Análise – Pokémon Trading Card Game

pokemon-trading-card-game-nintendo-3ds-analise-pn_00002

Em tempos, quando Pokémon ainda estava a crescer, a Nintendo e Game Freak acreditaram que os monstros de bolso tinham capacidade para saltar para o mundo do Trading Card Game. Efectivamente esse salto foi dado, mas para ajudar à massificação do jogo de cartas, foi criado um jogo para o Game Boy Color que servia como introdução para os primeiros sets de cartas.

Com tantos anos de cartas e novos jogos de Pokémon Trading Card Game para jogar online, será que a versão original lançada agora na Nintendo 3DS ainda serve algum propósito?

pokemon-trading-card-game-nintendo-3ds-analise-pn_00004

Pokémon Trading Card Game faz-vos viver novamente o sonho de ser o melhor, mas desta vez não como treinador, mas sim como o maior jogador de cartas de Pokémon, aquele que irá herdar as cartas lendárias dos melhores líderes. Para isso é preciso reunir 8 medalhas de 8 clubes e desafiar os melhores na arena.

Apesar do visual e motor de jogo utilizar o de Pokémon Red e Blue, a navegação pelos mapas é claramente limitada. Existe um mapa mundo onde se movem por pontos e apenas podem andar livremente com a personagem dentro dos edifícios. A interação entre personagens é feita ao aproximar de cada uma, tirando espaços onde o jogo vos leva pela mão em situações de aprendizagem praticamente forçada.

pokemon-trading-card-game-nintendo-3ds-analise-pn_00006

De qualquer forma, o mais importante de Pokémon Trading Card Game são os combates e apesar de ser um jogo antigo a correr numa consola antiga e com um ecrã pequeno, é impressionante o quão bem funciona e o quão avançado estava para a sua época.

As sequências de jogo de cartas são claramente limitadas devido ao espaço, o que obriga a passar por vários quadros para perceber sequer o que uma carta faz, o que torna o processo em algo bem mais demorado a início, pelo menos até as regras serem interiorizadas e começarem a decorar o que faz cada carta.

pokemon-trading-card-game-nintendo-3ds-analise-pn_00003

A velocidade do jogo até que é bastante rápida tendo em conta todos os menus que são necessários passar em cada jogada, mas o real problema surge na forma pouco intuitiva como algumas informações vitais, como a vida dos Pokémon e as cartas da mão são apresentadas em texto simples.

A nível visual, Pokémon Trading Card Game está visualmente datado, mas se a exploração feita com a personagem até se safa, a simplicidade dos menus e arte das cartas são feias e pouco apelativas, é um jogo que demonstra bem a sua idade, não só graficamente como a nível de mecânica do jogo em si, com várias regras e funções que sofreram alterações ao longo do tempo.

pokemon-trading-card-game-nintendo-3ds-analise-pn_00001

Se jogam Pokémon Trading Card Game online e não são da geração do Game Boy, então não vão tirar grande proveito deste clássico. Apesar de ser um grande jogo e um bom exemplo de boa jogabilidade para a altura em que foi lançado, só posso recomendar Pokémon Trading Card Game aos saudosistas e quem o adorou na altura.

Positivo:

  • Uma adaptação bem feita do jogo de cartas
  • Mistura entre mecânicas do RPG e TCG
  • Apelo à nostalgia

Negativo:

  • Mecânicas desactualizadas
  • Demora muito a perceber como tudo funciona
  • Visual e arte sofreram bastante no Game Boy Color
  • Só vai apelar a quem o jogou ou gosta de apostas retro

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram