Antes de mais, tenho de confessar que não sou um grande expert em Football Manager, aliás, o máximo que fiz foi jogar um bocado de um há 4 ou 5 anos e foi durante uma época.
Apesar de serem brutalmente aclamados e adorados pela crítica e jogadores, esta foi uma série que nunca me chamou muito à atenção, pois não gosto muito da complexidade extrema que o jogo de PC apresenta.
Por isso mesmo, a versão Classic, que está ao nível dos jogos de gestão à moda antiga seria o ideal para mim, certo? Certo?
Pois é isso mesmo que Football Manager 2014 Classic é, uma passagem para a PS Vita do modo Classic do jogo deste ano, com muito menos complicações e confusões, um formato ideal para o novato como eu.
De facto, Football Manager 2014 Classic é bastante simples e directo ao assunto, embora continue a ser algo vasto para alguém que esteja pouco habituado ao género. Podem escolher a vossa equipa, quantas equipas vão integrar na liga, etc.
A gestão da equipa é igual à da versão de PC, sendo que a maior diferença passa por Football Manager 2014 Classic ser inteiramente controlado com o ecrã táctil, uma forma prática de escolher o que queremos, mas não tão eficaz como gostaria. Como o ecrã da PS Vita é pequeno, selecionar alguns menus mais pequenos ou circular por listas não corre de forma tão fluída ou prática como devia, e dei por mim a seleccionar opções ou jogadores por carregar ao lado.
Outra coisa onde Football Manager 2014 Classic falha é em explicar os nossos erros. Numa partida tinha um jogador lesionado que estava no plantel de convocados, o qual precisava de substituir, só depois de algumas tentativas é que percebi que tinha de o retirar até dos convocados no banco e que tinha de meter alguém a preencher o lugar no banco. Faz sentido, mas explicar o porque de me estar a dar erro era uma melhor função.
No que toca às partidas, Football Manager 2014 Classic é a primeira versão portátil a incluir 3D Match Engine que mostra o jogo a decorrer nos momentos mais importantes com um campo e jogadores em 3D. É uma boa forma de poder ver em tempo real a minha equipa a ser humilhada (já disse que sou mau neste tipo de jogos) vezes e vezes sem conta, ao ponto de ter sido despedido do Benfica (a equipa que escolhi treinar).
Algo que não podia faltar também em Football Manager 2014 Classic da PS Vita são os loadings massivos entre a passagem dos dias. A sério? São só números e letras, é assim tão complicado fazer isto mais rápido? Eu até percebo que possa acontecer no PC, mas numa portátil, o jogo precisa de responder mais depressa.
Uma boa introdução é a possibilidade de passar a vossa carreira entre o jogo no PC e a PS Vita. É uma boa forma de continuar a evoluir o jogo, mas também uma forma dispendiosa de o fazer, especialmente por ser necessário comprar as duas versões.
Football Manager 2014 Classic é Football Manager no verdadeiro sentido da palavra, mas não deixa de ser uma versão bem mais limitada do verdadeiro lançamento, o facto de ter apenas o modo Classic e uma zona de desafios é bom apenas para os grandes fanáticos que querem continuar a jogar longe do PC, ou para quem não tem a versão PC e pretende algo mais simples e directo.
Positivo:
- Podem continuar a vossa carreira entre PC e PS Vita
- Modo de desafios interessante
- Usa o 3D Match Engine
Negativo:
- Só inclui o modo Classic
- Ecrã demasiado pequeno para certas funções
- Loadings muito longos
- Review – God of War Ragnarok [PC] - Outubro 7, 2024
- Folklore: Um clássico esquecido pelo tempo - Outubro 6, 2024
- Until Dawn remake já está disponível - Outubro 5, 2024