Análise – Hearthstone: Heroes of Warcraft

hearthstone-warcraft-passatempo-pn-n

Há alguns anos atrás, quando Warcraft ainda nem tinha World no seu nome, quem podia imaginar que a Blizzard iria acabar por lançar um jogo de cartas baseado na série? Com WoW em grande, foi lançado um TCG, mas o maior fenômeno acaba por surgir mais tarde com Hearthstone, um jogo gratuito para todos os que tenham uma conta de Battle.net.

Hearthstone: Heroes of Warcraft é capaz de ser um dos jogos que gastei mais tempo a analisar nos últimos tempos, não por ser difícil, ou demasiado vasto, mas porque tenho vindo a jogar praticamente de uma a meia hora por dia. Afinal, por detrás do seu aspecto convidativo e simples, está um jogo altamente viciante que nos faz regressar para mais.

hearthstone-heroes-of-warcraft-ana-pn_00004

Ainda não conhecem Hearthstone: Heroes of Warcraft? Bem, este é um jogo de cartas que inclui combate directo entre jogadores, construção de decks e abertura de boosters que adicionam mais cartas que podem juntar aos vossos tipos de deck. Até aqui, não é muito diferente dos TCG restantes, mas existe muito mais em jogo.

Existem até 9 campeões que podem escolher, cada um com cartas próprias para o seu deck e habilidades exclusivas. Cada um destes campeões é baseado numa figura incónica de Warcraft, como Garrosh que surge aqui a representar os Warriors, Anduin a representar o Priest, Jaina os feiticeiros, entre outras personagens.

hearthstone-heroes-of-warcraft-ana-pn_00003

Tal como referi, cada campeão pode usar habilidades próprias e estas influenciam de forma directa ou indirecta o decorrer do jogo. O Paladin pode invocar criaturas com 1 de ataque e 1 de defesa, enquanto, ou o Warlock pode sacrificar vida para comprar cartas. Cada uma das habilidades é bastante única e oferecem inúmeras estratégias que podem e devem ser exploradas.

Aprender a jogar Hearthstone: Heroes of Warcraft é bastante fácil e o jogo explica bem as habilidades e as funções especiais de algumas cartas, como o Taunt que prova as criaturas que estejam a atacar, ou a furtividade que protege uma criatura em campo até que esta decida atacar.

hearthstone-heroes-of-warcraft-ana-pn_00002

Claro que o objectivo passa por ganhar o combate, e para tal, usam as criaturas ou feitiços para dar dano ao campeão do oponente, o primeiro a chegar aos zero pontos de vida perde o jogo. Os 30 pontoas e vida iniciais dão espaço para dar início às várias estratégias e à medida que os cristais de mana vão sendo acumulados, vão poder invocar criaturas mais fortes ou em maior quantidade.

Por agora, é possível jogar Hearthstone: Heroes of Warcraft em modo treino contra o computador ou contra outros jogadores. Para esta vertente, podem contar com combates amigáveis, rankings e arena, onde fazem Booster Draft (escolhem cartas aleatórias) e constroem o vosso deck em tempo real. A Arena é o único modo onde pagam para entrar, mas também onde recebem as melhores recompensas.

hearthstone-heroes-of-warcraft-ana-pn_00005

Falando em dinheiro, sendo Hearthstone: Heroes of Warcraft um jogo free-to-play, é natural que seja apoiado tanto com dinheiro de jogo como por dinheiro verdadeiro. Tenho a dizer que nunca precisei de ganhar dinheiro verdadeiro para me divertir com ele, mas o pouco que gastei foi mesmo para testar a sorte nos boosters, e é notório que o Booster é bastante melhor quando pagam dinheiro real, do que quando gastam dinheiro virtual. Para ganhar dinheiro de jogo, só precisam de ganhar jogos, vencer arenas ou realizar missões diárias.

Embora seja mais difícil construir o deck perfeito sem investir algum dinheiro real, quem jogar Hearthstone: Heroes of Warcraft de forma mais casual, não vai sentir necessidade de investir dinheiro, além do mais, podem desencantar cartas que não querem ou que tenham a mais para criar novas, por isso existem muitas formas de ficar mais forte.

hearthstone-heroes-of-warcraft-ana-pn_00001

Quanto à apresentação em si, Hearthstone: Heroes of Warcraft é um jogo bastante sólido e apelativo. As arenas são bonitas e interactivas e os menus são fáceis de usar. A arte foi aproveitada de Warcraft, por isso podem contar com bons desenhos e ilustrações. A música e vozes são boas e usam um estilo divertido que confere um ar mais descomprometido. Coloquem o jogo na qualidade mais elevada e vão jogar a 60fps o que o torna ainda mais apelativo.

Hearthstone: Heroes of Warcraft foi realmente bem feito e é altamente viciante. É um projecto claramente virado para o competitivo, não é um jogo que obrigue a investir dinheiro para ter muitas horas de diversão e todo o estilo de decks para construir. Se gostam de Warcraft e de jogos de cartas, então vão certamente gostar de Hearthstone.

Positivo:

  • Vários estilos de decks possíveispn-recomendado-ana
  • Boa utilização do universo de Warcraft
  • Modo Arena é um bom desafio
  • Fácil de aprender
  • Conseguem fazer vários jogos em pouco tempo

Negativo:

  • Precisam de investir um pouco caso queiram jogar competitivamente
  • Já existem muitos decks iguais em meta game

placa excelente4

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Prince Omelete

As horas que eu já gastei a jogar isto. É grande vício. Chato é levar com os decks cheios de lendárias.

tylarth

Não acho que seja necessário gastar dinheiro, a grande maioria das cartas, se não mesmo todas, podem ser obtidas por métodos que falaste na análise. É certo que são métodos bastante demorados mas vai-se lá. Eu pelo menos já tenho todas as cartas do hunter exepto uma que estou a juntar aquele pó azul para a fazer. Aquilo que eu acho que falta ao hearthstone e espero que venha com o tempo são mais cartas especificas, porque os jogadores mais avançados têm mesmo decks quase iguais. E seria engraçado ver um modo tag team.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x