Análise – Senran Kagura: Burst

senran-kagura-burst-ana-pn_00010

São poucos os jogos que não usam algum sex-appeal para vender a sua formula, seja em que jogo for, existem quase sempre personagens bonitas com corpos talhados e atributos voluptuosos, e não falo apenas em mulheres, pois os homens também se costumam encaixar nestes padrões.

Senran Kagura: Burst é um desses jogos, mas não usa algum sex-appeal, este entra mesmo a matar, com um jogo recheado de mamas e planos de câmara onde estas e rabos das heroínas são glorificados. Será isto mau ou bom? Tudo depende da qualidade do jogo. Certo?

senran-kagura-burst-ana-pn_00009

Senran Kagura: Burst mistura dois jogos num só, Senran Kagura: Skirting Shadows e uma espécie de sequela que funciona como segundo episódio com o nome Senran Kagura: Crimson Girls.

Quando começam a jogar, Senran Kagura: Burst, este indica claramente que devem começar por Skirting Shadows e conhecer a história das ninjas “boazinhas”, as quais treinam na academia de Hanzo, para combater as ninjas más da Hebijo Academy, local onde começa a história de Crimsom Girls.

senran-kagura-burst-ana-pn_00003

Apesar da maioria das personagens de Senran Kagura: Burst serem voluptuosas, há que reconhecer que existe aqui uma boa tentativa para dar um pouco mais de conteúdo do que apenas mamas e roupa interior. São debatidos temas como a amizade, traumas de infância, confiança, amor e sacrifício. Como é óbvio, os temas estão lá mas não devem levar o jogo demasiado a sério, pois nem ele próprio faz isso.

As meninas de cada academia encaixam perfeitamente dentro dos muitos estilos e esterótipos do mundo dos Animes, existe a típica Maria Rapaz (Tsundere), a tímida, a parvinha, a séria, a mal disposta, a sonsa, etc. Ao contrário do que estava à espera, os esterótipos que costumo gostar mais, aqui não foram bem os meus favoritos e consegui simpatizar com personagens que pensava que ia detestar à primeira vista. Uma delas foi Katsuragi que passou a ser a personagem que mais usei.

senran-kagura-burst-ana-pn_00006

A campanha de Senran Kagura: Burst está recheada de missões principais que precisam de fazer com uma certa personagem e missões secundárias que podem ser feitas por qualquer personagem. Infelizmente, Senran Kagura: Burst usa um sistema de combate que precisava de ser bem mais vasto e menos repetitivo.

O estilo de combate é bastante parecido com algo como Streets of Rage, ou Golden Axe, mas apesar de ser possível atacar com ataques fortes e fracos para fazer combos, tudo isto não passa de uma ilusão. Senran Kagura: Burst incentiva a atacar o adversário com ataques fracos até surgir um círculo verde para o podermos perseguir pelo ar e repetir o mesmo processo até não dar mais. Tendo em conta que ganham mais experiência por fazer grandes combos e esta ser a forma mais fácil, simples e eficaz de os somar, acaba por ser um spam constante deste processo.

senran-kagura-burst-ana-pn_00011

Antes do combate podem entrar num estado “berserk” onde destroem a roupa para dar mais dano à custa de reduzir a defesa, mas caso queiram manter a mesma, podem lutar com o fato de escola e mudar para o fato de Shinobi durante o combate para utilizar as habilidades Ninja. É uma pena que o sistema de combate não tenha mais estilos de combos e variedade de ataques, pois podia ser bem mais profundo e recompensador.

Os melhores momentos do jogo acontecem quando lutam contra uma das rivais, que embora não ofereçam muita luta ou resistência, são bem mais interessantes de combater do que vagas de marionetas ou inimigos sempre iguais.

senran-kagura-burst-ana-pn_00016

Onde Senran Kagura: Burst investe muito é na personalização das personagens. Existem literalmente centenas de coisas que podem equipar nas vossas personagens, indo de roupas e acessórios, até bikinis e fatos completos de animais. Podem testar tudo isso num local próprio chamado Dressing Room e ver a arte e vídeos desbloqueados na Galeria.

Apreciei claramente o esforço para ter a maioria dos diálogos falados, mas em alguns momentos Senran Kagura: Burst oferece várias folhas de texto para ler que nem são totalmente acompanhadas por voz, as quais podem demorar mais de 10 minutos a ler. É uma boa forma de sabermos mais desta história, mas é também um corte demasiado longo na acção.

senran-kagura-burst-ana-pn_00012

Visualmente, Senran Kagura: Burst não é um jogo deslumbrante, mas é notório que as meninas receberam um cuidado especial, tão especial aliás, que a quantidade de polígonos a que tiveram direito faz com que por vezes o jogo sofra quebras de fluidez enormes, e muitas delas ocorrem até quando nem estão em combate, o que é realmente bizarro. Ao contrário do que é promovido, o 3D não traz nada de especial a Senran Kagura: Burst, por isso preferi jogar sem ele.

As vozes incluídas são as originais em japonês e são realmente boas (ninguém melhor que os próprios japoneses para dar voz nestes jogos ao seu estilo). A música faz lembrar os temas que podemos ouvir em Naruto, mas com a qualidade uns furos a baixo.

senran-kagura-burst-ana-pn_00013

Nem me passa pela cabeça dizer que Senran Kagura: Burst é um jogo apenas para os japoneses, afinal, este estilo de animação e séries algo perversas já são de conhecimento mundial e não são de todo tão estranhas como eram há uns anos atrás. Senran Kagura: Burst falha apenas por ser demasiado simples. Quando comparado com algo como Dragon’s Crown que segue o mesmo registo, e até tem personagens com seios enormes, fica bastante aquém do que podia ter sido.

Se gostam do estilo e não se preocupam com jogabilidade repetitiva, então não se sintam envergonhados em experimentar Senran Kagura: Burst. Não é um jogo soberbo, mas vai certamente angariar um bom número de fãs, seja pelo seu tema, pela personalidade das meninas, ou por…sim, ter mamas. Não se esqueçam que existe um Anime de Senran Kagura que podem ver caso queiram complementar a experiência do jogo.

Positivo:

  • Tentativa de criar uma história
  • Várias personagens para escolher
  • Muita personalização
  • Duas campanhas

Negativo:

  • Combate repetitivo e limitado
  • Padrão de ataques igual para quase todas as personagens
  • Várias quebras de fluidez
  • Sequências de narrativa arrastam-se demasiado

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Então a meio do combate mudam de fato e ficam com outras técninas?
Dude… como é que não pensaram nisso até agora? é uma revolução em fighting games!
Se tivessem isso bem trabalhado até compraria o jogo, agora quero um assim…

David Rodrigues

o lighting returns finalfantasy XIII 3, é isso mesmo, trocas de fato e tens outros truques

Silver4000

MAs esse não é um fighting game.
No que toca a isso até os primeiros FF o faziam.

David Rodrigues

oooh ja percebi o teu ponto de vista 😉

Kanudo

“Ao contrário do que é promovido, o 3D não trás nada de especial a Senran Kagura: Burst”

É ‘traz’, não ‘trás’.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x