Análise – Danganronpa 2 Goodbye Despair

danganronpa-2-goodbye-despair-analise-pn-review

Os jogos são uma forma perfeita de viver histórias e vidas bem diferentes do nosso dia a dia. Em certos casos, ainda bem, especialmente se histórias como as de Danganronpa fossem possíveis.

Para quem não conhece esta série, estamos a falar de um dos jogos de puzzle e investigação mais estranhos a que tivemos acesso nos últimos anos, com uma história nada leve, muitas situações bizarras e uma abordagem bem diferente ao género visual novel.

danganronpa-2-goodbye-despair-confirmado-europa-pn-n_00002

Como podem ler na nossa análise de Danganronpa Trigger Happy Havoc, este foi um jogo que gostei bastante, por isso tinha boas expectativas para Danganronpa 2 Goodbye Despair, que chegou agora à PS Vita.

O primeiro jogo fechava as personagens principais na escola de Hopes Peak, subjugados a um jogo criado pelo iconico Monokuma onde estes precisavam de matar um dos outros habitantes e não serem descobertos para se poderem safar. Claro que a história tinha várias reviravoltas e muitos morreram mesmo pelo caminho.

danganronpa-goddbye-despair-imagens-pn-n_00002

Danganronpa 2 Goodbye Despair não é muito diferente, embora convide uma série de novos alunos para uma viagem feita à força para uma ilha paradisíaca. Tudo parece estar a correr minimamente bem, até que Monokuma aparece e toma controlo da situação à sua forma.

Assim sendo, a jogabilidade divide-se em três fases, a exploração das ilhas e os seus locais onde falam com as personagens e sabem mais sobre as suas origens, a procura de provas para solucionar cada homicídio e por fim, a presença em julgamento onde resolvem o mistério encontrando falhas nos argumentos e acusações. Basicamente estamos a falar dos mesmos sistemas do primeiro, mas com algumas pequenas alterações.

danganronpa-goodbye-despair-imagens-agosto-pn-n_00007

Para começar, a exploração dos cenários agora também engloba caminhos em 2D que complementam a visão na primeira pessoa dentro das zonas ou edifícios. Podem usar à mesma o ecrã táctil ou usar os botões da consola, por isso é fácil solucionar e seleccionar o que pretendem directamente dos cenários.

Após ocorrer um homicídio é que a história vos faz saltar para as investigações, onde pesquisam todas as provas disponíveis no local do crime e no corpo da vítima. Elementos essenciais para usar como defesa nos julgamentos. Infelizmente, tal como no primeiro, os julgamentos continuam a ser abalroados por mini-jogos algo forçados que correspondem a argumentos ou o refutar de algumas acusações. Não estraga o impacto destes momentos, mas podia ser bem melhor.

danganronpa-2-goodbye-despair-trials-pn-n_00003

Algo que também faz com que a engrenagem de Danganronpa 2 Goodbye Despair demore a arrancar, é o seu início demasiado lento e algumas personagens que são menos interessantes que as do primeiro jogo. Além do mais, estas demoram a evoluir e algumas delas até nem chegam a dar um grande contributo à história.

Visualmente, Danganronpa 2 Goodbye Despair continua muito igual a si próprio, mas as paisagens, cores e visual deste novo jogo são ainda mais apelativas e variadas do que no primeiro, onde só exploravam o interior da escola. É uma mudança bem-vinda e bem agradável.

danganronpa-2-goodbye-despair-trials-pn-n_00008

Relativamente ao áudio, a banda sonora é bastante boa, trazendo músicas do primeiro jogo e adicionando algumas novas bastante boas. As vozes em japonês estão todas no ponto, enquanto a versão inglesa varia bastante. O resultado é positivo, mas longe de perfeito.

Danganronpa 2 Goodbye Despair é mais do mesmo. Como uma visual novel, será como ler um livro da mesma série, pois como jogo, muito pouco mudou, o que até nem é tão mau quanto isso. Tirando alguns pequenos problemas que apontei no texto, está sequela é essencial para quem gostou do primeiro e gosta do género.

danganronpa-goodbye-despair-imagens-agosto-pn-n_00003

Positivo:

  • Mistério e históriapn-recomendado-ana
  • Novas personagens
  • Cenário paradisíaco bem-vindo
  • Conteúdo extra além da campanha

Negativo:

  • Nem todas as personagens são significativas
  • Alguns dos mini-jogos dos julgamentos
  • A primeira parte do jogo demora muito a arrancar

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram