Análise – Doki-Doki Universe

doki-doki-universe-pn-ana_00005

Em tempos, numa análise que já não me recordo com exactidão, disse que a explosão dos jogos Indie são uma mais valia para o mundo dos videojogos. É verdade que existe muito lixo pelo meio, mas também surgem ideias totalmente diferentes que nunca veriam a luz do dia de outra forma.

Doki-Doki Universe é mais um desses jogos, um Indie que surge na PS Vita, PS3 e PS4 como um jogo cross-platform e cross-save. Será que esta experiência vale alguma coisa?

doki-doki-universe-pn-ana_00008

Em Doki-Doki Universe são QT3, um robô que vivia com uma rapariga num planeta e em certo dia, esta abandona-vos partindo num foguetão. Anos depois, um alienígena aborda QT3 que ainda espera pelo regresso, e explica que este precisa de ser actualizado e conhecer melhor os humanos.

Esta é a premissa para um jogo bastante diferente e facilmente digerível. Podem pensar em Doki-Doki Universe como uma mistura entre um jogo de puzzles e adivinhas e Scribblenauts, pois as suas missões são bastante similares.

doki-doki-universe-pn-ana_00010

QT3 vai viajar entre vários planetas e tentar descobrir o que está a acontecer com os seus habitantes, resolvendo os seus problemas com recurso aos muitos presentes e objectos que vamos acumulando. Imaginem que alguém quer voar, basta agarrar nele e atirá-lo ao ar, mas uma personagem triste pode pedir que invoquem um arco-íris.

Nas primeiras horas de jogo, esta mecânica parece divertida, mas não demora muito até perceber que o jogo exige muita tentativa/erro, e na maior parte dos casos, com objectos que ainda nem sequer recolheram, ou seja, em muitas situações, terão de andar a viajar entre planetas para encontrar o que precisam e regressar ao anterior.

doki-doki-universe-pn-ana_00009

Para piorar, a lista de escolha de objectos também não é realmente intuitiva e exige que vasculhem entre centenas de objectos divididos em várias páginas que demoram a encher, algo bastante aborrecido.

Apesar de correr também na PS4, só pudemos experimentar o jogo na PS3 e PS Vita e a consola portátil oferece algumas vantagens (embora sofra de quebras de fluidez). Os comandos tácteis da consola são muito mais intuitivos e práticos do que apenas usando o Dualshock da PS3.

doki-doki-universe-pn-ana_00004

Pelo caminho, Doki-Doki Universe ainda nos leva a responder a perguntas de foro pessoal para ajudar a construir um mapa da nossa personalidade que pode ser usado para nosso conhecimento ou para partilhar com amigos através do nosso planeta online. É um extra divertido que reage de forma pertinente às nossas escolhas.

Como podem ver, Doki-Doki Universe é um jogo com um visual animado que parece ter sido retirado de um desenho animado para crianças. Este desenho e cor confere bastante charme à aventura e apesar de não ser nada de topo, encaixa bem no tema e apresenta uma série de personagens e mundos bastante engraçados.

doki-doki-universe-pn-ana_00007

A música por seu lado não é nada que fique gravado na memória, mas os sons das personagens e em especial, de QT3, são adoráveis (um ou outro lá se repete demais, mas nada de grave).

Doki-Doki Universe é um jogo, mas é um dos jogos mais distantes do género que joguei nos últimos tempos. Tem muito boas ideias, mas é demasiado limitado e centrado em elementos que se tornam repetitivos. Se gostam de experiências alternativas e humanas, então é algo que podem vir a gostar.

Positivo:

  • Desenho engraçado
  • Interação com as personagens
  • Inquéritos de personalidade
  • Cross-Buy

Negativo:

  • Repetitivo
  • Limitado
  • Não é tão prático no comando
  • Sofre de quebras de fluidez

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x