Análise – Mortal Kombat 11: Aftermath

Foi no ano passado que a Netherrealm nos fez regressar ao seu universo de Mortal Kombat com Mortal Kombat 11, um novo episódio da saga que continua a rescrever a história original (podem ler a análise de Mortal Kombat 11 aqui).

Apesar do que todos podiam esperar, não foi preciso esperar mais alguns anos por Mortal Kombat 12 para saber como é que a história ia continuar, pois Aftermath é a expansão que segue a história exactamente onde o jogo do ano passado ficou.

Mortal Kombat 11: Aftermath é um conjunto de conteúdo em formato de expansão que inclui cerca de duas horas de história cinemática e a introdução de três personagens, Fujin, Sheeva e Robocop. Se os dois primeiros já são conhecidos dos fãs de Mortal Kombat, Robocop faz agora a sua estreia como personagem convidado. As três personagens são boas adicções, mas nem todas estão ao mesmo nível.

Aquele que é claramente mais virado para o jogador casual e que adora fazer spam de coisas à distância é o Robocop. É um lutador menos móvel que tem por base ataques de longo alcance e que está melhor quando consegue criar espaço. Não é impossível ver demasiado spam de ataques, o que o torna o mais aborrecido e básico dos três. Havia muito mais espaço para o melhorar, mas é claramente mais interessante a sua presença que a sua participação.

Sheeva é o intermédio, o facto de necessitar de próximidade e de criar combos que resultam da pressão que devem exercer, fazem dela um oponente bastante forte. Por vezes parece que a enxurrada de ataques bem executados, fazem dela uma personagem que não para de atacar. Estar próximo é o ponto alto de Sheeva e os vários ataques que permitem agarrar o inimigo são bons para inciciar combinações mais longas e desafiantes de fazer.

Fujin é a personagem mais avançada e a mais interessante das três. Fujin é um lutador que utiliza o vento para atacar e movimentar pelo cenário. Isto faz com que seja possível jogar com variáveis que precisam de ser pensadas com antecedência. Coisas como correr pelo ar, bloquear ataques e conseguir impedir movimentação do adversário são boas ferramentas que podem compilar. A velocidade e as possibilidades de viajar pelo ecrã com vários ataques, acabam por fazer dele o mais versado e interessante de todos os que foram adicionados na expansão.

No que respeita à história, Mortal Kombat 11: Aftermath tenta novamente mexer com as questões temporais, misturando a presença de algumas personagens novas com as antigas. O centro desta expansão é claramente Shang-Tsung que tem uma presença muito boa e cheia de personalidade na história. Embora a narrativa não desenvolva por aí além, dá para perceber para onde a equipa está a apontar a história do próximo jogo.

Ao contrário do que possa parecer, Mortal Kombat 11: Aftermath não oferece muito mais, pois as novidades mais recentes como as Friendships, cenários de combate e afinamentos foram todos incluídos através de um patch disponível para todos, o que nos coloca na questão do valor real da expansão.

Se não compraram o jogo original ou e nenhum dos conteúdos lançados por DLC, então Mortal Kombat 11: Aftermath é altamente recomendado, pois acaba por incluir praticamente todas as personagens e coisas que foram lançadas até agora, o que é um preço muito bom. Para quem já o tem e em especial, comprou tudo até agora, pagar 39 Euros por duas horas de história e três personagens é pedir demasiado, o que ao somar com tudo o que já compraram antes é um valor elevado.

Tudo depende aqui de quanto gostam do jogo e se querem investir já (sem esperar por uma possível redução de preço). Como é óbvio, para quem ainda não o comprou, esta é a versão definitiva e mais valiosa que podem encontrar (e podem subir a nota final do Bom para o Muito Bom). Mortal Kombat 11 é um grande jogo de luta e a adição de Aftermath faz dele ainda melhor como um todo, agora devidamente completo e recheado de conteúdo.

Positivo:

  • Três personagens bastante distintas
  • História interessante
  • Versão completa é um grande negócio

Negativo:

  • História acaba depressa
  • Podiam ter sido adicionadas mais coisas
  • Caro para quem comprou tudo até agora

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram