Análise – Inazuma Eleven 3: Team Ogre Attacks!

inazuma-eleven-3-team-ogre-attacks-rev-top-pn

Se o futebol é o vosso forte, então já devem ter ouvido falar da série Inazuma Eleven que gerou um videojogo e uma série anime. Tanto num como no outro formato, esta série leva ao extremo as possibilidades físicas do ser humano para praticar a dita modalidade, e bem ao género Captain Tsubasa. O sucesso foi crescendo e a criação da Level-5 já leva bastantes capítulos no seu reportório. Enquanto o público japonês está bastante imerso na série GO que ainda está para ver a luz do dia no ocidente, nós temos acabamos de receber as várias versões de Inazuma Eleven 3.

Depois de Bomb Blast e Lightning Bolt, eis que chega a terceira versão de Inazuma Eleven 3 de nome Team Ogre Attacks! A diferença entre as várias versões centra-se no tipo de jogadores que poderemos recrutar bem como na história. Em Team Ogre Attacks, somos apresentados a uma nova equipa a abater, a equipa Ogre. O tema não é tão depressivo como Inazuma Eleven 2 onde vemos escolas serem destruídas e temos que lutar contra aliens, mas tem o seu charme com dramas e momentos de felicidade que nos conseguem agarrar até ao final.

inazuma-eleven-3-team-ogre-attacks-pn-n_00022

Inazuma Eleven 3 continua com a mistura híbrida entre futebol e RPG. Andamos pelos vários cenários normalmente para prosseguir com a história enquanto que aleatoriamente fazemos combates de futebol 3 contra 3. Os jogos de maior importância pode ser considerados como bosses onde fazemos um jogo normal de com 11 jogadores para cada lado. O sistema de progressão por níveis bem ao típico RPG está assente e continua a funcionar perfeitamente e será complementado com um uso meticuloso do equipamento de futebol que iremos adquirir com o passar do jogo.

Do outro lado temos uma mecânica de futebol bastante atractiva e simples. Toda a acção passa-se no ecrã táctil da consola portátil e com o uso do estilete vamos dar guiar a nossa equipa à vitória. Trançando no ecrã com o instrumento de plástico, vamos delinear percursos de jogadores e efectuar acções como remates, passes e cortes. Quando dois jogadores adversários se cruzam, um embate mano-a-mano irá acontecer, sendo que o que possui a bola tem que defende-la com uma acção que escolhermos, e o que luta para roubá-la irá efectuar outra.

inazuma-eleven-3-rev-2-pn

Estas duas mecânicas funcionam muito bem de mão dada mas podiam ter recebido algumas melhorias e inovações. Com o decorrer do jogo começamos a notar uma diferença e evolução nas personagens que mais evoluímos e estas poderão criar a diferença em todo o tipo de partidas. A colocação de equipamento específico em determinados jogadores também poderá melhorar a performance dos mesmos, resta saber utilizá-los bem e nos jogadores certos.

Outro aspecto fundamental neste jogo é a recruta de jogadores. Apesar de termos um plantel inteiro à nossa disposição, nem todos os jogadores farão jeito para a nossa equipa de sonho. Através de vários pontos nos cenários bem como em combates aleatórios, seremos apresentados a novos jogadores que irão juntar-se à nossa equipa. Uns mais fortes, outros mais fracos. Resta fazer uma triagem de acordo com aquilo que são as nossas necessidades.

inazuma-eleven-3-team-ogre-attacks-pn-n_00003

No que toca a apresentação, Inazuma Eleven 3: Team Ogre Attacks! poderá chegar como um desapontamento para os muitos que não sabem uma pequena particularidade sobre estes vários Inazuma Eleven 3. Eles foram lançados no Japão para a Nintendo DS, mas as versão que chegarão ao Ocidente são ports melhoradas para a Nintendo 3DS. Por essa mesma razão, o grafismo poderá não ser o melhor, mas dentro dos parâmetros de uma Nintendo DS, é um jogo bastante apelativo, adoptando um grafismo 2D enquanto vagueamos pelos cenários mas transforma-se em 3D quando passamos para as partidas de futebol. As cinemáticas – que são ainda mais nesta versão – fazem as várias ligações com animações em anime.

Posso dizer que Inazuma Eleven 3: Team Ogre Attacks! não é um salto gigante em frente, mas sim um simples e confiante passo. É com certeza a versão mais completa das três, e como um jogo em si, é extremamente divertido! Esta mistura entre futebol, RPG e captura de novos jogadores deixa qualquer jogador completamente agarrado à portátil da Nintendo.

Positivo:

  • Tema do mundial encaixa melhor com a modalidadepn-recomendado-ana
  • Recruta de jogadores adiciona elementos de coleccionismo
  • Jogabilidade continua a ser intuitiva e viciante…
  • …e que requer uma boa dose de preparação estratégia para um maior sucesso
  • Versão é a mais completa de todos os Inazuma Eleven 3
  • Mais cinemáticas

Negativo:

  • Poucas melhorias quando comparado com os anteriores
  • Versão Nintendo DS convertida para a Nintendo 3DS

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram