Análise – Pokkén Tournament

Durante muitos anos, ver Pokémon a atacar outros directamente, era algo que só se conseguia imaginar ver no Anime. Os jogos mostravam sempre os ataques e salvo casos raros, não havia contacto físico.

Com o passar dos anos e avanço da tecnologia, os combates estão a ficar cada vez mais próximos do que se podia ver na série. Com Pokkén Tournament, vemos o maior passo nessa direcção.

Para quem ainda não tinha sequer ouvido falar dele, Pokkén Tournament é um jogo de luta criado pela mesma equipa de Tekken, com a ajuda e aprovação da Nintendo e a The Pokémon Company, por isso mesmo, está bem próximo da série de luta e fiel ao que podem esperar de um jogo da série.

pokken-tournament-analise-review-pn_00003

Como grande fã de jogos de luta e Tekken em especial, a início fiquei algo reticente com certas funcionalidades do jogo, no entanto, é com elas que Pokkén Tournament se destaca e consegue ter o seu próprio estilo.

Para começar, Pokkén Tournament está dividido em vários modos de jogo. Existe uma campanha onde vão desafiar outros treinadores, evoluir os vossos Pokémon e tentar ser o melhor treinador de Pokémon de sempre. Depois existem modos locais de combate contra o computador, contra outras pessoas, treino e claro, o modo online.

Ao contrário dos jogos de Pokémon principais, aqui não jogam como o treinador, mas com os Pokémon e os combates deixam de ser por turnos, para passar para um verdadeiro jogo de luta, recheado de combos, estratégia e ataques especiais. Os combates decorrem em duas fases rotativas. Existe a Field Phase, onde os Pokémon se movem por toda a arena e a Duel Phase que é activada após um combo ou ataque mais forte que seja aplicado.

pokken-tournament-analise-review-pn_00004

Se a início a mudança de Phases é estranha, com o passar do tempo esta começa a parecer não só mais natural, como um aumento vasto em termos de profundidade na jogabilidade. Durante a Field Phase é natural ver uma luta de projecteis entre cada Pokémon, até que um consiga levar a melhor e atacar o outro para iniciar a Duel Phase, nesta, o combate já decorre num estilo 2D onde tudo muda para uma luta mais corpo a corpo, que requer defesas mais perfeitas e aproveitar um momento de descuido.

O combate adquire ainda mais profundidade com a presença dos Assists, Pokémon que podem chamar para ajudar em combate, com vários tipos de ajuda, como curar ou atacar os inimigos. Consoante estão a ganhar ou perder vão encher a barra de especial, que podem usar para transformar o Pokémon e até descarregar o especial.

Ou seja, se por ventura pensavam que Pokkén Tournament ia ser um jogo de luta mais simples por envolver Pokémon, então estavam bem enganados, pois até embora a lista de Pokémon não seja extremamente vasta, os escolhidos são bastante diferentes entre si e com profundidade. Se um Machamp, por exemplo, é mais de confronto físico, um Gengar ou Gardevoir são mais de distância e pensados para iludir os adversários.

pokken-tournament-analise-review-pn_00008

Só tenho pena que numa selecção tão pequena, tenham escolhido adicionar dois Pikachu (normal e Libre). Por muito que sejam diferentes, o Libre podia ter dado lugar ao Hawlucha, por exemplo.

No que toca a jogar contra outras pessoas, o modo local deixa um pouco a desejar, pois é necessário que um dos jogadores jogue com o Gamepad, em vez de permitir que ambos possam jogar com comandos normais. Por outro lado, o online é o ideal para jogar Pokkén Tournament no seu estado mais “puro”, mas por vezes sofre de alguns problemas de lag e de tempos de resposta.

Outra coisa que não me deixa inteiramente à vontade com Pokkén Tournament é a introdução de evolução por experiência com os Pokémon. Eu sei que a ideia é poder evoluir cada um e as suas características para desbloquear novas peças de roupa, cenários e afins, mas neste estilo de evolução não faz muito sentido, pois as personagens devem ser equilibradas de origem, e não as poder usar modificadas num torneio é normal, mas pode frustrar algumas pessoas.

pokken-tournament-analise-review-pn_00006

Visualmente, Pokkén Tournament é um jogo bonito, atractivo e rápido, com um bom desenho dos cenários e Pokémon. Conseguimos notar alguns serrilhados nos modelos das personagens e algumas quebras de fluídez ocasionais, mas nada que seja incomodativo.

Incomodativo sim, é a voz da apresentadora, que nem mudando para japonês se safa. A miúda não para de falar e repetir as mesmas coisas vezes e vezes sem conta, como se fosse a primeira vez que estamos a jogar. Felizmente, existe forma de desligar a voz nas opções. Por seu lado, a música é boa, com composições originais remisturadas e novas que encaixam muito bem e dão energia aos combates.

Pokkén Tournament é um jogo de luta bastante completo e competente. Mesmo que não venha a deixar marca no mercado, consegue entreter durante horas a fio e até o consigo ver em torneios de jogos de luta. Por isso mesmo, se são donos de uma Wii U e gostam de jogos de luta, então Pokkén Tournament é seguramente recomendado.

pokken-tournament-analise-review-pn_00005

Opinião extra por: Alexandre Barbosa

Como fã assumido de Pokémon estava bastante curioso para testar Pokkén Tournament. Para mim os jogos principais de Pokémon sempre tiveram o auxilio da minha imaginação mas limitado ao combate por turnos. Lembro-me desde pequeno imaginar que o meu Squirtle podia muito bem utilizar o ataque “pistola de água” para o ar para limpar a areia do “ataque de areia” dos Pidgey… Enfim soluções para as minhas frustrações de ver o ataque a falhar constantemente. Com Pokémon Stadium era possível visualizar em 3D as lutas o que já era bom, mas com a chegada da 6ª geração de Pokémon essa necessidade deixou de existir e pensei mesmo que nunca mais veriamos um jogo de Pokémon para as consolas caseiras, felizmente estava enganado.

Pokkén Tournament é uma evolução natural do conceito de Pokémon Stadium assim como dos pedidos dos fãs: “Queremos um jogo onde podemos controlar os Pokémon em tempo real!”. Eu por outro lado ainda sonho com o MMORPG de Pokémon com uma jogabildiade semelhante a esta e pelo menos o primeiro passo já está. Pokkén Tournament deixa-nos experimentar a emoção de reagir em tempo real aos ataques dos adversários e isso é algo espectacular.

Em Pokkén Tournament os Pokémon que podemos escolher são poucos mas bastante diferentes entre si e apesar de muitos jogadores ficarem tristes por não ver o Pokémon favorito entre os lutadores (Onde anda o Gliscor!? Espero pelo DLC!!!), é quase certo que um dos Pokémon disponíveis acabe por se aproximar do vosso favorito.

pokken-tournament-analise-review-pn_00002

Os combates conseguem ser frenéticos e de certa forma um festival de Spam com certos Pokémon. Existem Pokémon que são melhores em ataques à distância e vice-versa, algo que também notei desde logo é a possibilidade de criar combos massivos aos quais não podemos fugir e que são capazes de nos tirar uma grande parcela da barra de HP. Não tenho nada contra a criação destes combos gigantes mas seria de esperar que existisse um mecanismo de defesa mais aprimorado. A solução passa mesmo por prevenir o inicio dos combos, existem bastantes ferramentas ao nosso dispor para nos desviarmos, no entanto se forem apanhados por um inimigo resta-vos esperar que ele não consiga encadear combos.

Algo que de certa forma também me deixou apreensivo é facto de os tipos de Pokémon não contribuírem em nada para as lutas, um Sceptile a levar com um Fire Blast ou um Hydro Pump é rigorosamente igual. Percebo o porquê de ser assim, afinal estamos a falar de combates 1 vs 1 mas é uma parte integrante da série e deveria existir algum tipo de efeito durante os combates.

Já agora a apresentadora já se calava, até a Navii está com inveja, felizmente podemos desligar estes comentários, caso contrário poderiamos ter aqui um pequeno acidente que poderia ou não envolver um Snorlax a cair em cima dela.

pokken-tournament-analise-review-pn_00007

Existe bastante variedade no que toca à costumização do nosso avatar e apesar de quase todos os items terem que ser comprados esta não será uma tarefa complicada pois sempre que terminamos um combate ganhamos dinheiro para comprar mais items. Ainda dentro da variedade temos também as arenas de combate que acabam por ser um misto, se por um lado temos arenas distintas por outro também temos arenas recicladas com um tema diferente como é o caso de: Old Ferrum Town que se apresenta em várias estações.

O que está presente em Pokkén Tournament está bem implementado e é um jogo extremamente divertido, apesar de alguns aspectos caracteristicos da série não estarem presentes existem muitos outros que foram introduzidos e que o deixam com um bom nível de complexidade. As lutas entre Pokémon nunca mais serão as mesmas, facilmente recomendo este jogo aos fãs de Pokémon e a fãs de jogos de luta, este é sem dúvida um enorme passo no universo de Pokémon.

pokken-tournament-analise-review-pn_00009

Positivo

  • Jogabilidade profunda
  • Boas animações
  • Muito para fazer e desbloquear
  • Combate por fases
  • Visual apelativo

Negativo

  • Não se pode jogar com dois comandos no local
  • A voz da apresentadora é desesperante
  • Porquê dois Pikachu?

pn-muito-bom-2016-3

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • Nirvanes

    Não haver local multiplayer é das coisas mais estúpidas que há num jogo destes…

    • Daniel Silvestre

      Existe multijogador local, não podem é jogar os dois no mesmo ecrã, um tem de olhar para o Gamepad e outro para o ecrã.

      • Nirvanes

        Ah ok!! Menos mal. Mesmo assim é estranho…

  • Guilhathorn

    Mais um jogo que me dá vontade de arranjar uma Wii U…pls stop xD