físicos.

O mesmo acontece com os níveis bónus da Wii U ou de esmeraldas na Nintendo 3DS. Na Wii U existem vários níveis onde extra onde podem ganhar mais anéis e apanhar mais animais, mas estes só permitem a utilização do ecrã táctil para manobrar a plataforma que faz saltar a personagem. No caso da Nintendo 3DS, os níveis onde apanham as esmeraldas precisam de ser jogados com o giroscópio da consola, mas podem esquecer uma utilização pacífica. Eu tive de. literalmente, levantar da cadeira e fazer autênticas piruetas sobre mim próprio ao ponto de quase ficar tonto. Estes segmentos podiam muito bem permitir ao jogador escolher o método de controlo favorito em vez de estar a forçar algo, mas aqui o pior caso é mesmo o da Nintendo 3DS que se torna quase injogável se tivermos em lugares públicos.

sonic-world-lost-ana-pn_00004

Tanto na versão Wii U como Nintendo 3DS vão encontrar modos competitivos para jogar em corridas contra outros jogadores. Na Wii U podem jogar de forma local ou dar objectos a outros jogadores através do MiiVerse. A Nintendo 3DS permite que compitam com até quatro jogadores tanto online como offline.

Visualmente, quer seja na Wii U como na Nintendo 3DS, Sonic Lost World é realmente um jogo vibrante e apelativo, com cores fortes, cenários variados e muito boa fluidez. Estes elogios são ainda reforçados na versão Nintendo 3DS onde fiquei realmente surpreendido pela fluidez e qualidade dos mundos 3D produzidos para a consola portátil (as imagens não lhe fazem honra.

sonic-world-lost-ana-pn_00047

A nível de música, temos os composições clássicas da Sega com músicas bastante alegres e divertidas. Alguns temas clássicos marcam um regresso embora com algumas pequenas variações e remixes. As vozes são o costume, como tal, podem contar com vozes normais que podem ouvir numa série para os mais jovens e outras que continuam a querer furar os tímpanos.

Chegou a altura de fazer algo inédito no PróximoNível. Dar a nota final a dois jogos tão idênticos e ao mesmo tempo tão diferentes. Cada um terá a sua nota e os seus pontos negativos e positivos e embora a nota seja a mesma consegui sair ligeiramente mais satisfeito com a versão Nintendo 3DS, não por ser um jogo melhor, mas por oferecer algo bastante impressionante para uma consola portátil.

As opiniões sobre estes dois jogos tem vindo a ser bastante mista, mas embora não possa recomendar nenhum dos dois para pessoas que não sejam fãs de Sonic ou jogos de plataformas, são dois jogos bastante bons.

Sonic Lost World Wii U:

Positivo:

  • Mundos em 360º graus
  • Variedade de níveis
  • Alguns bosses desafiantes

Negativo:

  • Alguma da velocidade é perdida por certos ataques
  • Alguns power-ups pouco funcionais
  • Partilhar objectos enche mais o menu do que damos utilidade
  • Detecção de colisão nem sempre funciona bem

pn-bom-ana

Sonic Lost World Nintendo 3DS:

Positivo:

  • Altamente fluído
  • Ataques úteis que mantêm o jogo em movimento
  • Bom aproveitamento das capacidades gráficas da Nintendo 3DS
  • Cenários variados

Negativo:

  • Falta a movimentação em 360º dos níveis
  • Cinemáticas surgem totalmente pixelizadas
  • Níveis das esmeraldas são uma dor de cabeça

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

‘Alguma da velocidade é perdida por certos ataques’
Esta é a razao de haver tanto queixume e notas mistas.
Acho que a versao da WiiU està melhor conseguida, mas ainda assim gostava de ter um Sonic na TDS… hum…

Daniel Silvestre

Sinceramente não gosto daquele ataque do pontapé na Wii U, para que? Mais vale o Homing Attack da versão Nintendo 3DS que vai a todos os inimigos e mantem o Sonic em movimento 🙂

tylarth

Bem, lá vou eu comprar o lost world para a 3ds. Só espero não ficar tonto.

Daniel Silvestre

Tens de ter cuidado apenas com os níveis das esmeraldas. Confesso que não estava preparado xD

henrique oliveira

oque me deixa bem revoltado com a sega é esta mania de lançar jogos apenas para um certo tipo de console quando tinha o wii tive que vender pcausa do generation e do 4 episode 2 que não lançaram aí comprei o ps3 .

agora lançam somente para o wii-u?

sacanagem

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x