Vampire Survivors é um dos jogos mais satisfatórios deste ano

Dia após dia acabo por ficar cada vez mais rendido a Vampire Survivors, um jogo que mais um vez vem provar que quando a jogabilidade é refinada e viciante, o puro divertimento vem ao de cima. Este é um jogo que não tem medo de mostrar as suas referências e inspirações, sendo que em certas situações quase que pisa um pouco a linha. Existem claramente referências engraçadas a outros meios como o power-up Spinach que aumenta a nossa força e é uma clara referência a Popeye. Algo que certamente joga a seu favor é o seu enfoque em elementos humorísticos que não poupam em fazer brincar com vários meios ou personagens.

Falando ainda das referências, claramente vemos que este é um jogo fortemente inspirado em Castlevania, não só em toda a sua estética como também armas, personagens e até cenários. Podemos dizer que vemos um enfoque mais da era Dracula X e Symphony of the Night de Castlevania com um grafismo típico dessa altura, não havendo um grande esforço em trazer uma exuberância visual mas com alguns efeitos visuais bastante eficientes nos momentos mais intensos.

Mas passemos para o que interessa realmente: Vampire Survivors é um dos jogos mais satisfatórios deste ano e a premissa é muito simples, manter o protagonista vivo durante o máximo de tempo que conseguimos enquanto uma panóplia de projéteis e magias são activadas automaticamente pela personagem. Morrer faz parte e para isso iremos começar várias vezes do início numa nova run com mais determinação do que a anterior.

Começamos gradualmente com ataques fracos, velocidade baixa e até resistência básica, mas com o passar do tempo e ao subirmos de níveis através de XP, vamos desbloqueando novas habilidades, mais projécteis e todo o tipo de power-ups que irão encher o ecrã com efeitos e matar os inimigos mais depressa.

A nossa movimentação é importante, porque iremos estar constantemente a fugir dos monstros que nos perseguem e assim que começamos a ficar um pouco mais confiantes, passamos a enfrentar alguns deles directamente por mais um pouco de XP ou para simplesmente fugir de uma situação mas tensa. O jogo vai-se alterando gradualmente e os monstros mais fracos começam a dar lugar a criaturas mais fortes e grotescas, sem falar que os números aumentam exponencialmente

A partir daqui cabe ao jogador escolher o tipo de power-ups que mais lhe agrada e adapta-se ao seu estilo de jogo para continuar a sobreviver à horda de inimigos que não pára de aumentar com o passar dos níveis. Com o passar do tempo passamos a criar o nosso estilo de jogo que não só abrange a movimentação que temos dentro dos cenários como também a escolha mais determinada dos power-ups que vamos poder escolher.

Vampire Survivors de momento é um jogo que não se esforça demasiado, mas faz praticamente tudo bem para manter e cativar o jogador. Graças à jogabilidade cirurgicamente bem produzida temos em mãos um jogoste altamente viciante que consegue cativar o jogador a fazer runs atrás de runs. Ficaremos à espera pelos novos updates e novidades.

Vampire Survivors está disponível no Steam por 2,39€ em formato Early Access mas também pode ser jogado gratuitamente no site oficial do jogo aqui, sendo compatível para smartphones também.

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram