Análise – Football Manager 2014

football-manager-2014-rev-top-pn

Já lá vão quase 10 anos desde que vimos o primeiro jogo da série ser lançado pelas mãos da Sports Interactive. Football Manager é um jogo que conseguiu manter a fasquia de qualidade alta sem oscilar muito para qualquer um dos lados. Este ano não escapamos a mais um jogo da série que promete muitas novidades e um novo passo em frente deste jogo onde nos vamos sentir como um Special One.

Tal como aconteceu com algumas versões anteriores, antes sequer do jogo ser lançado fomos bombardeados com Developers Diary que nos davam grande parte das novidades em vídeo que esta edição do jogo traz. Para além do iOS, Football Manager 2014 é o primeiro jogo da série a ser lançado para a PS Vita, mas a versão que iremos falar já de seguida pertence ao PC.

football-manager-2014-rev-14-pn

Ao começarmos um novo jogo teremos a possibilidade de escolher o clube que quisermos, mas também podemos tornar as coisas mais interessantes ao começar como um treinador desempregado à procura de um clube. Basta então esperar até que um clube nos queira contratar para começarmos a desempenhar a nossa função. O jogo não nos “lança aos lobos” no início, havendo uma série de pequenos tutorias e pop-ups que nos irão dar a conhecer a mecânica básica dos jogos bem como as novas funcionalidades.

No início o nosso clube estará pronto a fazer a pré-época, numa altura em que a janela de transferências encontra-se ao rubro e podemos começar desde logo a comprar ou vender jogadores de acordo com as nossas necessidades. Nesta altura os jogadores que fazem parte do plantel também poderão estranhar um pouco a nossa presença e tentarão perceber que tipo de treinador somos. A moral de alguns irá variar e os jogos de pré-época servirão para dar-mo-nos a conhecer a eles.

football-manager-2014-rev-16-pn

Football Manager é um tanto difícil para quem pouco percebe de futebol ou deste videojogo em si, estando este completamente mergulhado naquilo que é gestão de uma equipa como treinador. Cada jogador tem a sua posição em campo e por vezes é ágil em certas situações do jogo ao contrário de outros jogadores. Como treinador teremos de aprender a explorar essas situações e nisso Football Manager oferece todas as ferramentas necessárias.

Querem estudar um livre de bola parada? É possível. Querem fazer marcação cerrada? Também é possível. Nesta nova versão é também possível fazer com que a equipa adopte um estilo mais específico de jogo como atacar mais pelos flancos, fazer passes mais directos. Se quisermos dar objectivos mais específicos a certos jogadores como pedir aos laterais para apoiar o ataque ou manter-se mais na linha da defesa, também podemos fazê-lo.

football-manager-2014-rev-13-pn

A comunicação é um dos aspectos mais importantes do jogo. A preparação táctica é fulcral para o jogo, mas se não existe comunicação entre os nossos jogadores e um mínimo de relações humanas dentro de nós, o trabalho está feito pela metade. É importante falar com os nossos jogadores, explicar-lhes as nossas intenções e comunicar aquilo que precisa de ser dito no momento certo.
Se por acaso a nossa equipa estiver a fazer um bom jogo, há que comunicar isso aos jogadores, e o mesmo terá que acontecer quando a equipa não está a fazer um bom jogo. A reacção e a moral é um factor determinante para a execução daquilo que estamos a planear, e quando isso não acontece, os resultados irão falar por si. O jogo dá-nos também a hipótese de conversar certas situações com os jogadores e isso poderá não só resolver, como também criar problemas. Há que usar a inteligência e uma postura firme nessas alturas. Em Football Manager 2014 é também possível pedir ao jogador para abandonar o seu agente caso certas situações contratuais não estejam a correr bem, o que é positivo.

football-manager-2014-rev-15-pn

Durante um jogo também podemos fazer alterações tácticas e estratégicas do nosso agrado e irá levar-nos a puxar menos ou mais pelos nossos jogadores. Se estivermos a dominar o jogo e queremos manter à força o resultado, podemos encostar os jogadores mais à linha defensiva e a disparar a bola para longe da nossa área sempre que possível, ou então mandar praticamente todos eles acompanharem as transições ofensivas para um ataque em massa. As possibilidades são várias.

As transferências no jogo também receberam uma melhoria nesta nova versão. Como tem acontecido antes, sempre que vemos um jogador que nos interesse – ou fora sugerido por um dos nossos olheiros – iremos fazer uma proposta monetária, e o clube detentor do jogador irá aceitar ou não. Caso seja aceite, existem vários parâmetros que são necessários para chegarmos a um consenso, desde ordenado do jogador, comissões para o agente até prestações de pagamento.

Uma das novidades já inseridas antes é a possibilidade de podermos acompanhar as últimas horas da janela de transferências. Tal como acontece na vida real, essas últimas horas são de bastante movimento onde muitas equipas dão um sprint final para conseguir contratar jogadores que pretendem. Nós podemos acompanhar essas últimas horas – ou não – e usá-las para fazermos também as nossas movimentações “em cima do calcanhar”.

Neste versão podemos conversar em tempo real com os agentes para a contratação de jogadores. Não será necessário esperar um dia no jogo para entender a posição do agente, clube ou jogador, visto que irá aparecer logo as intenções dos mesmos caso exista algo que está ou não de acordo com as suas expectativas. Podemos também fechar a possibilidade de negociar aquilo que estamos a oferecer, afirmando ser uma proposta inalterável. Voltando à moral dos nossos jogadores, as transferências também poderão ter um efeito positivo ou negativo, como a saída de um jogador chave do nosso plantel ou a entrada de alguém com um estatuto forte.

http://youtu.be/is6qlF-mLCc

Os media também cumprem o seu papel, e desta vez de uma maneira mais realista. Nas conferências que antecedem e precedem uma partida, são eles que fazem as perguntas e nós iremos responder no tom que desejarmos. Caso recebamos uma pergunta indesejada podemos sair de rompante da conferência, criando assim um estatuto de pessoa casmurra. E também através deste meio que iremos descobrir o que alguns treinadores dizem sobre nós, e aí podemos criar atrito bem como pressão psicológica ao treinador em questão.
Para além de treinadores e do jogos em si, os media poderão tentar saber mais sobre situações que se passam dentro do nosso plantel, como mau ambiente, intrigas entre jogadores e não só. Não se admirem também se informações são divulgadas para o público no que toca a transferências, pois eles são os primeiros a divulgar para o mundo inteiro a nossa intenção.

football-manager-2014-rev-4-pn

A interface do jogo continua na sua essência bastante igual aos jogos anteriores,  como a maneira como os dias decorrem e arrumação do mesmo. Certos menus ou janelas foram simplificadas seja com a adição de pequenos gráficos, animações, cores, ou então com a redução no texto, mas mesmo assim o jogo continua com um mural de letras demasiado elevado. A informação está em todo o lado, e é difícil atingir um equilíbrio, portanto os mais arrumados e menos dispostos a uma confusão visual ficarão descontentes com o que estão a ver.

O motor gráfico deste jogo foi melhorado, mas continua a não ser positivo. Para um jogo de gestão futebolística, ter uma representação visual daquilo que está a acontecer, e no caso do Football Manager 2014, é uma óptima adição, mas mesmo assim, o motor continua cheio de bugs e situações altamente caricatas. A representação visual reproduz aquilo que está a acontecer no algoritmo do jogo, logo existem situações que são altamente estranhas e fora do normal. Tirando erros como fotógrafos aparecerem misteriosamente no campo, bolas furarem o estádio ou essas mesmas bolas teleportarem-se para campo ou mãos do jogador a uma velocidade surreal, o motor gráfico parece ter um estética visual aprimorada.

football-manager-2014-rev-11-pn

Existe também opção de termos mais informação no ecrã enquanto o jogo decorre, como o desempenho dos nossos jogadores, últimos resultados até reacções do nosso adjunto. Na Liga dos Campeões ou Liga Europa – ou competições semelhantes noutras regiões – também irá aparecer em tempo real o que está a acontecer em jogos entre equipas do nosso grupo, o que ajuda na nossa filosofia dentro do jogo. Destaque também para a função para carregar imagens e vídeos em redes sociais como Youtube, Twitter e Facebook.

Se são fãs de variantes diferentes dentro do jogo então podem experimentar o Classic Mode que oferece uma experiência mais diluída e simplificada para reduzir exponencialmente o tempo e preocupações do jogador, ou então colocar os nossos dotes de treinador à prova contra o mundo inteiro no modo Multiplayer. Destaque também para a possibilidade de podermos gravar os nossos saves na Cloud.

Football Manager está de volta e em grande forma. Esta versão 2014 sublinha a força da marca no panorama dos videojogos e reforça o estatuto como actual rei no que toca a gestão futebolística. Fãs da série irão rejubilar com este novo jogo e para os mais expectantes, esta é a vossa melhor chance.

Positivo:

  • Gestão intuitiva da nossa equipapn-recomendado-ana
  • Balanço entre estratégia/táctica e relações humanas
  • Integração com redes sociais
  • Gravar saves na Cloud
  • Mais opções tácticas durante um jogo
  • Melhoria do motor gráfico…

Negativo:

  • …mais continua pobre em detalhe e cheio de bugs
  • Quantidade de texto no ecrã pouco considerável

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

”Tirando erros como fotógrafos aparecerem misteriosamente no campo.”
A isso chama-se invasão de campo x)

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x