Análise – Pokémon Blue, Red, Yellow

analise-pokemon-blue-red-yellow-review-pn_00001

Era eu ainda um rapazola pequeno com menos de uma década de existência quando Pokémon invadiu a Europa. A início, parecia uma coisa simples e sem grande impacto, apenas um Anime com bom aspecto, mas as coisas ganharam um novo significado quando vi o primeiro panfleto do jogo que antecipava o lançamento de Pokémon Red & Blue.

Estava quase a fazer anos, quando me ofereceram a versão Blue como prenda. Mais radiante fiquei quando me deixaram começar a jogar dois dias mais cedo. Foi assim que começou uma longa jornada no universo Pokémon e nos RPG em geral.

A minha história deve ser semelhante à de muitos, afinal, ninguém estava preparado para lidar com esta máquina de fazer dinheiro. Mas além da série e afins, os jogos da série principal sempre me pareceram honestos e genuínos.

analise-pokemon-blue-red-yellow-review-pn_00002

Jogar a versão Blue quase 20 anos depois, é um grande impacto de nostalgia, mas também a prova de que a nostalgia consegue cegar.

Tantos anos depois, Pokémon Blue e Red (Yellow já não se sente tanto), são dois jogos ultrapassados, mas que continuam a parecer tão genuínos como eram originalmente. A formula, já todos a conhecem, mas nos lançamentos da Nintendo 3DS é possível ver as limitações, a velocidade a que tudo acontece e o quão feios eram os primeiros modelos dos Pokémon.

Mas a nostalgia é cega e voltar a jogar estes jogos é um grande prazer, mesmo que estejam pejados de bugs e estejam mais que desactualizados.

analise-pokemon-blue-red-yellow-review-pn_00003

Não existem barras de experiência no ecrã, não existem forma de correr mais depressa (só bicicleta), entre outras coisas que hoje em dia já damos por garantidas. Mesmo assim, continua a gerar empatia.

Ao contrário de outros jogos da Virtual Console, aqui não podem criar save state, mas isso seria de esperar, afinal, estes Pokémon vão poder ser transferidos para o Pokémon Bank e usados nos próximos jogos. Estas são as grandes novidades e o motivo pelo qual os coleccionadores mais vão querer estes jogos, mesmo que sejam um pouco mais caros do que deviam (estava à espera de 5 euros por cada).

É verdade que esta pode não ser a análise que alguns estavam à espera, mas avaliar estes três jogos, é uma tarefa complicada, ainda para mais, quando todos já conhecem a fórmula.

analise-pokemon-blue-red-yellow-review-pn_00004

Não são certamente jogos para as novas gerações (estes até vão perguntar como conseguíamos jogar isto), mas é uma boa forma de relembrar os bons e velhos tempos (se só podem escolher um e estão na dúvida, o Yellow é o mais completo).

Por isso se já chegaram aos 10 anos, está na altura de sair de casa e ir à caça dos 151…outra vez!

Positivo:

  • Nostalgia
  • Memórias
  • Outros tempos
  • Ingenuidade
  • (Pokémon Bank)

Negativo:

  • Datado
  • Antigo
  • Novos tempos
  • Realidade
  • (Preço)

pn-muito-bom-2016-3

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram