Análise – Mighty Switch Force! 2 (Wii U)

mighty-switch-force-2-ana-pn_00007

Pouco tempo depois da Wii U ter sido lançada, recebemos para análise Mighty Switch Force Hyperdrive Edition, uma versão melhorada o original lançado na Nintendo 3DS.

O jogo original de Mighty Switch Force colocava-nos no papel de uma polícia que tinha de encontrar um grupo de irmãs dedicadas ao crime que precisávamos de colocar atrás das grades. Isto era feito ao estilo clássico das plataformas em 2D com muitos puzzles à mistura.

mighty-switch-force-2-ana-pn_00006

Alguns meses depois, Mighty Switch Force! 2 está disponível na Wii U (após ter sido lançado na Nintendo 3DS) com o mesmo sistema de jogo, mas com algumas novidades à mistura. Será melhor que o original ou mais do mesmo?

Em vez de assumir o papel de uma polícia, desta a personagem principal troca as forças de segurança pelos soldados da paz, passando a usar uma mangueira para combater incêndios ao estilo de qualquer bom bombeiro. Agora, em vez de prender as várias irmãs, são incumbidos de as salvar de cenários em chamas e de as trazer de volta em segurança.

mighty-switch-force-2-ana-pn_00004

Cada nível é um autêntico puzzle onde a mangueira é utilizada para apagar fogos, empurrar inimigos com a força da água ou desfazer bocados de terra acumulada. A mangeuira é uma ideia interessante e oferece algumas diferenças face à pistola pois esta pode ser aberta com mais ou menos pressão o que afecta uma área maior.

Os puzzles variam entre a utilização da água e o Switch, a habilidade da heroína que permite que enviem blocos para o fundo do cenário ou os tragam para a mesma distância com o objectivo de criar plataformas. Se jogaram o original, este sistema vai soar bastante a dejá-vu, pois não é nada que já não tenham feito antes e muitos destes puzzles parecem cópias dos do primeiro jogo, o que é uma pena.

mighty-switch-force-2-ana-pn_00002

Outro ponto baixo é a longevidade de Mighty Switch Force! 2. O jogo tem poucas missões e quando as mecânicas mais exigentes começam a ser apresentadas o jogo acaba. Podem sempre repetir os cenários para fazer os melhores tempos e “salvar” uns bébés perdidos no cenário (salvar entre aspas pois eles são pontapeados em direcção à segurança). São elementos que aumentam a longevidade, mas não como seria desejado.

O visual é apelativo e usa um desenho mais pixelizado, algo que não acontecia com Mighty Switch Force Hyperdrive Edition. Não consegui perceber se era intencional, mas até dá um certo gostinho retro que me agradou. As músicas são bastante divertidas e empolgantes, embora as vozes sejam mais gritos estridentes do que outra coisa.

mighty-switch-force-2-ana-pn_00003

Mighty Switch Force! 2 consegue ser um jogo muito melhor para quem não experimentou o primeiro e se depara com todas estas mecânicas. Os fãs do original ou de jogos de puzzles vão ficar satisfeitos com uma sequela, mas vão sentir que estão a jogar muito do mesmo jogo.

Positivo:

  • As utilizações da água são divertidas
  • Vários puzzles bem construídos
  • Espiríto alegre e descontraído

Negativo:

  • Muito semelhante ao primeiro
  • Vários puzzles que tem o mesmo sabor
  • Poucas missões

pn-bom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...