PN Jukebox #62 – Sonic R

PNJ-jukebox-sonic-r-pn

No PN Jukebox, tentamos dar destaque às bandas sonoras de diferentes franquias. Depois há casos como Sonic the Hedgehog que já foi mencionado 6 vezes nesta rubrica, mas por boas razões. Afinal de contas, é quase impossível falar de Sonic sem mencionar as músicas. Com o ouriço azul a fazer 25 anos amanhã, dedicamos mais um PN Jukebox à banda sonora de um jogo do Sonic, desta vez a Sonic R.

Para quem não conhece, Sonic R é um jogo de corridas feito pela Sonic Team e Traveller’s Tale (aqueles que fazem os jogos todos de LEGO). Foi o primeiro jogo da série verdadeiramente em 3D e o único jogo original de Sonic a ser lançado para a Sega Saturn em 1997. O jogo até teve críticas positivas na altura do lançamento, nomeadamente a elogiar os gráficos, mas com o passar do tempo tem sido visto de maneira mais negativa. No entanto, não vamos perder tempo a falar do quão maus os controlos são ou o sentido que faz ter Sonic a correr contra adversários claramente mais lentos, o que importa aqui é a música!

A banda sonora de Sonic R foi composta por Richard Jacques enquanto trabalhava na Sega Europe. A primeira música que ele escreveu foi “Super Sonic Racing” e recorreu à cantora britânica TJ Davis (Teresa Jane Davis) para dar a voz à letra da música. O criador de Sonic, Yuji Naka, gostou tanto do resultado que pediu para ela contribuir para todas as músicas do jogo.

O objectivo de Richard Jacques era escrever músicas que complementassem a jogabilidade, e ao mesmo tempo, que fossem apelativas para pessoas que nunca jogaram Sonic R. De uma certa forma, o plano dele resultou mas a banda sonora deixou muitas pessoas divididas. Há quem não gosta da inclusão de vocais, acha que as músicas são irritantes e que não condizem com Sonic. Outras até dizem que a banda sonora é inspiradora e quem não gosta das vocais tem sempre as versões instrumentais.

No meu caso, quando experimentei Sonic R pela primeira vez através da Sonic Gems Collection na PS2, pensava que as músicas eram ridículas. Mas com o passar do tempo ganhei-lhes o gosto. É impossível ficar indiferente a músicas como “Can You Feel the Sunshine” que dão vontade de correr pelas ruas vestido de Sonic. Algo que nunca fiz, não venham com ideias.

Apesar de Sonic Drift e Sonic Drift 2 terem sido lançados antes, muitas fãs pediram mais jogos de corridas semelhantes a Sonic R. Eventualmente, a Sega regressou ao género com jogos como Sonic Riders e Sonic & Sega All-Stars Racing. Mas nenhum deles teve uma banda sonora tão memorável como Sonic R.

Gostaram das músicas? Ficaram a sentir a luz do sol? Não se esqueçam de comentar e não percam o próximo PN Jukebox onde vamos descobrir se o Super-Homem sangra ou não dos ouvidos com a banda sonora que vou destacar.

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

More Posts

Follow Me:
FacebookYouTube

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

  • Silver4000

    “Para quem não conhece, Sonic R é um jogo de corridas”
    Ohhh, Sonic R de Racing!
    *mindblow*

  • Daniel Silvestre

    Este é daqueles jogos que…enfim, estava longe de ser perfeito.

    Mas a música…as memórias que ficaram marcadas. Tão bom : D

  • Kymari G

    Can u fell the sunshine… Tails Doll 😉

  • ZLGNF

    This is the definition of “guilty pleasure”.