Análise – Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies

Ao alargar o espectro da indústria dos videojogos com mais companhias e consolas, também é possível que as produtoras arrisquem com todo o estilo de jogos.

Phoenix Wright: Ace Attorney é um dos grandes sucessos da Capcom e uma série de culto, mas o existência como jogo é debatível, afinal pode ser visto mais como um livro interactivo do que algo jogável.

É aqui que entra o factor variedade que pesa tanto e dá a Phoenix Wright: Ace Attorney o lugar que merece como uma das séries de destaque da indústria. Se existem RPG, jogos de desporto, luta, estratégia e até gestão, porque não pode ser Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies uma opção?

Como já devem ter percebido, Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies é exactamente aquilo que sempre foi, uma enchente de linhas de diálogo que precisam de ler durante vários minutos antes de poderem fazer seja o que for.

Tal como nos tribunais a sério, cada caso neste jogo coloca a defesa e a acusação frente a frente em disputas que mais parecem um jogo de luta ou Ténis, deixando ao jogador a responsabilidade de desmascarar a acusação ou as testemunhas e declarar a verdade.

É aqui que entra finalmente a jogabilidade de Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies, ou seja, depois dos vários diálogos, podem finalmente juntar as peças com os objectos ou pistas disponíveis e tentar ganhar vantagem que leve até à verdade. Estas pistas podem surgir directamente em tribunal, mas existem segmentos mais interactivos em que visitam os locais do crime para recolher o que acham mais útil.

A grande novidade na investigação está na introdução de Athena, a nova personagem feminina que utiliza uma máquina inteligente que consegue detectar inconsistências nos depoimentos e assim encontrar mais pistas. Esta novidade é interessante mas podia ter sido mais trabalhada pois é demasiado linear e óbvia na vasta maioria dos casos.

Embora possa parecer que fiquei aborrecido pela pouca jogabilidade e paredes de texto, a verdade é que a forma como os diálogos estão encadeados, as coisas que são ditas e o desenvolvimento de cada caso são realmente divertidos e interessantes o suficiente para deixar o jogador agarrado à espera dos próximos desenvolvimentos. Quando descobrimos o caso, é impossível não nos sentirmos realizados e quando as pistas não batem certo sentimos um certo pânico a acumular, o que é uma das grandes virtudes desta série.

Visualmente, a passagem para a Nintendo 3DS não trouxe muito mais do que uma melhoria visual. O efeito 3D em si não inclui nada de novo além de um brilho extra às personagens que alguns vão gostar de utilizar. As personagens estão mais apelativas que nunca e só é uma pena que a sua base de movimentos se repita tanto.

Embora tenham sido incluídas algumas vozes em Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies, a vasta maioria do jogo dá uso apenas ao texto escrito, o que é uma pena. Pode ser que no futuro este departamento comece a ganhar mais força. Já no que toca à música, esta é bastante boa, com o destaque óbvio para o tema clássico da série e alguns sons que se ouvem quando é dada alguma resposta ou dito o clássico “Objection!

É verdade Phoenix Wright: Ace Attorney não é um jogo para todos e pode ser até bastante aborrecido, mas quem joga em procura de uma boa história com boas personagens, então Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies é uma aposta válida. Não traz muito de novo, mas continua a oferecer aquilo que os fãs procuram e querem desta série.

Positivo:

  • Narrativa
  • Personagens carismáticas
  • Humor
  • Sensação de vitória e aperto dos casos
  • Athena é uma boa adição

Negativo:

  • Paredes de texto intimidantes
  • Podia usar mais vozes
  • A habilidade de Athena não foi bem explorada
  • As personagens podiam ter mais animações

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_GM_

Óptimo. Eu procuro mesmo é uma boa história. Espero que não haja MUITO neste jogo relacionado com jogos anteriores que desta série só joguei o primeiro de todos.

Silver4000

Provavelmente so as personagens. Que podes ficar à nora ou ver spoilers (tipo o trailer, onde mostrou o Phoenix a guardar a foto de uma rapariga qualquer, namorada?).

Silver4000

Verdade, eu a primeira vez que vi pensei que era so texto e que devia ser aborrecido, mas depois de experimentar o Layton Brothers (gràtis no iOs) fiquei curioso em relação ao Ace Attorney e decidi arriscar ao comprar o primeiro.

é bastante bom, e apos todas aquelas colunas de texto temos finalmente a “acção” à procura de pistas e no tribunal, que nos deixa mesmo entusiasmados.

Também concordo com “Personagens Carismàticas”, é impossivel não gostar de nenhuma no primeiro jogo x)

Agora uma pergunta, esta passagem para o 3D foi feita neste jogo ou nos que sairam na DS? “Afecta” alguma coisa? Tipo, o primeiro é com imagens, ao estilo BD (por assim dizer), neste com as personagens a moverem-se e isso dà uma sensação estranha?

_GM_

Talvez dê para veres objectos/áreas em 3D.. talvez assim conseguem “esconder” pequenos detalhes de uma forma melhor e mais subtil.

Silver4000

Sim isso iam ter, não me lembrei de especificar, falo das partes no tribunal, a piada antes era porque as reacções e o OBJECTION combinavam com o estilo, agora como são persoangens em 3D e a moverem-se tem outro ar.

_GM_

Eu acho que os fãs gostaram. No entanto eu não joguei sequer a demo… 😛

Nirvanes

Não sabia que te tinha despertado depois do Layton Bros! Fico contente por ter ajudado a isto então 😛

Silver4000

Yap, graças a ti vou gastar mais dinheiro 😛 por bons jogos.
Tenho é de comprar o Layton brothers, mas isso tem de ser quando tiver um Androide ou iOs so para mim…

Nirvanes

Cool! 🙂
Eu estraguei o meu telemóvel olha ainda nem joguei muito mais casos! Mas cheguei a comprar o primeiro pacote.

Nirvanes

Não sabia que te tinha despertado depois do Layton Bros! Fico contente por ter ajudado a isto então 😛

Nirvanes

Não sabia que te tinha despertado depois do Layton Bros! Fico contente por ter ajudado a isto então 😛

Nirvanes

É preciso ter paciência e se calhar é um jogo de nichos, mas acho que quem gosta adora. Não é de ficar indiferente.
Eu adoro histórias de detectives, histórias noire e de crimes. Também sou um grand efã de banda desenhada. Isto tudo é uma junção do que o Ace Attorney é por vezes, é uma visual novel e atrai-me imenso porque apesar de não ser muito ‘jogável’ (e o conceito é relativo) são sempre histórias incrivelmente boas com excelentes diálogos. Um RPG tem quase tanto diálogo como este tipo de jogos e raramente alguém se queixa disso! É por ser muito diálogo seguido? Não sei. É uma questão de perceber a tolerância de cada um para um bom plot que se constrói à base de diálogos. Se querem jogar só pelo divertimento o Ace Attorney não é para vocês… mas se adoram uma boa história interactiva…!
Desde que tive a 3DS que tive o prazer de jogar jogos como o Hotel Dusk, o Ace Attorney e agora o Ghost Trick. Todos memoráveis e nenhum deles realmente ‘jogável’, mas são jogos que a longo prazo são terrivelmente envolventes porque a chave é a sua história e a curto prazo são bons para ir jogando e para tempos mortos. Aliás é nisso que esta consola é boa… tem jogos que conseguem chegar a bem mais de 15h de longevidade sem perder as características que um jogo portátil tem de ter que é ocupar tempos mortos de esperas e viagens de autocarros (algo que a 3DS faz muito melhor que a Vita na minha opinião).

De resto boa review, tenho pena que não leve melhor nota porque eu dava melhor claro 😛 mas são só opiniões!
Fico ansioso para o poder jogar!

Rogerio Ap Silva de Andrade

Desculpe-me, mas Ace Attorney é, basicamente, um romance interativo, como diz o nome original “interactive novel”, então não faz sentido queixar-se das paredes de texto e da pouca jogabilidade, pois romances interativos são assim. Isso é uma característica desse tipo de jogo e não exatamente um “defeito” ou característica negativa. Essa categoria de jogo se consome pela história e não pela jogabilidade. É um estilo bem diferente de jogos de puzzle, como Professor Layton ou Catherine

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