Análise – Hyouka

Informação Global:

  • Episódios: 22
  • Ano: 2012
  • Produtores: Kyoto Animation, Lantis, Kadokawa Shoten, The Klock Worx, chara-ani.com, Animation Do
  • Géneros: Mistério, Vida Escolar, Quotidiano
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

Do mesmo produtor de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (2009) e Suzumiya Haruhi no Shoushitsu chega-nos Hyouka, o próximo projecto de Mayaka Hideaki o co-fundador da Kyoto Animation e um dos candidatos a Anime do ano 2012. Hyouka consiste em 22 episódios que nos relata o quotidiano de Houtarou Oreki, um rapaz estudante do secundário minimalista que é obrigado a entrar no Classic Literature Club pela sua irmã mais velha. Mais tarde juntam-se ao clube Eru Chitanda e os seus amigos Satoshi Fukube e Mayaka Ibara. Devido à curiosidade extrema de Chitanda, a história começa com a investigação de um caso ocorrido à 45 anos atrás. Pistas para desvendar o mistério estão enterradas numa colecção de trabalhos com o título Hyouka dos antigos membros do Classics Club.

Hyouka consegue tornar num Anime especial visto que mistura o género de mistério com o quotidiano escolar. Essencialmente, as personagens gastam o seu tempo a desvendar mistérios do dia a dia tornando o Anime num estilo muito leve de detectives. A sequência de eventos e a sequência como são dadas as pistas para a resolução dos mistérios é feita de uma forma subtil e gradual mas nem sempre são perceptíveis o que torna Hyouka totalmente imprevisível. Os mistérios em si não são nada de especial e muitos deles aparecem do nada mas as suas resoluções são coerentes, naturais e lógicas.

Alguns mistérios em Hyouka são mais credíveis e mais importantes que outros, existem um ou dois que parece que estão ali a encher chouriços, um bocado aborrecidos que não fazem sentido nenhum, mas depois existem outros que nos deixam mesmo curiosos e nos cativam a ver até a saga acabar. A resolução dos mistérios são sempre acompanhados por uma explicação visual dos pensamentos das personagens, o que ajuda muito na compreensão e é sem dúvida um ponto a favor em Hyouka. Hyouka consegue balançar de forma igual a história e o desenvolvimentos das personagens, não temos nada a mais que o outro o que é um ponto a favor.

Quanto às personagens, Houtarou Oreki, o nosso protagonista, é uma personagem bastante única que, como conservador de energia, tem como principio de vida: “I don’t do anything I don’t have to. What I have to do, I do quickly”. Oreki não tem todas as respostas mas a sua capacidade de dedução e análise são brilhantes. O seu aspecto e maneira de estar são bastante apelativos e Oreki sofre de uma evolução gigante com o decorrer da história por ser “obrigado” a desvendar os mistérios por Chitanda. Como podemos esperar, Oreki vai crescendo e sentimentos de paixão começam a invadir o seu coração. Ao contrário de muitos Animes, Hyouka tem o balanço perfeito entre personagens e história onde temos toda a informação essencial para o desenlace perfeito mas, sendo Hyouka uma cópia eximia do quotidiano Japonês, gostaria que em vez de darem a entender que fosse mais explícitos nas cenas amorosas.

Com grande admiração por Oreki, Eru Chitanda é uma rapariga educada, energética, preocupada e uma estudante de topo, embora quase sempre distraída. Quando Chitanda fica curiosa imediatamente causa pressão sobre Oreki para desvendar o mistério e não desiste até este concordar. Alguns espectadores podem achá-la chata mas Chitanda é importante para o desenvolvimento de Oreki, principalmente porque ela é a única que o consegue puxar. Embora não tão grande, Chitanda também tem a sua evolução no Anime quando começa a aprender a controlar a sua curiosidade. Satoshi Fukube e Mayaka Ibara são as personagens secundárias mas também sofrem uma evolução, Satoshi começa a sentir inveja de Oreki enquanto que Mayaka muda a sua forma de estar no clube de Manga. São ambos personagens fáceis de gostar e provavelmente são umas das melhores personagens secundárias de sempre.

Acerca dos aspectos técnicos de Hyouka, é tudo cuidadosamente desenhado e detalhado, os movimentos são suaves e naturais que dão uma atmosfera muito dentro de estilo de Hyouka. A animação é genial e transmite através de arte abstracta cada sentimento sentido pelas personagens do Anime. Não há forma possível de descrever tal beleza de cores, brilhos e efeitos é sem dúvida surpreendente e cativante. Quanto ao som, Hyouka apresenta uma boa escolha musical. A música de fundo acerta em cheio e ajuda a dar mais impacto a cada cena. Um tipo de música clássica, suave, relaxante mas por vezes arrepiante ajuda a dar uma certa magia a cada evento.

O opening “Yasashisa no Riyuu” de ChouCho é um tema que engloba o género e estilo de Hyouka em apenas 1/2 minutos. Basta ver o opening para automaticamente se ficar com uma ideia do que é que Hyouka e do que se trata. O mesmo acontece com o ending “Madoromi no Yakusoku” de Satomi Satou e Ai Kayano, uma beleza de cores e visuais num ambiente mais nocturno, calmo e “gloomy”. Pessoalmente e por sua vez, achei o segundo ending “Kimi ni Matsuwaru Mystery” de Satomi Satou e Ai Kayano um bocado fora de contexto com uma animação um bocado random. Quanto às vozes, todas elas se encaixam com as personagens, destaco Kayano Ai (Inori de Guilty Crown) como Ibara Mayaka que conseguiu transparecer na perfeição a personalidade da personagem.

Num todo, Hyouka consegue ser um Anime decente que nos traz algo novo e refrescante ao género escolar quotidiano, contém algumas falhas mas não deixa de ser uma peça de arte a fim de ser admirada. Todo o Anime é consistente mas peca um pouco em não conseguir superar as expectativas do espectador, ora se estamos a construir intimidades entre as personagens pelo menos algumas cenas mais romanticamente explicitas eram de certa forma bem vindas.

Pessoalmente, decidi ver Hyouka por ter sido um dos candidatos ao Anime do ano passado mas a verdade é que dei por mim a adormecer umas quantas vezes. No final, Hyouka seguiu um caminho diferente do típico Anime moderno, vale a pena ver um Anime de aproximação realista de vez em quando só que não é de todo um requisito a qualquer fã de Anime. Se estão interessados em viajar num mundo como o nosso onde desvendar mistérios misturados com a banalidade do quotidiano é o prato do dia, Hyouka é o Anime mais indicado para vocês, se não, há sempre outras opções por aí.

Positivo:

  • História imprevisivel
  • Resoluções coerentes, naturais e lógicas
  • Balanço entre história e personagens
  • Evolução das personagens
  • Animação genial e desenho detalhado
  • Música dentro do género e estilo
  • Boa prestação da equipa de voz

Negativo:

  • Mistérios banais
  • Alguns mistérios aborrecidos
  • Falta de cenas amorosas explicitas
  • Música do segundo ending fora de contexto
  • Não supera as expectativas

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
UzumakiEzio

Parece um anime interessante

Patricia gostava de saber a tua opinião geral sobre Naruto? a nota que darias por exemplo , a qualidade visual, a história…
Qual o melhor anime de sempre para ti ?
e para concluir, se não for demais, porque é que nenhum anime hoje em dia atinge a fama que Dragon Ball atingiu ?

Cumprimentos e continuação de bom trabalho

Tiago Ferreira

Esses temas eram bons para uma nova rubrica tipo o a pau com os ursos e o proximo take ou ate mesmo o pnd, so que desta vez era sobre anime!
Era fixe criares uma nova rubrica desse estilo patricia.

Chrono_98

É uma excelente ideia, já que se podia discutir sobre animes sem ser no fórum e de forma mais aberta, já que lá não se deve mandar spoilers e uma rubrica desse género teria spoilers de qualquer maneira, logo haveria mais liberdade. Já agora, excelente análise, apesar de não ser o meu estilo de anime preferido talvez lhe dê uma olhadela.

Patricia Nunes

Poissss….. vou pensar nisso então.
Obrigado^^

Patricia Nunes

Era uma boa sim mas de momento não tenho muito tempo para dedicar a novas rubricas :/ mas quem sabe mais tarde ou mais cedo seja possivel^^

Patricia Nunes

A minha opinião sobre Naruto… eu não vejo Naruto ._. sei que aquilo tem fillers com abundância mas pelo que dizem a história é muito boa e anda cada vez melhor. A nível de animação, pelo que sei, nas batalhas épicas eles tentam dar tanto impacto e dinamismo que o detalhe perde-se um bocado (por exemplo, na batalha contra o Pain). É sempre complicado dar uma nota quando ainda não se viu ou o próprio Anime ainda não acabou.
O meu Anime favorito de sempre é sem dúvida One Piece!
O porque? para a nossa geração e para quem teve a sorte de ter Dragon Ball presente na sua infância, parece que nada é tão épico como aquilo mas a verdade é que com o tempo as próprias animações vão evoluindo. Para nós Dragon Ball é nº1 mas para a nova geração Naruto tomou esse seu lugar. E no Japão, por exemplo, têm lutas eternas entre Dragon ball, Naruto e One Piece. Acho que Dragon Ball teve a fama que teve porque era o único em Portugal porque se tivesse-mos One Piece ou Naruto a dar na TV na altura acho que a sua fama ficaria dividida em muitos xD
Cumprimento e Obrigado ^^

UzumakiEzio

Obrigado pelo esclarecimento, mas há uma coisa que não entendo, tu falaste que ás vezes o detalhe perde-se um bocado e eu concordo com isso e como tu disseste na luta contra o Pain isso é muito visível e eu não entendo porque isso acontece, devia haver mais detalhe e cuidado nas lutas principais como por exemplo em Dragon Ball, que nas lutas contra Cell/Freezer/Buu não se notava perda de qualidade e até mesmo no Naruto “Clássico” essa perda de qualidade não se verificava…mas em relação ao Naruto Shippuuden a história já é um pouco diferente…

Porque será que existe esta perda de qualidade em alguns episódios?

Patricia Nunes

Sabes que as vezes os animadores são diferentes, ou não têm budget para o episódio, ou estão a ficar em cima do deadline do episódio(…) Há inúmeras razões para uma coisa destas acontecer^^” não te sei dizer com certeza o porquê, acho que la no fundo todo o anime tem um ou outro episódio que não tem o mesmo tratamento dos outros… ou então decidiram apostar no dinamismo da luta para criar mais emoção e impacto que deixaram de lado os detalhes propositadamente :/

UzumakiEzio

Humm ok, obrigado pelo esclarecimento

Realmente é algo um bocado chato, espero que a situação mude

golden guy

qual é a tua opiniao sobre o clannad?

Marco Correia

bem aproveito e dou a minha. awesome shit xD

DiogoBosingwa

Tens razão é awesome 😉

Squall_jb

Simples, é o único anime capaz de pôr um homem a chorar 😉

Patricia Nunes

Não vi, não faz o meu estilo de Anime então ainda não lhe dei uma oportunidade^^”

Silver4000

“Do mesmo produtor de Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (2009) e Suzumiya Haruhi no Shoushitsu”
Não é preciso ler mais nada 😀
Até pelo que li, é muito parecido à Haruhi. Tenho de o arranjar para ver 😛

PS: E o filme da Haruhi jà viste? 😛

DiogoBosingwa

Eu já o vi o filme e é bem melhor que a série toda

Silver4000

Talvez concorde.
Mas ainda assim, é preciso ver a série para o filme ter mais impacto.

DiogoBosingwa

Também é verdade.. o impacto do filme só resulta se vires a série. Mas o filme tem uma abordagem mais séria que o anime

Patricia Nunes

Sério? Got to see D:

Patricia Nunes

É xD não tem nada a ver na minha opinião mas podes sempre ver para check it out :p
Ainda não vi não D:

Silver4000

Vida escolar, o tipo que està na sua e vem a outra chatear para entrar num clube, etc…
Tem as mesmas bases XD

Tentei procurar mas… so tem em MKV :/
PS: Shame on youuuu! Mesmo que aches a série um bocado boring, o filme é mesmo bom, tal como o Diogo disse “consegue ser melhor que a série” 😛

Patricia Nunes

Sim, as bases são iguais.
Yep, que eu saiba é so MKV :Y
Hai hai… eu vou ver

Tiago Ferreira

hmm, parece bastante interessante.
Gosto quando as historias nao sao previsiveis. Mas como disseste esta é uma historia num mundo como o nosso. E eu prefiro coisas mais epicas xD
Mas pode ser que dê uma vista de olhos, um dia destes.

Boa análise, Patricia.

Patricia Nunes

É cool mas para vida já me basta a minha xD também tem a sua magia mas também prefiro coisas mais chan chan! Força nisso Chardin 😉
Obrigado!

Silver4000

Tem algo errado com a galeria de imagens?
é a 2a ou 3a vez que està a mudar de imagens sozinhas, ok tudo bem, o estranho é que so tinha 5 na primeira vez que vi, agora continua com 5, mas 3 delas são diferentes.

Patricia Nunes

A galeria de imagens está broken 🙁 tenho 25 imagens só que a galeria decide escolher 5 em aleatório xD estamos a tentar resolver :/

Silver4000

Ahhh.
Ainda assim fica engraçado vir cà e ver sempre umas novas 😛

Patricia Nunes

Ó mas é chato xD visto que escolhi umas 25 para a galeria…

Squall_jb

Loool quer-me parecer que em termos de romance num anime temos gostos semelhantes Patricia xD No entanto, neste caso, visto que as temáticas são mistério e vida escolar, não me parece que o romance seja tão importante 😉 Mas pronto, não é o meu tipo de anime, ainda para mais se faz “bocejar” lool. Quanto à análise, impecável como sempre. Keep up the good work 😉

Patricia Nunes

Pois… eu sou mais de Shounen Anime que propriamente romance e drama xD
A mim deu-me sono umas quantas vezes mas, não deixa de ser fun to watch. Obrigado!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
30
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x