Análise – PES 2015

pes-2015-analise-review-pn-n_00020

Chegou finalmente aquela altura do ano. A época em que os dois grandes do futebol já estão nas lojas e onde cada um escolhe o seu lado.

Este ano, FIFA 15 chegou primeiro, enquanto PES 2015 resolveu aguardar mais um pouco pela altura ideal. Será que o treino adicional resulta numa vitória?

pes-2015-analise-review-pn-n_00018

PES 2015 começa logo a facturar mal iniciam o jogo. Os menus são bastante bons, com uma apresentação limpa, clara e instruções bem concebidas para cada elemento.

Apesar de não ser obrigatório num jogo de futebol, os menus estão recheados de uma banda sonora licenciada de boa qualidade, que inclui artistas como Avicii, Imagine Dragons, Bastille e Calvin Harris, entre outros, que ambientam de boa forma estes momentos.

Pro Evolution Soccer 2015_20141113224551

Em relação a modos, PES 2015 não mudou nem acrescentou muita coisa quando comparado com o anterior, mas o que existe foi ampliado ou melhorado, como o MyClub que é uma evolução do Master League Online, e um aproximar do que é o FUT em FIFA, sendo possível ganhar jogadores com agentes que trazem jogadores para a equipa.

Além do MyClub que está ligado necessáriamente ao Online, continua a existir a Master League com várias vertentes e competições e o Rumo ao Estrelato, onde jogam apenas com um jogador e tentam subir na carreira.

PES_Neymar

Mas o que interessa realmente está no campo, e este ano, PES 2015 está bem melhor que no ano passado.

Começando pelo aspecto visual, os jogadores, terreno de jogo e outros elementos como os equipamentos, público e apresentação do evento, estão muito bons. O Fox Engine brilha em toda a sua glória, e especialmente com os jogadores mais conhecidos, as parecenças com os jogadores reais estão muito bem conseguidas.

pes-2015-analise-review-pn-n_00001

No que toca ao jogo em si, PES 2015 consegue ser um dos jogos mais responsivos e afinados que joguei do género. A forma como os jogadores se movem, a forma como recebem a bola e o contacto são do mais fluído e dinâmico que a série já mostrou e tirando apenas algumas das faltas, o contacto físico parece natural.

A inteligência artifical deste ano também parece muito melhor. Os jogadores que defendem conseguem atencipar-se à bola como deve ser, ficam nas posições certas, e só alguns momentos de ataque é que parecem não encaixar tão bem. A força do passe ou desmarcação funciona bem e faz toda a diferença.

Pro Evolution Soccer 2015_20141113230328

Ao longo das minhas sessões de jogo não encontrei grandes bugs ou problemas nas partidas, e até as míticas “pesices” que estragavam um jogo com momentos injustos, parecem ser muito mais raras.

A única queixa que tenho, acaba por estar relacionada com os guarda-redes, que parecem agora bem mais incompetentes que nos jogos anteriores, quando estão no um para um, ou defendem um remate de forma incompleta, resulta quase sempre num golo fácil.

pes-2015-analise-review-pn-n_00019

Uma das grande novidades deste ano, é a implementação de actualizações recorrentes das equipas e jogadores, que implementam alterações a determinados valores ou estratégias das equipas segundo o que fazem no mundo real.

É uma pena que muitas ligas e equipas importantes continuam a não estar licenciadas. A sua falta é sentida, e é uma pena ver caras conhecidas em equipamentos que não são os seus.

Pro Evolution Soccer 2015_20141113230234

Não esquecer que PES 2015 continua a manter comentários e localização escrita em português. Os comentadores continuam a ser Pedro Sousa e Luís Freitas Lobo, que fazem um bom trabalho, embora se repitam em demasia. Neste departamento, jogos como NBA 2K ou NHL mostram que é possível fazer melhor.

A primeira vez que joguei PES 2015 fiquei bastante satisfeito com a experiência, e o resultado final consegue ser ainda melhor. A Konami fez um grande trabalho e conseguiu aproveitar a passagem de geração para dar o fulgor que PES precisava.

Vejam também a nossa vídeo-análise de PES 2015!

Este é um grande ano para os fãs de jogos de futebol, com duas grandes apostas. Porém, enquanto FIFA perdeu um pouco de fulgor, PES 2015 aproveitou para melhorar imenso. Embora as notas sejam iguais, se tenho de escolher um dos dois, para mim, PES 2015 é o vencedor deste ano.

Positivo:

  • Apresentação visual e menuspn-recomendado-ana
  • Banda sonora
  • Bons gráficos
  • Jogabilidade fluída
  • Actualizações de jogadores e equipas
  • Divertido de jogar

Negativo:

  • Muitos clubes e ligas sem licença
  • MyClub ganhava mais se fosse menos FUT
  • Comentários tendem a repetir
  • Guarda-redes estão menos eficazes

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram