- Episódios: 13
- Temporada: Primavera 2013
- Produtores: FUNimation EntertainmentL, Lantis, Pony Canyon, White Fox
- Géneros: Comédia, Romance, Fantasia, Demónios, Shounen
- Idades: +13
- Linguagem: Japonesa
- Adaptação: Light Novel
De certeza que já viram alguns filmes de comédia onde alguém do passado viajava para o futuro, ou de uma pessoa do lado do bem (normalmente um príncipe/herói ou uma princesa/heroína) que acabava na nossa dimensão. E então, quantas vezes ouviram falar do Lorde das Trevas, o grande terror e portador de más novas a ser o primeiro a entrar em tal mundo? E ainda mais, arranjar um emprego numa cadeia de fast food?
É isso que acontece em Hataraku Maou-sama! (The Devil is a part-timer!).
A história começa com Sadao Maou (V.A.: Ryota Osaka, Marco – Shingeki no Kyojin ; Eita – Ore no Kanojo to Osanajimi ga Shuraba Sugiru), o rei demônio, num confronto com a heroína Emi Yusa (V.A.: Yoko Hikasa, Rias – Highschool DxD ; Mio – K-On!), sendo que no final da batalha ele foge através de um portal em conjunto com o seu leal general, Alsiel (V.A.: Yuuki Ono, Masayuki – Gekkan Shoujo Nozaki-kun ; Taiga – Kuroko no Basket), chegando assim ao Japão do nosso presente.
O que poderia ser uma comédia sobre dois ‘vilões’ a adaptarem-se ao nosso mundo é rapidamente transformado numa comédia romântica a partir do momento em que Emilia (a heroína) encontra Maou nesse mesmo mundo. No entanto, Hataraku Maou-sama! continua a ser um anime cheio de momentos hilariantes e refrescantes.
O anime desenvolve-se à volta de Maou (e Alsiel) na sua batalha pelo ordenado para haver comida na mesa durante o mês. Durante os primeiros episódios a relação entre Maou e Emi toma o foco, sendo que os papéis de vilão e herói estão invertidos. É também apresentada Chiho Sasaki (V.A.: Nao Touyama, Karen – Kiniro Mosaic ; Chitoge – Nisekoi), colega de trabalho de Maou. No entanto, a história não se desenvolve simplesmente sobre forma de comédia romântica, para além da nova vida no Japão, a antiga vida em Ente Isla (o reino de Maou e Emi) é algo presente.
As personagens e histórias que aconteceram no reino aparecem, oferecendo um ambiente um pouco pesado. As cenas de acção também são algo presente, maioritariamente envolvendo Maou transformando-se na sua forma de Lorde das Trevas, mostrando o poder pelo qual é temido e juntando um pouco de comédia, sendo que estão boas.
A White Fox decidindo-se por adaptar simplesmente os dois primeiros volumes da light novel, acabou por fazer uma óptima decisão e um bom trabalho nestes treze episódios.
A segunda metade do anime acaba por ser um pouco lenta em comparação aos primeiros episódios, mas aposta mais nos eventos de comédia romântica, apresentando mais personagens, mas que não chegam a ter tanto impacto como as primeiras.
Um dos principais motivos de conversa é o final, é verdade que não acabou em nenhum clímax, nem em grande, acabando por ser mais um episódio normal. Eu próprio quando estava a ver o último episódio esqueci-me por completo que era o fim, até ver uma certa referência ao primeiro. Isto porque a série manteve a sua aura até ao último segundo, relembrando que tipo de anime estávamos a assistir, e ao mesmo tempo encerrando esta primeira temporada, deixando a sensação de uma futura sequela.
No que toca a desenvolvimento das personagens não acontece muito, Maou que em Ente Isla, mundo onde demônios eram malvados, era o Lorde das Trevas, aproveita a sua nova vida no Japão, num mundo onde não existem demônios nem regras que o obriguem a ser malvado para começar de novo.
Por outro lado temos Emi, que tendo treinado desde criança para derrotar Maou, não o aceita inicialmente, sendo que o seu desenvolvimento acaba por ser em aceitar o ‘novo’ Maou.
Alsiel acaba por ser a personagem que mais se destaca. Estando entre personagem principal e secundária, é muitas vezes o pilar da comédia, sendo o general das forças de Maou. Alsiel toma o papel de dona de casa (neste caso, dono), procurando por promoções e mandando o seu lorde poupar para a comida, criando várias situações hilariantes que só poderiam acontecer em Hataraku Maou-sama!
Sobre as restantes personagens também não acontece muito, a maior parte dos desenvolvimentos acabam por ser iguais aos de Emi, onde as personagens mudam de opinião sobre a situação em que se encontram.
A banda sonora tanto tem momentos épicos, como razoáveis. Os melhores momentos são claramente quando Maou usa o seu poder de Lorde das Trevas, mostrando que a banda sonora transmite o tom maléfico e poderoso da personagem.
O opening e o ending estão bons, sendo interpretados por Minami Kuribayashi e a banda nano.RIPE respectivamente, sendo que o ending está superior ao opening.
Sobre a arte não há muito a dizer, os desenhos são bons e com cores suaves, e a animação é fluída, especialmente nas partes de acção e sobrenatural. Também é dado atenção a pequenos pormenores nas personagens para mostrar o seu estado de espírito, já para não falar das bastantes expressões faciais.
Quanto às vozes, Osaka (Maou) mostrou mais uma vez que tanto tem talento para papéis secundários como principais, sendo que Hikasa (Emilia) veio reforçar o seu ponto forte no que toca a dar a voz a personagens com personalidade similar à de Emilia. Mas onde todos brilham é na representação da língua de Ente Isla, por vezes, mais propriamente no início, as personagens falam na sua língua nativa, enquanto se adaptam ao Japonês, e é algo que soa engraçado e ao mesmo tempo como uma verdadeira língua.
O principal custo já dito na análise, é o facto de a segunda parte do anime ser um pouco mais lenta em relação à primeira parte. Outro dos pontos negativos é que devido ao pouco conteúdo adaptado, o desenvolvimento das personagens é escasso. A comédia também sofre, algumas das piadas repetem-se um pouco, no entanto Hataraku Maou-sama! consegue dar o seu ar às mesmas, fazendo com que esse problema não seja tão grave.
Hataraku Maou-sama! é um bom exemplo de um anime que adapta a comédia ao seu estilo, conseguindo transformar a premissa sobre o Lorde das Trevas a trabalhar num restaurante de fast food, num bom anime. É pena o número de episódios dedicados às personagens a adaptarem-se ao nosso mundo ser só um, pois mais sobre o mesmo tema seria hilariante e faria uma boa primeira parte para o anime.
Apesar da falta de gás na segunda parte, o ambiente do mesmo oferece bons momentos e é certo que uma segunda temporada não irá passar ao lado de muitos.
- Alsiel é um bom servo, dona de casa e fonte de comédia
- Comédia à volta da situação das personagens
- Cenas de acção e sobrenatural com boa animação
Negativo:
- Perdida a oportunidade inicial de fazer comédia com os protagonistas a adaptarem-se ao nosso mundo
- Pouco desenvolvimento das personagens
- Segunda metade é um pouco lenta
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