A Konami está a ter um excelente sucesso com a série Lords of Shadow da sua muito conhecida marca, Castlevania. Para complementar esta nova etapa, foi lançada uma versão portátil desta nova série e que chegou apenas à Nintendo 3DS. Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate é o jogo, e contou com uma jogabilidade mais ao estilo clássico e misturando um pocuo o muito conhecido género Metroidvania. O jogo teve um bom sucesso na portátil da Nintendo e não demorou muito tempo até que uma versão HD para as consolas caseiras visse a luz do dia.
Eis então Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD, uma versão que chega à Xbox 360 e PS3 por forma a que chegue a um público mais amplo. Para além do update gráfico que foi feito quando comparado com a versão 3DS, a Konami tomou outras decisões dentro do jogo que simplificam ainda mais o jogo. Vamos então descobrir em maior detalhe o que traz esta versão HD.
Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD conta a história de Simon Belmont e a sua vontade em vingar a morte da sua família. Isso irá leva-lo a um castelo onde se encontra Dracula e fará de tudo para se vingar e acabar com o mal que existe no castelo de Dracula. A história será também repartida com Trevor Belmont bem como o muito conhecido da série Alucard.
Ao contrário do primeiro Lords of Shadow, Mirror of Fate puxa por um género denominado pelos fãs de nome Metroidvania. Este baseia-se num jogo de exploração, plataformas e acção com uma visão na horizontal. Grande parte da jogabilidade centra-se na exploração do cenário e o desbloquear de novas zonas e isso é auxiliado com o mapa que aparece no canto superior direto do ecrã. Este mapa que se baseia em quadrados, mostra as várias zonas que já percorremos e possui algumas nuances que mostram sítios com passagens escondidas ou até pouco perceptíveis.
Exploração é o tema chave deste jogo e o mapa será o nosso guia desta nossa demanda. É uma tarefa bastante recompensadora e apelativa termos que explorar o cenário ao máximo para ter a certeza que vasculhamos todos os recantos em busca de uma saída, e por vezes estas não estão nos sítios mais óbvios. Este vasculhar pelos recantos levam-nos a voltar muitas vezes atrás no cenário, até porque existem muitas zonas inacessíveis porque não temos uma arma especial ou até habilidade que nos leva lá.
Quando comparado com o já menciona Symphony of the Night, Mirror of Fate não oferece tanta liberdade naquilo que podemos explorar. Infelizmente estamos cingidos a um cenário mais fechado e linear do que propriamente vasto e que dá a sensação de não ter fim. Isso não é todo mau, até porque a narrativa depende um pouco dessa linearidade e mesmo com esta limitação, podemos ficar bloqueados em algumas zonas.
Mirror of Fate é um jogo de acção onde o nosso chicote é o ponto fundamental. Vamos ter que saltar, rebolar, resolver alguns puzzles e fazer certas acrobacias, mas o chicote vai ser das habilidades mais usadas. Para além de atacarmos os inimigos com ataques simples ou combos que vamos desbloqueando sempre que subimos de nívels, vamos também usá-los para chegar a certas zonas inacessíveis e até auxiliar-nos noutras situações. Também temos à nossa disposição mais habilidades especiais que nos são úteis tanto em combate como na resolução de puzzle.
No que toca ao grafismo, Mirror of Fate é uma port com algumas melhorias. Nota-se claramente no grafismo que o jogo veio de uma consola inferior mas mesmo assim não é um grande impeditivo. As texturas e modelos receberam algumas melhorias bem como as cinemáticas, mas quando a câmera aproxima em certas zonas vemos que nem todos os remendos resultaram. Já a música continua intocada e espectacular, também não era necessário.
Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate HD é uma versão que fica quase lado a lado com a versão 3DS. Infelizmente o grafismo não ajuda muito, mas isso não é um impeditivo na jogabilidade. No jogo em si, esperava mais liberdade e uma cenário bem maior. Não deixa de ser uma boa compra.
Positivo:
- Acção excelente
- Mistura entre o estilo Metroidvania e aspectos clássicos da série
- Enredo interessante
- Sonoplastia e banda sonora
- Vários extras desta versão
- Boa port
Negativo:
- Dificuldade podia ser mais acentuada
- Progressão algo linear
- WWE 2k22 anunciado no WrestleMania 37 - Abril 12, 2021
- Sonic Colors Ultimate foi listado em site Online - Abril 11, 2021
- Returnal descreve banda sonora com entrevista com compositor - Abril 11, 2021
Com isto tudo é esperar que saia uma versão Steam nos meses que se seguem, à lá Resi Revelations.
Eu achei o jogo, em geral, bastante meh.
Mas valeu a pena para ver o Dracula em acção.