Análise – 51 Worldwide Games

Quem diria que seria a própria Nintendo a meter mãos à obra e lançar para o mundo uma colecctânea com uma catrefada de jogos clássicos de tabuleiro e mesa. Já não é a primeira vez que o fazem, mas esta é sem dúvida a verdadeira compilação.

Caso não saibam, a Nintendo é responsável por fabricar jogos de cartas muito antes de entrar para a indústria dos jogos de vídeo, por isso não é de todo estranho que sejam eles a criar um jogo com jogos clássicos para a Nintendo Switch.

51 Worldwide Games está repleto de jogos que dispensam grandes apresnetações. Existe Xadrez, Damas, 4 Em Linha, Póker, Solitário, entre muitos outros. Depois temos os Jogos de Mesa, que incluem carros de corrida, Baseball, Futebol e a lista continua. Como é óbvio, uns requerem mais reflexos, outros são mais para pensar e nem todos são recriações fantásticas, divertidas ou longas.

Uma coisa que notei é que é um bom jogo continua sempre a ser um bom jogo e os grandes clássicos são um autêntico vício. Abrir um solitário, jogar Majong ou Last Card (UNO) é um vício assegurado de horas a fio para quem tiver esse tempo para dispensar. A maioria destes jogos mais simples e directos funcionam muito bem.

Depois temos o contrário com outros jogos que já necessitam de Joy-Con e movimentos que nunca representam exactamente a experiência real. O meu melhor exemplo é o Darts (Setas) que para quem já jogou bastante como eu, não é exactamente o mesmo sentimento de peso e distância real. Podia dizer o mesmo do Bowling, mas como vai buscar muito daquilo que já estava no Wii Sports, não muda assim tanto.

Os jogos mais “físicos” funcionam sempre melhor quando são jogados com outras pessoas, como é o caso do Air Hockey ou do Toy Boxing, pois temos de pensar ainda no computador, que raramente oferece um desafio justo. Normalmente este é muito fácil ou acima das nossas capacidades e são poucos os casos onde a dificuldade fica exactamente ajustada. Se forem para os modos mais difíceis, esperem grandes deasafios de mestre.

51 Worldwide Games tem bons tutoriais que ajudam a aprender bem como tudo funciona, no entanto os vídeos de demonstração são quase sempre um tiro ao lado. É engraçado ver que existe sempre vontade de fazer algumas piadas, mas raramente é verdadeiramente divertido ou serve o propósito de ensinar. Como o modo campanha usa também estas personagens para criar uma série de desafios por região, também acaba por ficar um pouco aquém.

No que toca à diversão, é também preciso dizer que existe forma de poderem jogar com outros jogadores, cada um com o seu jogo, ou através de partilha de jogo local. Infelizmente existem várias limitações na quantidade de jogadores que cada jogo pode ter mesmo que permitam mais. Eu sei que não se joga Pokér com todos no mesmo ecrã, mas não poder ter 5 ou 6 jogadores à vez no Bowling ou nas Setas não faz muito sentido.

O online funciona bastante bem, mas sofre das mesmas limitações. Há jogos que limitam bastante o número de participantes e como temos de escolher jogos logo a início, se o adversário não gostar ou começar a perder, acaba por abandonar a sala, perdendo a piada toda de conseguir arrancar uma grande vitória.

Carreguem aqui para ver a nossa Livestream de 51 Worldwide Games!

A apresentação de 51 Worldwide Games é bastante limpa e prática, com menus bem organizados, recriação bonita de mesas de jogo e brinquedos, assim como um detalhe bastante bom dentro destes pormenores. A banda sonora é simples e cumpre a sua função, a passo que as vozes vão do funcional ao irritante.

51 Worldwide Games é um jogo com muito conteúdo e é impossível de não gostar dele. Muitos podem alegar que é sempre melhor ter o tabuleiro físico, mas a facilidade de acesso e como é possível levar para todo o lado e partilhar com os amigos, fazem dele uma óptima escolha para viagens e noites em família.

Positivo:

  • Boas recriações de jogos clássicos
  • Muitas propostas viciantes
  • Grande longevidade
  • Ideal para viagens ou passar uns minutos

Negativo:

  • Limitações nos números de jogadores
  • Vídeos de explicação
  • Dificuldades desajustadas

 

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram