Análise – Advance Wars

advance-wars-wiiu-gba-ana-pn_00001

Recentemente, a Nintendo anunciou a chegada à Wii U de vários jogos do Game Boy Advance através do seu serviço de Virtual Console, entre eles, um dos primeiros a chegar foi Advance Wars.

Esse foi também o primeiro jogo que puxe experimentar neste serviço, e tendo em conta que já o tinha jogado no Game Boy Advance, foi possível ver como foi feita a passagem do jogo para o grande ecrã.

advance-wars-wiiu-gba-ana-pn_00002

Para quem não o conhece, Advance Wars é um jogo de estratégia militar com uma variação de RPG, num teatro militar fictício e bem mais alegre do que os restantes jogos de guerra.

A ideia aqui passa por controlar batalhões que se enfrentam em combate contra os inimigos. Os movimentos de cada pelotão estão limitados às suas capacidades, o que permite mover um certo número de casas.

advance-wars-wiiu-gba-ana-pn_00003

Os fãs de jogos tácticos como Final Fantasy Tactics ou Disgaea vão reconhecer o estilo de imediato, mas Advance Wars ainda torna os encontros entre unidades mais estratégicos tendo em conta as unidades que estão no pelotão, aproximando-o bastante de Fire Emblem (não fosse este jogo feito pelo mesmo estúdio).

Apesar de aparecer um pouco mais esticado na Wii U, o visual de Advance Wars ainda funciona bem nos dias que correm, devido aos desenhos em Anime das personagens e caricaturas das unidades no mapa ou em combate. Ao esticar a imagem, algum do texto ficou um pouco mais difícil de ler, mas não ilegível.

advance-wars-wiiu-gba-ana-pn_00004

Sendo um jogo de Virtual Console, podem contar com o regresso do modo Save State que vos permite gravar a qualquer altura. Em jogos como este, que requerem tácticas cuidadas, os menos pacientes ou novatos vão poder repetir as suas acções sem grandes penalizações, podendo recarregar o ficheiro gravado imediatamente.

Advance Wars é um dos grandes clássicos dos jogos tácticos e de estratégia e conseguiu criar um legado de títulos muito bem sucedidos. Mesmo depois de tantos anos, ainda continua a ser um exemplo. Se este é o vosso estilo de jogo, então é uma boa adição à vossa Wii U.

advance-wars-wiiu-gba-ana-pn_00005

Positivo:

  • Jogo táctico de excelênciapn-recomendado-ana
  • Muitas horas de jogo
  • Save State pode parecer batota, mas dá jeito

Negativo:

  • Leitura dificultada por vezes com o esticar da imagem
  • Não é tão vasto e pessoal como Fire Emblem

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...