Análise – Final Fantasy X | X-2 HD Remaster

final-fantasy-x-and-x-2-hd-remaster-ana-top2

Embora a maioria continue a dizer que Final Fantasy VI ou Final Fantasy VII são os melhores da série até hoje, o melhor e o favorito absoluto continua a ser discutível.

Para mim o melhor é Final Fantasy VIII, para alguns membros da comunidade (como o Lfo) é o Final Fantasy XII e por aí a fora. Curiosamente, no meio de todos esses está Final Fantasy X, um que pode não ser o favorito da maioria, mas terá sempre um lugar no coração dos fãs.

final-fantasy-x-x2-hd-6-pn

Não foi portanto de estranhar que o anuncio do HD Remaster de Final Fantasy X fosse aguardado por todos, afinal era a evolução possível numa geração mergulhada em updates para HD. Qual a melhor parte? Final Fantasy X | X-2 HD Remaster não é um simples update HD como a maioria.

Como o nome indica, Final Fantasy X | X-2 HD Remaster inclui os dois jogos da história de Tidus e Yuna, além de dois extras, o mini-filme Eternal Calm que faz a ponte entre Final Fantasy X e X-2 e o Last Mission, um segmento jogável de Final Fantasy X-2 que dá um novo final à segunda aventura.

final-fantasy-x-hd-imagens-11-11-pn-n_00040

Para qualquer jogador que tenha jogado ou não estes jogos, Final Fantasy X | X-2 HD Remaster apresenta um valor altamente recompensador pelo seu preço, estamos a falar de dois RPG com pelo menos mais de 50 horas cada, recheados de conteúdo e extras que podem duplicar ou triplicar esse tempo de jogo.

Tal como em Kingdom Hearts 1.5 HD Remix, a Square-Enix voltou a criar uma actualização HD verdadeiramente luxuosa, que é mais do que uma passagem para HD. Muitos dos modelos, cenários e até elementos como a água foram claramente melhorados e trabalhados para estas versões, o que a espaços até consegue estar ao nível de um jogo mais básico de PS3, sendo extremamente positivo.

final-fantasy-x-x-2-hd-remaster-trailer-lancamento-pn-n_00018

Na sua vasta maioria, as alterações são notórias e até a fluidez parece muito mais constante do que nas versões originais lançadas para a PS2.

Quem jogou os dois jogos, sabe claramente que Final Fantasy X é aqui a estrela da companhia e o melhor jogo da colecção sem sombra de dúvidas. De qualquer forma, e ao estilo do que sucedeu com a HD Collection de Tales of Symphonia Chronicles, um jogo extra é sempre bom, e curiosamente, apreciei muito mais jogar Final Fantasy X-2 depois de todos estes anos, do que na altura, onde para mim dava os Final Fantasy por turnos como algo assegurado que me ia acompanhar para o resto da vida.

final-fantasy-x-x-2-hd-remaster-trailer-lancamento-pn-n_00004

As diferenças entre as versões PS3 e PS Vita são mínimas, tanto em funcionalidades como no que toca ao campo visual. Na PS Vita uma ou outra função dá uso ao ecrã táctil, mas são adições puramente opcionais. Confesso que gastei bem mais tempo a rever estas actualizaões na PS Vita do que na PS3 e estes são jogos soberbos para se levar na portátil.

Sendo jogos já com alguns anos em cima, é natural que a ilusão da conversão HD caia um pouco por terra devido a certas acções e movimentos das personagens, as quais ainda executam movimentos robóticos e rígidos típicos para a altura. Não é nada que seja incomodativo e com todo o trabalho aplicado a esta conversão, até acaba por ser um piscar de olhos aos tempos de antigamente.

final-fantasy-x-hd-imagens-11-11-pn-n_00031

Em relação à música, Final Fantasy X recebeu uma versão remasterizada com algumas mudanças que tornam algumas músicas em algo melhor, mas outras acabam por perder a sua magia. Eu preferia jogar com as músicas originais, mas é preciso reconhecer que as novas versões estão igualmente boas, falhando apenas na luta contra a nostalgia, o que nem vai fazer sentido para alguém que o esteja a jogar pela primeira vez.

Com mais de 200 horas no meu save da versão PS2 de Final Fantasy X e quase 60 em Final Fantasy X-2, é bastante natural que estivesse com boas expectativas para Final Fantasy X | X-2 HD Remaster. O resultado não podia ser melhor, estamos a falar de mais um trabalho de transformação para HD de topo que vai agradar não só aos fãs dos originais, como a todos aqueles que queiram reviver estes clássicos.

Positivo:

  • Remaster no verdadeiro sentido da palavrapn-recomendado-ana
  • Alterações visuais apelativas
  • Inclusão de extras inéditos
  • Igual na PS3 e PS Vita
  • Mais de duas centenas de horas de jogo
  • Um verdadeiro apelo à nostalgia

Negativo:

  • É um pena a PS Vita não ter os dois jogos no cartucho
  • Movimentos forçados do início de vida da PS2
  • Sincronização labial continua a não coincidir com as vozes

placa excelente4

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

Eu mesmo sendo um grande fã do X, achava as notas um pouco altas demais, pois afinal, era um remaster.
Mas apos começar a jogar dà para entender, o jogo so perde mesmo porque saiu no inicio da PS2, senão està um grande rpg numa boa remasterização.

Daniel Silvestre

As músicas é como digo, umas estão melhores outras piores, mas nada bate a nostalgia.

Silver4000

Pois não, bem podiam ter metido uma opção para escolher, ou vender no teatro em Luca.
Embora eu fosse dar uma chance às novas, mas quereria voltar às antigas *.*

Lfo

Oh obrigado pela menção 🙂
Nada de Blitz? 🙁
Já estou em Gagazet, mas ainda falta muito para acabar.

Daniel Silvestre

Eu prometi a mim mesmo que não ia fazer uma análise descritiva mas sim uma análise à passagem para HD, logo no Blitz, mas toda a gente sabe que ele lá está e continua a ser o vídeo : D

Bruno Pereira

Continua sem dar para passar cutscenes à frente! -.-

But,best game ever! 😀

Daniel Silvestre

É verdade. Coisas da década passada : )

vitus

com o silver e o lfo a falar a toda hora sobre o jogo, decidi que vou compra-lo quando estiver mais barato. pode ser que seja o 1º ff que passe xD

Lfo

Não os tens para a PS2? Não os passaste ainda?

vitus

yep tenho e nunca os passei xD tenho muito jogos(ps2 chipada) para passar para a ps2 xD

Lfo

Então não conta.

vitus

por isso mesmo, eu cheguei a passar mas usava codigos do cd por isso e que eu nao conto como passar xD
pk eu nao gosto muito de usar codigos xD

Silver4000

Eu agora so falo se me falarem dele.
Ati pode ter dado a mà vontade de gastar dinheiro. Mas para outros pode chatear.
Mas quando o comprares, se quiseres falar vamos falar x)

vitus

silver por mim podes falar a vontade não te preocupes eu aguento me ate la alem disso tenho o ds2 para passar xD

Silver4000

Nah, falar sempre do mesmo chateia.

vitus

a mim não me chateias nada ate por contrario, como tu e lfo estão a gostar tanto do jogo, que estão a incentivar que as pessoas joguem o jogo que neste caso o ffX/X-2 HD(ou sem HD) XD

Guilhathorn

Eu tenho-os para a PS2 (e ainda por passar) por isso vou deixar passar esta, no meu caso pelo menos ainda há muitos outros títulos que têm que ser adquiridos xD Esta análise acaba por ser um hype builder no meu caso 😛

Daniel Silvestre

Já devias ter tratado disso : )

Guilhathorn

O tempo passa depressa, tenho adiado sempre o acontecimento mas qualquer dia tem que ser xD

Relax1997

Talvez o compre este domingo mas o queria ter comprado :/ BEST GAME EVER <3

Ruben Correia

Para mim este é o mrlhor FF de sempre, já o tenho e têm me trazido tanta nostalgia que até já perdi uma noite de sono a pensar em como crescemos e tanta coisa mudou, tanto que joguei isto com os meus amigos xP óptima análise Daniel continua 🙂 cumprimentos

Squall_jb

Boa análise como de costume ;). O meu FF favorito sem dúvida (mais de 200 horas na ps2, dasss) como tal não podia passar esta oportunidade. Não sei se alguém reparou mas, como a framerate tá mais alta, fugir aos 200 raios agora é lixado à brava…damn, alguma dica pra isso???

Marcupial

Isto para mim era o dark souls da ps2, ate hoje ainda não completei o jogo 🙁
Tenho mesmo que dedicar as ferias todas a ele maratona FF X aqui vou eu!!!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
23
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x