Análise – Bravely Default II

Anos depois de Bravely Default ter chegado à Nintendo 3DS e feito bastante sucesso, tivemos direito a um segundo jogo, Bravely Second: End Layer. No entanto, voltando à série na Nintendo Switch, a Square-Enix resolveu contar uma história totalmente inédita, num mundo novo, com personagens novas e uma sequela numeral.

Bravely Default II é um projecto inspirado em clássicos como Final Fantasy, Dragon Quest e Suikoden, onde os combates decorrem por turnos e existem elementos que permitem que as personagens evoluam por classes e profissões.

A história de Bravely Default II conta a história de quatro personagens principais que tentam salvar o mundo, recuperando os quatro cristais responsáveis pelos elementos. Estas personagens são todas inéditas, sendo que este jogo conta uma história fora do mundo do jogo original.

Como é natural, a aventura não será fácil, porque existe uma organização com intenções malignas que irão fazer de tudo para meter as mãos nestes cristais. As personagens principais terão de visitar vários reinos, descobrir os cristais e procurar ajuda de aliados para conseguir derrotar os vilões.

Ao contrário de grande parte dos JRPG de fantasia do género, Bravely Default II tem um teor muito mais divertido e em certas partes e com certas personagens, consegue criar situações hilariantes e oferecer alguns diálogos bastante engraçados. Algumas das personagens chegam a ter referências a outras dentro do género, fazendo uma sátira mais alegre.

Durante a aventura, vão ter de alcançar várias zonas explorando o mapa que funciona num sistema similar a um mundo aberto, onde vão encontrar outras personagens, arcas do tesouro e vários inimigos que estão presentes no mapa. É ao interagir com eles, que o combate se inicia e passam para o combate por turnos.

Sendo que o combate de Bravely Default II funciona no sistema clássico por turnos, cada personagem ataca à vez, consoante o seu ATB (barra de tempo para acção). Podem atacar com ataques básicos, habilidades e magias, tendo em conta o Job (classe) equipada que desbloqueia ainda mais habilidades.

No entanto, o foco do combate está apoiado no sistema Bravely e Default que dão nome à série. Com o Bravely podemos realizar várias habilidades de uma só vez, aproveitando os BP acumulados. É possível acumular BP ou então usar BP em falta, ficando a dever turnos, o que pode ser uma jogada arriscada. Por outro temos o Default que permite à personagem bloquear e ganhar BP para utilizar noutros turnos. Este sistema é de grande importância, pois permite vencer combates com maior facilidade ou resistir a bosses mais poderosos.

Tal como os outros RPG do género, no final de cada combate, as personagens tem direito a evoluir consoante a experiência ganha. Existem dois pontos de evolução, o primeiro sendo ligado à personagem (o que melhora as estatisticas) e o segundo, ao seu Job (classe). À medida que as personagens evoluem, além de ficar mais fortes, acabam por ganhar acesso a novas habilidades e magias.

Bravely Default II usa este sistema de classes que vão ganhando à medida que desbloqueiam novos “Asterisks“. Estas classes podem ir de coisas como White Mage, Black Mage, Monk, Vanguard, etc. Cada classe tem as suas habilidades, vantagens e funcionalidades em combate. É importante ter uma equipa equilibrada, de forma a conseguir estar preparado para qualquer estilo de inimigos. Tendo em conta que existem vantagens e fraquezas em combate, este é um sistema que é essêncial explorar.

Já que falamos em classes, os combates contra os bosses são as situações onde estes fazem toda a diferença. Não só alguns bosses são detentores de Asterisks, como muitos deles são fracos contra determinados ataques, mas extremamente resistentes contra outros. A estratégia neste estilo de encontros tem de ser bem pensada e por vezes, é necessário acumular níveis antes de tentar determinados bosses.

Tendo em conta que estamos a falar de um RPG, Bravely Default II consegue atingir algumas boas dezenas de horas, especialmente se tentarem finalizar todas as missões alterantivas que estão espalhadas pelo mundo e actividades especiais. A campanha ainda é longa e caso queiram ler todas as histórias de cada personagem e diálogos, ainda existe aqui muito para interiorizar. Os Loadings são um pouco longos, especialmente entre zonas do mapa, o que pode pode deixar alguns mais impacientes.

A nível visual, Bravely Default II é um jogo com uma direcção artística bastante vincada, com arte e cenários desenhados com bastante qualidade e utiliza como base para as personagens e mundo uma aproximação a modelos feitos num misto entre plasticina e plástico Durante a aventura, é bastante perceptível que existem vários abrandamentos na fluídez e algumas quebras no decorrer de certos combates. No geral, o trabalho é bastante forte, no entanto, o design das personagens poderá não agradar a todos.

No que toca à banda sonora, temos uma série de músicas com muita qualidade e bem ao estilo do género. Temos temas com uma veia mais tradicional ou até folclórica e ainda várias composições com bastante impacto, especialmente em combate contra os vários bosses. Em relação às vozes, Bravely Default II tem um conjunto bastante bom de vozes com diversos sotaques que acabam por encaixar de forma precisa nas suas personagens. Os actores de voz fazem um óptimo trabalho e conseguem puxar pela nossa atenção.

Se são fãs de JRPG com estilo mais dentro da fórmula antiga, então este é claramente um jogo para vocês. Tendo em conta que a história não precisa que joguem os anteriores, é um bom ponto de entrada para qualquer veterano ou novato. Se procuram mais um jogo do género para a vossa Nintendo Switch, então Bravely Default II é uma boa escolha a ter em conta.

Nota: Este artigo foi escrito em demonstração de uma aula de Escrita e Análise com a participação dos alunos do 1º Ano de Animação e Videojogos da ETIC.

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x