Os jogos são uma forma perfeita de viver histórias e vidas bem diferentes do nosso dia a dia. Em certos casos, ainda bem, especialmente se histórias como as de Danganronpa fossem possíveis.
Para quem não conhece esta série, estamos a falar de um dos jogos de puzzle e investigação mais estranhos a que tivemos acesso nos últimos anos, com uma história nada leve, muitas situações bizarras e uma abordagem bem diferente ao género visual novel.
Como podem ler na nossa análise de Danganronpa Trigger Happy Havoc, este foi um jogo que gostei bastante, por isso tinha boas expectativas para Danganronpa 2 Goodbye Despair, que chegou agora à PS Vita.
O primeiro jogo fechava as personagens principais na escola de Hopes Peak, subjugados a um jogo criado pelo iconico Monokuma onde estes precisavam de matar um dos outros habitantes e não serem descobertos para se poderem safar. Claro que a história tinha várias reviravoltas e muitos morreram mesmo pelo caminho.
Danganronpa 2 Goodbye Despair não é muito diferente, embora convide uma série de novos alunos para uma viagem feita à força para uma ilha paradisíaca. Tudo parece estar a correr minimamente bem, até que Monokuma aparece e toma controlo da situação à sua forma.
Assim sendo, a jogabilidade divide-se em três fases, a exploração das ilhas e os seus locais onde falam com as personagens e sabem mais sobre as suas origens, a procura de provas para solucionar cada homicídio e por fim, a presença em julgamento onde resolvem o mistério encontrando falhas nos argumentos e acusações. Basicamente estamos a falar dos mesmos sistemas do primeiro, mas com algumas pequenas alterações.
Para começar, a exploração dos cenários agora também engloba caminhos em 2D que complementam a visão na primeira pessoa dentro das zonas ou edifícios. Podem usar à mesma o ecrã táctil ou usar os botões da consola, por isso é fácil solucionar e seleccionar o que pretendem directamente dos cenários.
Após ocorrer um homicídio é que a história vos faz saltar para as investigações, onde pesquisam todas as provas disponíveis no local do crime e no corpo da vítima. Elementos essenciais para usar como defesa nos julgamentos. Infelizmente, tal como no primeiro, os julgamentos continuam a ser abalroados por mini-jogos algo forçados que correspondem a argumentos ou o refutar de algumas acusações. Não estraga o impacto destes momentos, mas podia ser bem melhor.
Algo que também faz com que a engrenagem de Danganronpa 2 Goodbye Despair demore a arrancar, é o seu início demasiado lento e algumas personagens que são menos interessantes que as do primeiro jogo. Além do mais, estas demoram a evoluir e algumas delas até nem chegam a dar um grande contributo à história.
Visualmente, Danganronpa 2 Goodbye Despair continua muito igual a si próprio, mas as paisagens, cores e visual deste novo jogo são ainda mais apelativas e variadas do que no primeiro, onde só exploravam o interior da escola. É uma mudança bem-vinda e bem agradável.
Relativamente ao áudio, a banda sonora é bastante boa, trazendo músicas do primeiro jogo e adicionando algumas novas bastante boas. As vozes em japonês estão todas no ponto, enquanto a versão inglesa varia bastante. O resultado é positivo, mas longe de perfeito.
Danganronpa 2 Goodbye Despair é mais do mesmo. Como uma visual novel, será como ler um livro da mesma série, pois como jogo, muito pouco mudou, o que até nem é tão mau quanto isso. Tirando alguns pequenos problemas que apontei no texto, está sequela é essencial para quem gostou do primeiro e gosta do género.
Positivo:
Negativo:
- Nem todas as personagens são significativas
- Alguns dos mini-jogos dos julgamentos
- A primeira parte do jogo demora muito a arrancar
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