Análise – FIFA 14

Com a temporada 2013/14 já em andamento eis que chega um dos jogos que irá colar os amantes do mundo do futebol ao comando da consola, o FIFA 14. A série FIFA tem estado em grande nos últimos anos e parece não querer perder o seu lugar de destaque, a EA Sports lançou vários vídeos com as novidades de FIFA 14 mas como será que tudo se traduz na prática?

FIFA 14 apresenta-se com um visual renovado, os menus e a navegação pelas várias opções do jogo levaram uma lavagem e parecem mais fáceis e intuitivos. A nova interface da série FIFA permite ainda mais fluidez ao navegar pelos muitos modos de jogo de FIFA 14. Quanto aos modos de jogo mantêm-se os mesmos, Carreira, Épocas e FIFA Ultimate Team continuam a ser os modos principais, mas podemos contar ainda com o Pontapé de Saída, Arena, Jogos de Perícia, Clubes Pro, Torneio e FIFA Interactive World Cup. Existem imensos modos de jogo e cada um com as suas variantes o que torna quase impossível que um verdadeiro fã se canse do jogo. Os mais experientes na série certamente já sabem o que esperar de cada modo de jogo, mas para aqueles que ainda não estão muito familiarizados com o jogo da EA Sports fiquemos com uma pequena explicação. Pontapé de Saída permite fazer um jogo rápido até 7 jogadores entre as equipas selecionadas, mas se vários jogadores se encontram na mesma consola nada como o modo Torneio que, como o próprio nome indica, serve para fazer torneios a solo ou entre vários jogadores, sendo que o nº de jogadores permitidos aqui é apenas limitado pelo nº de equipas presentes no torneio.

Épocas possibilita disputar online o título da divisão em que te encontras ou tentar vencer a taça correspondente à tua divisão. A taça consiste no tradicional sistema knock-out e apenas está disponível periodicamente, já o ataque ao título da divisão é feito através de 10 partidas onde terás que atingir um determinado nº de pontos para te manteres na divisão atual ou para subir à divisão seguinte. Quanto mais avançada for a divisão mais pontos serão necessários para a subida. FIFA Ultimate Team (FUT) é um modo de jogo mais complexo, aqui começarás com jogadores não muito fortes e terás de ir comprando pacotes com mais jogadores, contratos, emblemas, etc… Se quiseres algo em específico podes sempre ir às transferências e comprá-lo diretamente lá. Qualquer compra é efetuada com moedas ou fifa points que podem ser ganhas ao vencer torneios ou ligas FUT ou compradas na store. Tanto os torneios como as ligas podem ser jogados online ou a solo. Um dos aspetos importantes aqui é a química entre os jogadores, não basta ter os melhores, aqui os jogadores do plantel devem ter uma boa relação entre si para a equipa funcione no pleno das suas capacidades. A química é alcançada tendo jogadores da mesma nacionalidade, mesma equipa ou mesma liga na equipa e em posições que os coloquem em direta interação uns com os outros.

Relativamente a modos online em Clubes Pro poderás criar o teu próprio jogador o único que irás controlar em campo, aqui vários jogadores encontram-se online para desempenhar uma função em específico do plantel e será a sua habilidade a jogar juntos que fará a diferença. Em FIFA Interactive World Cup participa-se numa espécie de modo Épocas mas os jogadores de todas as equipas têm a mesma pontuação, 85. Cada posição tem os seus atributos específicos iguais para todos os jogadores, ou seja aqui não será tanto o jogador X ou Y a fazer a diferença mas sim as capacidades de quem tem o comando na mão.

Carreira oferece ao jogador a escolha de jogar como um jogador apenas ou ser um treinador. Sendo um jogador pode criar-se um jogador novo ou utilizar um jogador já existente, depois toma-se conta da carreira desse jogador e a sua prestação em campo determinará a evolução do jogador. Sendo treinador iremos controlar uma equipa, o plantel, as transferências, renovações de contrato, ir a conferências de imprensa e, claro, jogar com a equipa escolhida. Este ano a grande novidade deste modo de jogo é a forma como as transferências se desenrolam, agora antes de contratar um jogador tem de se enviar o olheiro para um local e apenas teremos informações de acordo com os relatórios do olheiro, pesquisar um jogador não nos dá qualquer informação sobre o mesmo e é o mesmo que tentar encontrar uma agulha num palheiro.

Como forma de treino há ainda a Arena onde podes praticar os remates, situações de um para um, truques com a bola e muito mais. Existe ainda o Jogos de Perícia onde temos de cumprir desafios de vários tipos e dificuldades, estes desafios estão também disponíveis durante os loadings antes de cada partida.

A jogabilidade este ano está bastante diferente, o controlo de bola e a forma de os jogadores se moverem altera por completo a forma de jogar, os movimentos dos jogadores estão agora mais dependentes do seu equilíbrio e da força necessária para contrariar o movimento anterior, sendo que depois o seu toque de bola também terá uma palavra a dizer. Estas não são as únicas novidades no que toca à jogabilidade, os puxões e as bolas divididas também mais realistas, cada disputa corpo a corpo está agora mais de acordo com as leis da física. A IA em geral está muito boa com desmarcações, o apoio no ataque e especialmente nos foras de jogo, tanto os atacantes como os defesas parecem estar muito alerta para essa situação. Apesar da IA estar bastante boa a verdade é que ainda se encontram alguns bugs como jogadores a ignorarem a bola por completo ou simplesmente a agirem como se esta não se encontrasse a passar junto a eles. Os remates também foram melhorados, agora a bola tem trajetórias mais próximas das que podemos assistir na vida real, desde remates com trajetórias irregulares a remates enrolados e inofensivos (excetuando alguma sorte à mistura). Os guarda-redes estão a pedir umas mexidas nos seus movimentos para conseguirem corresponder ao nível de realismo que o resto da jogabilidade apresenta.

Em termos visuais não se consegue vislumbrar diferenças significativas, as texturas das roupas parecem agora mais realistas quando jogamos à chuva, os calções dobram nas pontas com o movimento, no entanto as camisolas continuam a esticar com o mover dos braços dos jogadores. O grafismo começa a mostrar-se aquém do encontrado em outros jogos no mercado, mesmo em relação à concorrência. O cabelo, por exemplo, continua a ser algo a que a EA Sports dá pouca importância, além de pouca diversidade não estão muito realistas e continuam a não responder à força da gravidade. O ambiente no estádio permanece inalterado e começa a ficar muito para trás em relação à concorrência. Visualmente, FIFA 14 não está nem perto de encher o olho no entanto parece reagir melhor a iluminação, existindo menos reflexo nas texturas que supostamente não deviam refletir luz. Poucas foram as evoluções neste capítulo.

A EA Sports corrigiu alguns erros sonoros que FIFA 13 apresentava, FIFA 14 está mais polido neste aspeto que o seu antecessor mas ainda é possível notar que os festejos dos adeptos terminam bruscamente como se toda gente no estádio parasse de festejar ao mesmo tempo. Os sons provenientes do terreno de jogo estão bastante realistas tal como os comentários o que ajuda ao ambiente imersivo que FIFA 14 tenta transpor para o jogador. Quanto à playlist, essa continua extensa e com músicas para todos os gostos, pode ouvir-se Bloc Party, Nine Inch Nails, Jonh Newman, The Royal Concept e muitos mais.

Resumindo tudo isto estamos na presença de um excelente jogo que consegue captar muito bem a essência do futebol, a sua jogabilidade melhorada confere um sentido muito realístico ao jogo. Apesar dos gráficos não serem muito bons, FIFA 14 como um todo demonstra-se em grande forma com imensos modos de jogo e uma banda sonora para todos os gostos. Os adeptos de futebol têm aqui uma óptima escolha para este final de ano.

Positivo:

  • Jogabilidade muito realista
  • Físicas da bola e dos jogadores
  • Muitos modos de jogo
  • Nova interface

Negativo:

  • Algumas falhas de IA
  • Gráficos deixam algo a desejar

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alpha

mais 1 ano melhor que o PES…..

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x