Análise – Korg M01D

korg-m01-d-rev-top-pn

A música é um aspecto praticamente indispensável hoje em dia nos videojogos. É um dos maiores complementos deste meio e hoje em dia existem jogos que são praticamente pensados com a música em mente. Outras experiências são pensadas com a jogabilidade baseada na música, havendo jogos de ritmo como Guitar Hero, Dance Dance Revolution ou até um jogo mais clássico e obscuro da PSOne de nome Vib Ribbon.

Como ferramenta electrónica, as consolas também podem ser usadas para criar música, como é o caso da marca japonesa Korg e a Nintendo. Já havia sido lançado para a Nintendo DS o KORG DS-10 e agora chega-nos o KORG M01D. Este software criado pela Detune oferece uma emulação do teclado de nome KORG M1 lançado no final dos anos 80 e eis que é lançado na eShop da 3DS.

korg-m01-d-rev-1-pn

Em termos de estética o software oferece um aspecto visual muito idêntico ao do KORG M1. No ecrã superior da consola iremos ter grande parte das vezes o ecrã do sintetizador para nos mostrar informações vitais da música que estamos a fazer como velocidade, nome da música, espaço disponível e outras mais. Todo o resto é passado no ecrã inferior, sendo este o mais importantes dos dois.

KORG M01D funciona como um sequenciador onde os vários instrumentos e notas serão colocados ordenadamente e o software irá tocar os mesmos um de cada vez. Existe uma grande variedade de instrumentos para criarmos a nossa música e é relativamente fácil e muito recompensador quando conseguimos criar algo que nos agrade, seja uma música original ou uma cover de uma música que adoramos.

Temos oito faixas para colocar os vários instrumentos que desejamos e graças a isso a dinâmica da música que vamos poder criar pode ser bastante ampla e cheia de pormenores. Para a criação da música de várias maneiras, como por exemplo criar um padrão de notas e repeti-lo constantemente com uma batida em acompanhamento, ou então criar uma peça mais complexa com instrumentos mais requintados e menos utilizados para algo mais avant-garde. A imaginação será o limite.

Infelizmente, tive alguns problemas com a apresentação demasiado arcaica deste software. Apesar de ser uma emulação do teclado antigo, algumas letras são demasiado pequenas e as opções que aparecem no ecrã são pouco ergonómicas. Até ficar familiarizado com o KORG M01D, andei perdido nos vários ecrãs durante um tempo excessivo e certas opções que aparecem no ecrã em diminutivos permanecem uma incógnita ainda hoje.

korg-m01-d-rev-2-pn

Existem funcionalidades interessantes como o simulador do joystick que hoje em dia em equivalente ao ecrã de um Kaoss Pad e que permite uma manipulação ainda mais interessante da música que estamos a produzir. Podem também partilhar e descarregar música através da internet, mas infelizmente nunca o consegui fazer devido a um erro.

Passando a apresentação arcaica, KORG M01D é um software com um potencial excelente. Ter a possibilidade de levar para qualquer lado esta ferramenta para criar música é uma mais valia excelente, mas se procuram algo que vos ensine bases sobre música ou algo mais user-friendly, então poderão sair daqui desapontados.

Positivo:

  • Uma óptima ferramenta
  • Variedade de efeitos e instrumentos
  • Emulação excelente do KORG M1

Negativo:

  • Visualmente pouco apelativo
  • Poderá ser confuso para alguns

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alpha

bem só para quem for fanático por música e creativo de outro modo passa ao lado

Nirvanes

Acho que é caro, é um ponto negativo.

Silver4000

Quanto?

Nirvanes

15 ou 20 euros.

Silver4000

Sim, está carote.

Silver4000

Ui que o ecrã da 3DS é tão pequenino.

LuisLimox

Na verdade o ecrã não prejudica assim muito. O estilete facilita bem a tarefa.

Silver4000

Acredito, mas ainda assim, que impressão ver um ecrã tão mini.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
8
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x