Quantas vezes é possível lançar o mesmo jogo? Segundo a história dos videojogos, muitas. Seja para consolas novas, versões clássicas ou jogo do ano, tudo é permitido.
God of War é um desses casos. Foi lançado na PS2, foi lançado na PS3, agora na PS Vita e o mais provável é que um dia venha a sair uma Kratos Collection para a PS4.
Eu passei por todas estas versões e e joguei God of War em todas as plataformas, por isso a versão PS Vita é tudo menos uma novidade.
O que foi passado para a consola portátil, é basicamente aquilo que podem encontrar na versão HD da PS3. Estamos a falar do primeiro jogo e de God of War 2, que estão aqui de cara lavada, mas sem ser de todo impressionantes.
God of War 2 é claramente quem envelheceu melhor entre os dois, mas não deixa de ser uma conversão visual pouco agradável, afinal, God of War tinha gráficos bons para a altura, mas nada que consiga fazer frente a gráficos estilizados de algo como Sly Cooper.
Mesmo que permaneça praticamente igual, God of War Collection PS Vita inclui alguma interacção com o painel táctil traseiro, o qual funciona essencialmente para abrir baús ou activar algumas engenhocas. Não é nada que fosse obrigatório e podia muito bem ser adaptado aos botões da consola.
Algo que também me decepcionou um pouco são as cinemáticas, as quais surgem aqui bastante desfocadas e numa caixa rodeada de ecrã preto. Isto é uma PS Vita, o ecrã é pequeno, porque razão não conseguiram ao menos meter em 4:3 com uma qualidade minimamente decente?
Como disse, o visual HD não é de todo o melhor que já vi em conversões de jogos da Sony, mas ao menos a fluidez comporta-se bastante bem, especialmente em God of War 2.
A música tem um valor já assegurado, mas as vozes parecem enlatadas, como se tivessem perdido qualidade ao longo dos anos.
God of War e God of War 2 são dois grandes clássicos da era das 128 bits e dos videojogos em geral, no entanto, não fiquei totalmente satisfeito com esta versão. Os fãs de God of War vão gostar de os poder levar para todo o lado, mas a experiência não é tão boa como jogar na PS3.
Positivo:
- God of War 2 portátil
- PS Vita adapta bem a jogabilidade
- Fluidez praticamente constante
Negativo:
- Das conversões HD com pior visual
- Para que ter de usar o paínel traseiro
- Cinemáticas totalmente assassinadas
- Não vale a pena para quem já o tem noutras consolas
- Um mundo de Battle Royales - Novembro 18, 2025
- Playstation Portal recebe nova atualização para Streaming de PS Plus - Novembro 6, 2025
- PróximoNível Jukebox 06 – Gravity Rush - Novembro 4, 2025