Análise – Hyperdimension Neptunia Re;Birth 3 V Generation

hyperdimension-neptunia-victory-mega-galeria-pn-n

Depois de sair para a PSVita, Hyperdimension Neptunia Re;Birth 3 V Generation chega ao PC através da Steam.

A pergunta é: Será que o jogo é igual aos jogos anteriores, ou há alterações que o tornam em algo melhor?

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00002

A história passa-se no mesmo universo da série, onde o mundo é governado por Deusas. Cada uma tem controlo sob uma nação, e cada nação representa uma companhia de consolas (LastationPlaystation, Leanbox – Xbox, e por aí adiante).

Tudo parece pacífico depois da história de Re;birth2, mas como sempre, Neptunia mete-se em sarilhos.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00003

A história é fácil de seguir e tem um certo humor característico dos jogos de Neptunia, o diálogo é igual aos jogos anteriores, havendo sempre alguma conversa (às vezes um pouco prolongada) antes de um Boss, com referências a videojogos e quebras da 4ª parede (afinal de contas, a Neptunia deixaria de ser ela mesma se não as quebrasse, não é? Ai ai esta rapariga, só arranja problemas! Mas gosto dela na mesma.)

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00012

Eu não joguei todos os jogos anteriores, mas tenho conhecimentos acerca da maioria, por isso penso que Re;birth3 vence em termos de história.

Em relação a mecânicas, o sistema de batalha continua praticamente igual, sendo feito por turnos. Podemos mexer as personagens para realizar ataques especiais com mais precisão, algo de que gostei bastante. As barras de SP e EXE drive foram alteradas, havendo agora um equilíbrio maior e evitando o spam de Ataques Especiais, já que o SP é necessário para ambos os ataques (SP e EXE).

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00004

Quanto a explorar as masmorras, há uma mudança bastante positiva a meu ver: os tesouros escondidos já não são invisíveis, não havendo aquele stress de procurar por tudo o que é sitio e premir o botão vezes e vezes sem conta, aliás, faz-me lembrar Mario, já que tem a aparência de um bloco onde podemos saltar para o item sair.

O sistema de níveis é equilibrado, e não subimos de nível demasiado depressa, nem demasiado devagar.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00013

Algo de que gostei muito foi o mini-jogo de masmorra da Stella, já que podemos arranjar imensos materiais através deste e é divertido.

O enredo é interessante, mas às vezes sentia que era demasiado texto, chega a distrair-nos um pouco da acção do jogo em si e parece que nos puxa para algo completamente diferente, o que pode criar uma espécie de dilema já que o jogador pode querer continuar com o jogo mas sente a necessidade de ler a história toda de maneira a não perder nenhum detalhe.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00001

A história é importante sim, mas às vezes é demasiado texto para o jogo. Felizmente, para quem não tem paciência, pode passar o texto à frente ou pô-lo em modo automático nas opções do jogo.

Nas opções para além de poderem mudar a velocidade do texto, podem mudar a resolução deste, a sensibilidade da câmera, podem por em ecrã inteiro se preferirem, mudar a linguagem entre inglês e japonês, key bindings, entre outros.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00016

Algo que me agradou foi poder jogar com comando, já que não gosto muito de jogar com teclado e rato em jogos deste género.

O sistema de Remake/Planos é muito interessante, já que nos deixa “moldar” um pouco o jogo, ou alterá-lo se preferirem. Através deste sistema podem desbloquear imensa coisa, se quiserem masmorras novas ou itens, como armaduras, apenas precisam de desbloquear um Plano e arranjar os materiais.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00007

Este sistema deixa-nos mudar imensa coisa, como a música de fundo, roupa, dificuldade dos monstros, entre outros e não é difícil de “farmar” todos os materiais para tal.

Quanto aos gráficos, são bastante bonitos e coloridos, os modelos das personagens continuam os mesmos, o que na minha opinião não é algo mau, já que gosto bastante deles. Mexem-se de forma fluída e as masmorras e monstros têm algumas alterações no que toca a cores.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00010

Quanto às vozes, todas elas são muito boas e apenas algumas cutscenes têm apenas o texto, havendo vozes para quase tudo. Todas as dungeons têm a sua música de fundo e o mesmo para as lutas contra Boss, embora algumas sejam originais dos jogos anteriores. As vozes podem ser em japonês ou inglês e ambas são de boa qualidade.

A única diferença (e achei bastante engraçado) é que a tradução está cheia de memes, mas infelizmente isso pode fazer com que o jogador não consiga levar a história muito a sério.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00006

O jogo vem com todos os DLCs ,o que para mim é algo muito positivo, já que os DLCs incluem história extra e obtemos Planos com items e equipamento extra, sendo uma ajuda valiosa para quem não jogou os jogos anteriores. Se não quiserem jogar com os DLCs podem sempre clicar turn-off antes de iniciarem o jogo,

Quanto a bugs, o jogo vem com alguns e às vezes o jogo quebra, o que é uma pena. Tenham cuidado com isso se tiverem pouca RAM , não sei se conseguirão jogar o jogo nessas condições.

hyperdimension-neptunia-rebirth-3-v-generation-analise-review-pn-n_00005

No global, Hyperdimension Neptunia: Re;birth 3 V Generation é um bom RPG e se gostam da série, irão certamente gostar deste jogo.

Para mim, o único problema foi mesmo as quebras do jogo e alguns bugs pelo caminho, esperemos que arranjem esse problema no futuro, de resto é um bom RPG e merece uma oportunidade.

 

Positivo:

  • Gráficos excelentes
  • Vozes com alta qualidade em quase todas as cenas (inglês e japonês)
  • Sistema de Remake/Planos
  • Sistema de níveis equilibrado
  • DLCs incluídos no jogo
  • Mini-jogo de Masmorra da Stella está de volta
  • Boas mecânicas
  • Tesouros escondidos já não são invisíveis

Negativo:

  • Quebras e bugs no jogo conseguem ser muito incomodativos, chegando a impedir-nos de jogar
  • Dilema de enredo versus acção (apesar de interessante, o enredo é demasiado grande)

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram