Análise – Hot Wheels Unleashed

Os jogos de carros ao estilo arcade não são de todo raros e ainda por cima existem casos de verdadeiro sucesso ao longo dos anos, especialmente no que toca aos jogos de carros de colecção.

Um dos grandes clássicos de sempre será Micro Machines 2: Turbo Tournament da Mega Drive, mas anos mais tarde Mashed acabou por ser um bom sucessor nas 128 bits, embora sem ser um jogo de carros de brinquedos em cenários reais.

Já não é a primeira vez que Hot Wheels tem direito a um jogo, mas Unleashed tenta aproximar-se muito mais dos jogos de corridas sem armas e coisas estranhas nos cenários. Curiosamente, misturando outros elementos de jogos como Trackmania, a Milestone conseguiu aqui algo de que se pode orgulhar. O resultado é um jogo bastante bom, mas depende também da consola em que jogam.

Hot Wheels Unleashed não é um jogo que oferça muitos modos, mas existe para começar, um modo campanha com uma série de provas que vão de corridas normais a tempos cronometrados, modo online e locais para jogar com outros jogadores e família e um editor de pistas.

A condução é extremamente arcade e envolve mecânicas clássicas como Drifts, boosts e neste caso, controlo aéreo do carro quando em rampas ou em momentos em que precisam de fugir do cenário para tentar apanhar atalhos. Cada carro tem estilos e quantidades diferentes de Boost, o que aliado às suas características pode criar corridas bem diferentes.

Os carros cobrem vários espectros e vão de formula 1 até dinossauros, honrando o legado de Hot Wheels com bastante qualidade e recriações de modelos com muitos pormenores. Os carros podem ser ganhos em caixas fechadas o que é divertido, mas que se pode tornar frustrante havendo hipótese de sair muitos e muitos repetidos. Existe forma de os comprar na loja aleatória do jogo, mas mesmo assim não é fácil ganhar todos. Existe sempre a hipótese de vender esses carros ou transformar em peças que permitem melhorar os carros que já temos. Como não existe uma forma predatória de vender estas caixas, não é algo que seja mau.

A nível de cenários, estes são bastante grandes e as pistas incluídas vão de curtas a muito longas. Só é pena que os cenários sejam tão poucos e não exista presença de mais coisas do dia à dia no meio das pistas, algo que Micromachines sabia fazer bastante bem nos jogos mais clássicos. De qualquer forma, a noção de escala é muito boa, especialmente em cenários como o arranha-céus.

A possibilidade de criar pistas também é uma mais valia, mas o editor de pistas acaba por não ser assim tão vasto quanto isso. O tutorial é algo desconjuntado e percebi que tinha de ir lá mais por tentativa erro do que a seguir as dicas. Acabei por criar um cenário bastante imponente, mas com alguns momentos de jogabilidade impraticável. De qualquer forma, vejo aqui muitas hipóteses de fazer pistas com qualidade.

No que respeita ao multijogador, é possível jogar com outros jogadores localmente e online, mas no entanto é uma pena que o modo seja simplesmente um free-play sem grandes objectivos. Não existem corridas para ranking, nem possibilidade de fazer torneios, o que é uma pena. Tive alguma dificuldade em encontrar outros jogadores online na fase incial de testes, mas consegui fazer umas partidas com algum lag à mistura.

Hot Wheels Unleashed é um jogo bonito e com uma boa apresentação, mas infelizmente a versão Nintendo Switch que escolhémos para análise é sem dúvida a menos capaz. Além de ter loadings avantajados, sofre ainda com um grande efeito de desfocamento em profundidade, quebras de fluídez e algum arrastamento nos menus. Isto é ainda mais visível em modo portátil onde o visual fica bastante esborratado. Por seu lado a música é bastante competente assim como os barulhos dos carros.

Hot Wheels Unleashed é um dos melhores jogos de Hot Wheels lançados até hoje e um bom jogo de corridas por si só. É uma pena que seja tão limitado em certos elementos que podiam fazer dele um dos melhores jogos deste género. De qualquer forma, a base criada é bastante sólida e vejo aqui grande hipótese para que os jogos continuem a chegar e o próximo ser ainda melhor.

Positivo:

  • Licença de Hot Wheels bem aproveitada
  • Condução divertida
  • Possibildade de criar pistas
  • Os carros foram recriados ao pormenor

Negativo:

  • Cenários limitados
  • Online bastante básico
  • Carros repetidos torna-se frustrante
  • Físicas nem sempre funcionam como devem
  • Sofre visualmente na Switch

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x