Quem diria que já lá vão mais de 10 anos desde que Mario & Luigi: Superstar Saga chegaram ao Game Boy Advance.
Sendo o primeiro jogo de RPG de Super Mario desde o próprio Super Mario RPG, este regresso foi tão bem sucedido que deu origem a mais jogos, onde se inclui até o Mario & Luigi: Dream Team, que foi analisado aqui no site.
Sendo um fã enorme de RPG, este foi mais um dos jogos que joguei no meu Game Boy Advance na altura, e é sempre bom revisitar estes jogos agora no Virtual Console da Wii U. Será que este primeiro jogo ficou datado com o lançamento dos restantes na Nintendo DS e 3DS?
A verdade vem logo ao de cima mal começam a jogar Mario & Luigi: Superstar Saga. O modelo de combate e exploração das sequelas não mexeram muito no sistema original, por isso este continua a estar bastante actual.
Estamos a falar num jogo de plataformas com vista área que recorre a combates por turnos. No entanto, Mario & Luigi: Superstar Saga é bem diferente da maioria dos RPG.
Quando se movimentam pelos cenários, podem dar uso aos dois botões para fazer saltar Mario e Luigi, usar habilidades para aceder a zonas mais distantes ou complicadas, ou atacar os inimigos para ganhar iniciativa.
Já em combate, as coisas também são mais dinâmicas, pois embora existam turnos, os ataques e defesa dependem dos vossos timings. Ou seja, quando atacam ou são atacados, podem fazer certas acções de contra-ataque ou para dar mais dano. Este sistema é altamente divertido e bem mais apelativo que o sistema clássico de escolher os ataques e ver as personagens a atacar sem que nos seja possível fazer alguma coisa.
Outra coisa boa dos jogos desta série é o humor e a forma como estes conseguem satirizar o próprio mundo de jogo. Nesta aventura um inimigo de um país vizinho ao Mushroom Kingdom rouba a voz da princesa Peach e troca-a por palavras explosivas. Como se isso não fosse caricato por si, Bowser aparece e obriga Mario a formar uma aliança para que a voz seja recuperada, e assim, Bowser a possa raptar sem perigo. Melhor enredo impossível certo?
Jogar Mario & Luigi: Superstar Saga tanto no ecrã como no Gamepad da Wii U funciona realmente bem e o seu visual mais cartoon é fantástico, pois não fica demasiado pixelizado. Até as letras estão com boa definição (um problema que encontrei em Advance Wars). Além do mais, podem contar com o Save State da consola que dá imenso jeito num RPG.
Advance Wars pode ser um grande jogo, mas tenho a dizer que recordar Mario & Luigi: Superstar Saga na Wii U foi o que me soube melhor até agora e vai certamente encher as medidas dos fãs de RPG e não só.
Positivo:
- Sistema de RPG dinâmico
- Continua a ser actual
- Humor
- Longevidade
- Não perde muito num ecrã maior
- Inclui o extra do Mario Bros. original
Negativo:
- Alguns tutoriais alongam-se por demais
- Nintendo Switch 2 anunciada para 2025 - Janeiro 16, 2025
- Dragon Ball Z the Legend ainda é dos melhores jogos da série - Janeiro 10, 2025
- Está na altura do regresso de SOCOM - Janeiro 8, 2025
Eu quero tanto voltar a jogar isto! *.*
Eu percebo que sim. Vale a pena : D
SEMPRE OS TUTORIAIS! AAAARGH
Não percebo se concordas que são longos ou não concordas com o ponto negativo xD
Concordo!! Já percebi que em todos os jogos da saga os tutoriais são altamente irritantes. 40h de Dream Team e ainda me ensinavam coisas….! Que raiva!
Que aspecto excelente 😀
Este é dos jogos que envelheceu bem
Eu quando descobri este jogo fiquei impressionado, Algo diferente do Màrio habitual, e era um RPG diferente dos habituais.
Nunca cheguei a concluilo mas estava bastante bom.