Análise – Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection

hyperdimension-neptunia-pp-producing-perfection-ana-pn-top

Lembram-se Mugen Souls Z? Bem a análise não saiu assim há tanto tempo quanto isso. Mugen Souls foi concebido pela Compile Heart, os mesmos criadores de Hyperdimension Neptunia. Como é óbvio pelos dois universos, são um estúdio que adora explorar temas mais extrovertidos e muitas coisas com cariz mais sexual.

Embora a saga de RPG  pouco contida com o fan-service, Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection está aqui para deitar pela janela fora qualquer seriedade ligada aos combates e vertente RPG, para isso existe agora um jogo ao estilo de Hatsune Miku: Project Diva F.

hyperdimension-neptunia-producing-perfection-data-pn-n_00005

Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection conta a história de como um grupo musical de raparigas conquista o mundo de gameindustri e como Neptune e as restantes meninas vão tentar reconquistar o coração dos habitantes. Aqui, vocês jogam como um produtor que chega à gameindustri, e terá de escolher uma das meninas para ajudar, promover e levar ao estrelato.

Para a maioria dos ocidentais, bandas pop femininas é algo que não está na moda, mas no Japão e Coreia do Sul, seja bandas femininas ou masculinas, os Idol Projects estão ao rubro e dão origem a tudo e mais alguma coisa, como tal, esta spin-off não é de todo extraído do nada.

hyperdimension-neptunia-producing-perfection-data-pn-n_00003

Embora o conceito tenha pano para mangas, Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection é um jogo que explora muito mais a interação entre as personagens do que a jogabilidade e objectivo, o que o faz dele uma experiência bastante superficial. A ideia passa por escolher a roupa, ajudar a menina a ter controlo sobre o seu stress e realizar concertos.

O problema é que é tudo simplificado ao extremo. Em vez da hipótese de ter aqui um jogo de ritmo como em Project Diva, esse sistema é posto de lado em favor de uma função de pontuação por alterar os planos de filmagem durante os concertos. Este sistema é totalmente falível pois não conta o melhor plano, mas sim a quantidade de vezes que o mudam, por isso, caso resolvam fazer spam, vão estar sempre a somar, mesmo que não faça sentido.

hyperdimension-neptunia-producing-perfection-data-pn-n_00004

É realmente decepcionante que a interacção seja tão limitada durante os concertos, pois estas são sessões bem animadas e interessantes, que mereciam bem mais jogabilidade que uma simples interacção com a câmara.

Além destes momentos, existe ainda uma opção para interagir com a vossa vedeta, onde podem, caso queiram, tocar ou beliscar a personagem. É sem dúvida um momento estranho e que até me fez sentir como um pseudo violador. Eu sei que a intenção não é essa e a ideia é levar tudo isto na paródia, mas não deixa de ser no mínimo “bizarro”.

hyperdimension-neptunia-producing-perfection-data-pn-n_00006

Já no que toca aos diálogos, tendo em conta que já acompanho Hyperdimension Neptunia desde o primeiro jogo, sei bem do que a casa gasta, por isso gostei bastante das interacções entre personagens e diálogos existentes. De qualquer forma, alguns vão certamente achar que existe demasiado fan-service e que a maioria dos diálogos apontam para coisas sexuais que envolvem seios ou “insinuações inocentes”.

Tal como os jogos anteriores, Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection incluir uma série de cores que lhe dão um charme especial. Os modelos em 3D levaram uma actualização visual notória e as personagens mostram boas animações durante as danças ou nos momentos de interacção. Quanto às músicas, estás não são nada más e ficam no ouvido.

hyperdimension-neptunia-pp-random-pn

Hyperdimension Neptunia PP: Producing Perfection podia ter sido bem melhor se tivesse um pouco mais de jogabilidade para complementar a sua gestão. A pontos parece mais uma novela gráfica do que um jogo de dança ou ritmo, o que é de certa forma decepcionante. Só os fãs de Hyperdimension Neptunia ou de Idol Projects japoneses é que vão aproveitar bem este jogo.

Positivo:

  • Regresso das CPU
  • Diálogos divertidos
  • Músicas bem concebidas
  • Piadas típicas para a indústria dos videojogos

Negativo:

  • Demasiado fácil
  • Jogabilidade superficial
  • Sessões de “interacção” com as CPU

razoavel-oficial-an-pn-img

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram