Análise – Donkey Kong (3DS)

donkey-kong-3ds-virtual-console-rev-top-pn

Donkey Kong é a génese daquilo que a Nintendo planeava para conquistar o mundo inteiro nos videojogos. A NES recebeu a criação de Shigeru Miyamoto para ser um dos jogos de lançamento da consola que foi lançada originalmente em 1983 e que deu a conhecer uma versão inicial de Mario em todas as casas do país do sol nascente. O jogo tornou-se num jogo de culto e ainda hoje em dia se realizam torneios. A Nintendo não perde também a oportunidade de trazer o jogo para as suas consolas mais recentes, e aconteceu isso mesmo com a 3DS.

Donkey Kong chegou então ao Virtual Console da 3DS e oferece aqui uma segunda oportunidade de o levarmos para todo o lado. Donkey Kong é um jogo de plataformas onde controlamos Jumpman – conhecido uns anos mais tarde como Mario – para salvar a sua amada Pauline das garras de um símio gigante de nome Donkey Kong. Este salvamento irá levar Jumpman a três cenários diferentes até chegar à sua amada.

donkey-kong-3ds-virtual-console-rev-1-pn

Grande parte dos cenários possuem a mesma estética, onde Jumpman terá que atravessá-los de uma maneira ascendente, desviando-se de todas as armadilhas que Donkey Kong vai atirando como barris em chamas e não só. Jumpman usará a sua habilidade de saltar para desviar-se e continuar o seu caminho. O último cenário irá colocar o jogador a vaguear em várias direcções no cenário, isto porque a personagem terá que retirar vários suportes da estrutura para fazer cair Donkey Kong e salvar a sua princesa.

Donkey Kong é um jogo que acaba muito rápido, mas o ponto fundamental deste jogo centra-se na pontuação e no qual tentaremos fazer o melhor possível. É um jogo que não sofre quase nada nesta versão 3DS, visto que não existem muitos pormenores pequenos ou aspectos mais minuciosos. É sem dúvida uma versão perfeitamente jogável e que poderá ser jogada onde quer que iremos.

donkey-kong-3ds-virtual-console-rev-2-pn

Dada a sua fraca longevidade, é difícil recomendar este jogo a não ser que tenham crescido com ele ou que sejam uns aficionados por jogos retro, sendo esta uma versão espectacular e que poderá levantar boas memórias. Quanto aos restantes, a não ser que a vossa curiosidade seja imensa, não existe muitos argumentos para vos aconselhar.

Donkey Kong na 3DS é uma das melhores versões que já vi deste grande clássico de Shigeru Miyamoto onde apesar de continuar a ser um jogo perfeitamente jogável, é muito difícil de recomendar aos que estão habituados a um tipo de jogo mais complexo e muito mais rico em conteúdo.

Positivo

  • Um clássico de Shigeru  Miyamoto
  • Jogabilidade simples e intuitiva
  • Melhor versão portátil

Negativo

  • Longevidade
  • Tempo não foi o melhor amigo
  • Apresentação demasiado básica

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x