Xbox One – Microsoft retira restrições DRM


A Microsoft voltou atrás nas restrições altamente controversas que tinha imposto na Xbox One.

Don Mattrick da Microsoft afirmou num comunicado oficial que a companhia irá retirar grande parte das restrições controversas que haviam anunciado para a Xbox One.

O que levou a Microsoft voltar atrás nas suas políticas baseou-se numa enorme onda negativa que se abateu sobre a consola e o anúncio que as suas concorrentes – PS4 e Wii U – não terão algo semelhante.

Começando pela conexão à internet, após uma configuração inicial – possivelmente após a compra – nunca mais será necessário internet para podermos jogar livremente na consola.

Quanto aos jogos usados e empréstimos, a Microsoft afirma que poderemos trocar, vender, comprar usado e emprestar jogos à nossa vontade tal como era na Xbox 360.

Para além de poderem comprar o jogo no retalho, a versão digital estará no mesmo dia disponível no Xbox Live se quisermos comprar lá. Ao comprar o jogo digitalmente, é possível jogá-lo offline tal como na Xbox 360.

Também foi anunciado que a consola não terá region locking, ou seja, restrições regionais.

“Apreciamos o vosso fervor, apoio e ambição para desafiar as pretensões do licenciamento digital e conectividade. Enquanto achamos que a maioria das pessoas irá jogar online e usufruir da cloud para jogos e entretenimento, iremos dar a escolha entre conteúdo digital e física. Nós ouvimos claramente o vosso apelo pelo melhor de dois mundos.” afirmou Don Mattrick.

Quando perguntado à Microsoft Portugal sobre um possível lançamento da Xbox One, foi-nos respondido que os 21 países iniciais mantêm-se inalterados para o lançamento mundial da consola. Mesmo assim, um jogador que viva em Portugal poderá agora importar a consola de outro país se assim o achar.

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thekiller99

XBOX ONE fans, if you really exist, you can thank Sony for this xd

Squall_jb

well said sir

mart88

Eu quero ver é o que vêm em vez disso, mas é uma boa noticia principalmente o anuncio do region free

LuisLimox

Não acabei a notícia mas sim, region free está na calha.

Majinalex

Deverá vir o mesmo que a PS4…a concorrência é algo feroz, e a luta pela quota de mercado o objetivo

Vasco Neves

Lemos, podes colocar o link do comunicado na notícia?
Acho que já não era sem tempo isto acontecer, mas a Microsoft ficará mal vista mesmo com esta notícia.

LuisLimox
Darks

Nem eles acreditam no seu próprio produto. Ainda bem que o fazem, mas a mancha ficará.

ScoutzKnight

Eu acho que por agora tirou, depois de terem comprado a consola lá as mete outra vez… estratégia suja da MS sempre foi tentar controlar e dominar o utilizador…

Nirvanes

Não existe malicia… existe querer dinheiro. A Sony também o quer. Também tentou destruir a Xbox, e o NODRM policy foi mesmo para isso não é porque goste muito de ti lol

ScoutzKnight

Sim tens razão que todos querem dinheiro é o objectivo de qualquer empresa… Agora existem muitas maneiras de fazer dinheiro… Em relação ao DRM podemos olhar para a história e chegamos a conclusão que a Microsoft nos primórdios da internet queria fechar a internet onde a própria Microsoft teria o controlo total dos utilizadores, com base nesse facto é muitos outros, a Microsoft sempre tentou ter o controlo dos utilizadores à força, usando formas forçadas e ameaçadoras de controlo, e o resultado qual é? Nunca o conseguiu. Já o google tem o controlo de todos os seus utilizadores sem forçar nada, sem obrigar a nada, e principalmente sem tirar a liberdade a ninguém . Final da história existem muitas formas de fazer as coisas . E a Microsoft em toda a sua história sempre tentou controlar os utilizadores da pior forma possível… E este DRM foi mais uma prova de que ainda não aprendeu a lição… Acho que é já um problema cultural Microsoft que nunca vais mudar…

Nirvanes

Queria? Mas em que te baseias para o dizer…? Eu não duvido mas nunca ouvi dizer isso sinceramente, não que não seja verdade.
Mas eu nunca senti que a Xbox tenha feito isso antes desta One, do que é que falas em especifico?

ScoutzKnight

É histórico, para quem conhcece e segue a industria desde os seus anos 80 sabe todas estas coisas… A MS tentou dominar a internet, queria que a internet fosse um sitio fechado e controlado por ela. Criou o monopólio dos sistemas operativos através de muitas estratégias de marketing, assim como compra e falência da concorrência… Pode parecer que sou anti-ms mas não o sou, todas as empresas tentam sobressair a que custo for, chama-se a isso concorrência. Mas mesmo as empresas do pós Tech Boom, ou se preferires dot.com buble, como a Lycos, Geocities etc etc.. tentaram ter o domínio dos utilizadores… basta olhares um pouco à volta e pesquisares sobre o assunto (atenção que a Internet não tem tudo)… Em relação à historia não me vou estender muito, mas se procurares de onde a MS usou o sistema de janelas, ou mesmo a apple, ou mesmo a concorrência contra a commodore amiga… old school stories… mas interessantes! 🙂

Nirvanes

Opá eu não me pronuncio, não sei nada sobre o assunto, mas tu pareces saber! Vou dar o teu discurso como certo, até porque consigo acreditar nisso. Eu também não odeio a MS, prefiro o OSX ao Windows todos os dias, um dia que possa é Mac certinho, mas não os odeio de todo.

ScoutzKnight

Podes ler sobre os Halloween Documents que tem lá muita histórica sobre a MS e os seus planos… Abraços! 😉

Master DC

aqui fica o link, já o tinha colocado noutro tópico sobre a ONE : http://news.xbox.com/2013/06/update

PSFORCE

Patético!! Enfim, estão de parabéns por ouvirem os consumidores ou por verem os números de pessoas a cancelarem a pre-order da xbox , eu vou para a PS4 de qualquer maneira, se é que me chamo psforce (o nickname não foi escolhido por essa razão lol)

phransisku

Isto não mancha a reputação da Microsoft. Muito pelo contrário, mostra
que eles sabem ouvir os consumidores e dar a mão à palmatória. Embora
não pense adquirir uma Xbox One, estou contente com esta notícia.

Drakath

Não sei se foi bem assim…
Provavelmente viram os números a cair e decidiram mudar as políticas xD

Majinalex

Tens razão, Ha o rumor que foram eles que “obrigaram” a Amazon a cancelar a Poll sobre a melhor consola, quando faltavam alguns dias para terminar. A PS4 tinha mais de 30000 votos que a xbox One

Marco Correia

ouvir os consumidores ? lol. isto chama-se stocks going down

phransisku

Pode ser que vocês tenham razão. Mas por outro lado os números, as acções, as pré-reservas ou qualquer outro indíce que tenham visto a cair não são propriamente vendas. Eles souberam agir de acordo com as intenções mesmo antes de se verificarem as acções dos consumidores (que seria por exemplo comprar uma PS4 em vez de uma Xbox One).

Eles tiveram a humildade para agir já e é isso que eu aplaudo. Sei que há nesta indústria quem fosse capaz de levar a sua à vante se estivesse no lugar deles. Empresas capazes de insistirem no erro mesmo quando já estão a sofrer as consequências.

De resto, sei perfeitamente que a Microsoft voltou atrás não só por causa do feedback negativo dos fãs mas também pela posição que a Sony tomou com a PS4 (há que agradecer também à Sony, como aqui já foi dito).

Felipe Nunes

Essa mudança não teve nada a ver com ouvir os fãs o negócio é que, após o lançamento do xbox one ele realmente estourou as vendas do best buy, só que levou 1 dia inteiro, o ps4 levou menos de 40 min pra estourar a venda do Amazon!, em estatísticas para cada 1 xbox vendido, a sony vendia 10 ps4, ou seja, eles ouviram seus bolsos e não os fãs ;), na verdade nenhuma empresa pensa nos fãs a diferença é que a Sony notou q isso ia dar m*rda desde o começo.

phransisku

Concordo contigo quando dizes que no fundo nenhuma empresa ouve os fãs mas sim os seus bolsos. É verdade, daí serem empresas e não organizações sem fins lucrativos.

Mas há que notar na diferença de comportamento, atitude e mentalidade que existe em cada uma. Há empresas que acham que chegam ao maior lucro possível passando por cima dos interesses dos consumidores, outras que preferem ludibriá-los, outras que optam por incutir fanatismo para criar uma espécie de religião…enfim, há de tudo. Até há aquelas que optam por deixar o poder e a informação do lado dos consumidores na esperança de merecer o seu respeito e afirmarem-se como a melhor escolha do mercado.

Ou seja, apesar de todas quererem o mesmo (maximizar o lucro), não devemos ignorar a forma como cada uma o procura fazer. Por isso, e isto é apenas a minha opinião, considero a Sony uma empresa amiga dos fãs, a Microsoft mais ou menos (e este recuo no DRM é para todos os efeitos uma prova de amizade) e a Nintendo muito pouco amiga.

_GM_

Isto é incrível! Os fãs protestaram a ponto da MS mudar as políticas da consola. Espero receber mais detalhes e espero muito que não venham a aplicar as políticas mais tarde. Apesar de ainda haver uma nódoa negra na Xbox One, ao menos viram a merda que iam fazer e resolveram mudar de políticas. A voz dos gamers foi ouvida. Agora sim posso dizer que temos competição.

Nirvanes

Os fãs? A Sony é que arrumou com eles… eles querem lá saber dos fãs. Nenhuma empresa liga muito aos fãs, eles ligam é à melhor forma de fazer dinheiro, e neste momento era fazer isto ou perder dinheiro até mais não. As nossas vozes só foram ouvidas porque ameaçamos dar o dinheiro à outra companhia.

_GM_

Não sei bem se foi a Sony.. sim a Sony deu uma grande chapada na MS nesta E3 e é um momento para recordar na história da E3 e na história dos videojogos. Mas acho que acabou por ser os fãs da Xbox que influenciaram a mudança das politicas. No entanto acho que a MS não ouviu os fãs directamente. Porque houve muitas formas dos fãs criticarem as políticas da Xbox One através de tweets, facebook, youtube, etc.. mas acho que a forma mais eficaz de terem criticado a Xbox One, e que na minha opinião foi este tipo de crítica que a MS se importou, foi através do baixíssimo número de reservas. Isso é que fez com que eles alterassem as políticas da Xbox One. Apesar de ser boas notícias, a Xbox One continua com aquela marca negra que dificilmente a MS a consegue retirar da consola. E nada me garante que 2 ou 3 anos depois a MS venha a aplicar essas políticas de novo ou arranje novas formas de retirar dinheiro dos seus consumidores como mais publicidade na consola ou mais DLC, ou micro-transacções ou outras tretas que inventem nesta geração.

http://www.youtube.com/watch?v=ZjgPGHI3vRU

Nirvanes

Eu tinha um mega comentário para ti, mas carreguei no link do youtube antes e perdi o comentário todo xD
Vou resumir no seguinte: ouvir os fãs tinha sido depois da revelação da consola e na E3 terem revelado o que estão a fazer agora. Mas não, foram para a E3 confiantes que aquilo ainda era a melhor forma, e depois o cabr*o do Don Mattrick ainda veio dizer que ‘se queríamos uma consola online Xbox, essa consola chamava-se Xbox 360’ e o Joe disse ao Major Nelson que ‘esta politica é muito fácil de resolver, vocês podem simplesmente tirar o DRM’ ao que ele respondeu ‘Fácil? Mas tu és técnico? Não me parece que seja assim tão fácil como estás a falar’… pelos vistos… isto não é fan service em lado nenhum tinha sido até à E3, agora é só e apenas porque foram destroçados e mais nada.
(ninguém nos garante nada é certo, ninguém nos garante sequer o fim dos online passes por isso…!)

Kanudo

Hm… é ver como as coisas correm agora. Seja como for, acho que hoje os jogadores ganharam o dia!

Majinalex

Demoraram a perceber que um produto que o consumidor não quer, não vende. Quero ver o que aquele programadorzeco da saga Gears tem a dizer agora sobre truques na manga.
O proximo passo: Descida de preço(não faltará muito)
Todos sabem que sofro de Sonysmo Crónico mas estou muito satisfeito com esta noticia. Agora sabemos que a Sony não irá relaxar nos seus louros
Playstation Forever

Tjricardo

Too little, too late. E ainda para mais a Microsoft não vai suportar certos países inclusive Portugal. Os portugueses que forem comprar a Xbox One, só vão estar a fazer figuras de parvos. Apoiem a Sony ou a Nintendo que esses ao menos não distribuem para países exclusivos…

mart88

Mas achavas que ia meter Portugal no lançamento? Cá o mercado é completamente dominado pela Sony, sendo que eles vão avançar para os mercados onde tem grandes cotas (USA, UK a cabeça) e mais tarde vão inserir nos outros mercados. Como agora é region free também não há problema.
Se pensares que o Xboxlive só chegou cá muito depois de outros paises, e quem tinha a xbox original tinha de registar com uma morada estrangeira para jogar.

Nirvanes

E tu apoias que isso seja assim sempre? Achas que a culpa é nossa por comprarmos mais PS? xD lol a culpa é deles e de mais ninguém.

mart88

As pessoas compram o que gostam e eles nunca apostarem num mercado como fez a sony, isto é um erro deles. A sony investiu muito em Portugal nas gerações da PS1 e PS2 de maneira a conquistar o mercado com jogos localizados (toda a gente lembra-se do Buzz e Singstar) e criou uma imagem que as pessoas vão a loja e chama de playstation qualquer consola.
Se eles acham que não tem capacidade para lançar em todos os mercados e contando que o cloud está disponivel de inicio é normal ires introduzindo aos poucos nos vários mercados.
Além que eu duvido que mude muito o caso de portugal se eles lançassem cá no dia 1.

Nirvanes

Eu concordo inteiramente contigo, mas isso não faz com que eles tenham menos culpa. A Xbox nunca apostou muito em Portugal, falo por mim que tive a primeira durante toda uma geração. A culpa é deles.

Nirvanes

Agora só peço que os consumidores não tenham memória curta, o que esteve para acontecer não deve ser esquecido.

Cito um comentário da internet:
‘Microsoft have lost too many people as this decision was far too late. Instead of listening to the fans and making the changes for E3, which could have won the show for them, they decided to not listen to the fans, let sony take them down at E3, lose soo many pre-orders to the PS4 and now only react as they wont have the sales.’

Isto são empresas o amor é pouco ou nenhum, escolhe-se a melhor forma para vender e dar lucro. Tal como a Sony tentou destruir a Xbox do mapa para ter a geração no papo mesmo com a Wii U como concorrente. Sem a Xbox seria tudo pior, desejo-os presente para que as três em conjunto façam grandes jogos para nós, numa luta justa e renhida que é o que merecemos.
Mas que nunca mais nos esqueçamos que isto esteve para a acontecer.

Kaiser

LOL que desespero!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
37
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x